Performance e motores – mais potência através do novo coletor de admissão
O coração de cada carro esportivo da Porsche sempre foi o motor boxer. No 718 GTS, um motor boxer turbo de quatro cilindros e 2,5 litros com 269 kW (365 cv) trabalha atrás dos passageiros como motor central. O torque máximo de 430 Nm em conjunto com PDK se dá entre 1.900 e 5.000 rpm. Com isso, ele é disponibilizado muito mais cedo do que no modelo GTS anterior com motor boxer de seis cilindros. Em combinação com o câmbio manual de seis marchas, o torque máximo de 420 Nm se dá entre 1.900 e 5.500 rpm. O motor turbo gera 11 kW (15 cv) a mais do que nos modelos 718 S e até 26 kW (35 cv) a mais do que no modelo GTS anterior com motor aspirado.
O aumento da potência é possível através de um novo coletor de admissão com maior volume, bem como de um turbocompressor otimizado com geometria variável das turbinas (VTG) e pressão de admissão mais alta. Ao invés da pressão de admissão máxima de 1,1 bar, como no 718 S, o monoturbocompressor otimizado com VTG e um compressor maior pressiona até 1,3 bar de ar nas câmaras de combustão. Com isso, o alto patamar de torque começa já a baixos 1.900 rpm, permanecendo constante no valor máximo até 5.000 ou 5.500 rpm.
O resultado são valores de tração melhores e uma aceleração mais rápida. Em comparação com os modelos 718 S atuais, as duas variantes do 718 GTS com pacote Sport Chrono de série e sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) opcional completaram o sprint de zero a 100 km/h 0,1 segundo mais rápido. Com isso, eles atingem os 100 km/h em 4,1 segundos. Em combinação com o câmbio manual de seis marchas, passam-se apenas 4,6 segundos até completar o sprint padrão. A velocidade máxima de ambos os modelos GTS é de 290 km/h.
No entanto, os modelos GTS não são velozes somente nas retas. Como carros esportivos de motor central, eles unem qualidades de aceleração e de sprint de alto nível com excelente dinâmica transversal. Equipado com pneus de série, o 911 Carrera GTS completou as 73 curvas e os 20,83 quilômetros de percurso do circuito de Nürburgring Nordschleife em 7:40 minutos. Em comparação com os seus antecessores, ambos os modelos 718 GTS são 16 segundos mais velozes do que o Boxster GTS, 13 segundos mais velozes do que o Cayman GTS e dois segundos mais velozes do que o 718 Cayman S atual (7:42 min).
Através do sistema de escape esportivo de série com as saídas de escape esportivas pretas centralizadas, o motor boxer ganha um som vibrante inigualável. Com a interação especialmente ajustada entre o motor e o controle das válvulas de escape e a função de embreagem dupla automática, os modelos GTS têm um som emocionante e esportivo. O som marcante reforça ainda mais o caráter do carro esportivo.
Um câmbio manual de seis marchas de série é responsável pela transmissão no eixo traseiro; opcionalmente, é disponibilizado o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK). O PDK une o alto grau de eficiência mecânica de um câmbio manual com o conforto das passagens de marcha e o conforto de direção de uma transmissão automática. As trocas de marcha rápidas sem interrupção da tração, aliadas a uma leve sobreelevação do torque nos programas Sport, melhoram as taxas de aceleração e possibilitam tempos de voltas ainda mais rápidos. Ao mesmo tempo, a amplitude e a estratégia de troca de marchas ideais do PDK melhoram a eficiência.
De série, Sport com o aperto de um botão: Integrado no pacote Sport Chrono, o comutador de modo no volante esportivo de apenas 360 milímetros de diâmetro permite selecionar quatro programas de direção diferentes: Normal, Sport, Sport Plus e Individual. Com o modo Sport ativado, o motor responde de forma ainda mais direta. Neste programa de direção, o PDK é configurado para tempos de câmbio mais curtos e pontos de câmbio ideais para máxima aceleração. A transmissão reduz a marcha mais cedo e desativa as marchas por mais tempo. Ao reduzir a marcha, a dupla embreagem é acionada automaticamente. No modo Sport Plus essas características são ainda mais acentuadas para obter o máximo em performance. Neste modo, a função Launch Control também possibilita uma partida de corrida. Além disso, nos veículos com PDK é possível ativar a função “Sport Response” através do comutador. O motor e a transmissão preparam-se então para o desenvolvimento de potência mais rápido possível, o turbocompressor acumula pressão mais rapidamente. Isso garante uma capacidade máxima de resposta durante aproximadamente 20 segundos.