O 911 para as ruas em traje de corrida

Aerodinâmica e construção leve

O 911 GT2 RS expressa a sua dedicação automobilística incondicionalmente. O downforce é mais importante do que a resistência do ar, a velocidade nas curvas conta mais do que a velocidade máxima. O coupé largo ajusta-se harmonicamente à pista. O lábio largo do spoiler dianteiro deixa aberto apenas o espaço necessário de afastamento do solo, dando assim a maior contribuição para o downforce no eixo dianteiro. As entradas de ar imponentes na parte dianteira com design aerodinâmico e atrás das portas permitem perceber a grande necessidade de ar para arrefecimento do motor, dos freios e dos resfriadores do ar de admissão quando a potência total do veículo é utilizada. A abertura adicional de saída de ar à frente da tampa dianteira – típica dos 911 da classe GT – auxilia o fluxo do resfriador central, ao mesmo tempo em que aumenta o downforce aerodinâmico no eixo dianteiro.

Duas entradas no capô melhoram a ventilação do sistema de frenagem, sem prejudicar o coeficiente aerodinâmico cw. Desenvolvidas pelo precursor da agência espacial NASA, esta é a primeira vez que essas aberturas denominadas NACAs são utilizadas neste local para o arrefecimento dos freios em um Porsche fabricado de série. A tecnologia do automobilismo também é empregada nas ventilações das cavas das rodas dos para-lamas dianteiros. Ali, lâminas de carbono asseguram uma ventilação eficiente das cavas das rodas dianteiras. Isso reduz a sobrepressão que é gerada através das rodas em rotação e, consequentemente, a força ascendente.

Os estribos laterais notavelmente largos também contribuem para o visual impressionante do 911 GT2 RS e a sua aerodinâmica sofisticada: a maior superfície da parte inferior gera um downforce mais elevado. O downforce aumenta à medida em que a velocidade aumenta. A maior parte da carga aerodinâmica da roda gerada no eixo traseiro é proveniente do aerofólio traseiro fixo em carbono aparente. Os suportes do aerofólio são fabricados em alumínio forjado, as novas placas laterais são mantidas na cor do exterior. A 340 km/h, um total de 340 quilos de downforce aerodinâmico atua sobre o coupé. Na configuração de corrida, o downforce aumenta para até 450 quilos. Duas entradas Ram Air sobre a tampa traseira – os coletores de pressão dinâmica – abastecem o motor com ar de combustão. Quatro barbatanas na traseira transformam o revestimento inferior do motor em um difusor e melhoram o fluxo do ar.

Construção leve: o material certo no lugar certo

O segundo tema dominante visível do 911 GT2 RS chama-se construção leve. Com o torso do 911 Turbo fabricado em uma estrutura mista de alumínio e aço, o veículo de dois lugares conta com uma base que é ao mesmo tempo idealmente leve e rígida. Assim como diversos componentes do interior, a tampa dianteira, o para-lama dianteiro, a ventilação das cavas das rodas, a concha superior dos retrovisores externos Sport Design, as aberturas de ar das laterais traseiras e elementos da parte traseira também são fabricados em plástico reforçado com fibra de carbono. O capô também é composto por carbono, enquanto o teto é fabricado em magnésio. Um sulco largo atravessa ambos os componentes da carroceria no sentido longitudinal. Este contorno não é apenas um elemento visual de diferenciação dos componentes em construção leve, mas também aumenta a rigidez do material.

Por ser um material de alta tecnologia particularmente leve e, apesar disso, extremamente estável, a Porsche emprega poliuretano em construção leve com esferas de vidro ocas e elementos em fibra de carbono nos revestimentos da dianteira e da traseira do carro esportivo GT. O vidro traseiro e os vidros laterais traseiros são compostos por vidro em construção leve, uma inovação na Porsche. O material é tão leve quanto policarbonato, além de ser mais resistente a riscos e quebras. No interior, o novo 911 GT2 RS conta com painéis das portas leves com alças de abertura das portas. Caso deseje, o motorista também pode abrir mão do sistema de som, do ar-condicionado ou do pacote Clubsport, melhorando assim ainda mais o peso por unidade de potência.

Pacote Clubsport de série

No novo 911 GT2 RS, o pacote Clubsport está incluído no escopo de fornecimento dos equipamentos de série. Ele é composto por uma gaiola anticapotamento aparafusada na carroceria atrás dos bancos dianteiros, um cinto de segurança de seis pontos vermelho incluído do lado do motorista, um extintor de incêndio com suporte e uma pré-instalação para o interruptor geral da bateria. Este pode ser adquirido separadamente através do departamento de automobilismo da Porsche, da mesma forma que o arco dianteiro da gaiola para eventos automobilísticos.

O domínio total da construção leve: pacote Weissach para o aumento da performance

Desde o 918 Spyder, o pacote Weissach é sinônimo de aumento de potência através da construção leve. Com o pacote Weissach desenvolvido para o 911 GT2 RS, o veículo pesa quase 30 quilos a menos. O teto e os estabilizadores nos eixos dianteiro e traseiro são fabricados em carbono. Até mesmo detalhes como o painel do volante e os paddles de mudança são produzidos com este material. Apenas com as rodas de magnésio, pintadas na cor ouro branco acetinado, o novo 911 GT2 RS com pacote Weissach perde mais de onze quilos de peso. Os estabilizadores e as hastes de acoplamento contribuem com uma economia de peso adicional de 5,3 quilos. O interior também foi otimizado com este objetivo: a gaiola anticapotamento aparafusada é fabricada em titânio e pesa cerca de nove quilos a menos do que a gaiola anticapotamento de aço de série. Como particularidade característica do visual, a tampa dianteira e o teto em carbono aparente são decorados com uma faixa decorativa centralizada na cor do veículo. O logo “Pacote Weissach” está presente nos encostos de cabeça dos bancos tipo concha e na plaqueta no painel do porta-copos.

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