O novo Porsche 911 GT2 RS

A pole position para o 911 mais potente e veloz de todos os tempos

Missão Performance: com o novo 911 GT2 RS, o departamento de automobilismo da Porsche desenvolveu o máximo em matéria de máquina de dirigir. O carro esportivo de máxima potência é o 911 mais potente e mais veloz com aprovação para as ruas fabricado até hoje. No dia 20 de setembro de 2017, com o piloto de testes da Porsche Lars Kern ao volante, ele estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para carros esportivos com aprovação para as ruas no circuito de Nürburgring Nordschleife, com 6.47,3 minutos. Os 515 kW (700 cv) do motor boxer biturbo lançam o veículo de dois lugares e apenas 1.450 quilos de peso de zero a 100 km/h em 2,8 segundos. 8,3 segundos depois, o ponteiro do tacômetro indica uma velocidade de 200 km/h. A 340 km/h, ele atinge a sua velocidade máxima. As velocidades que o 911 GT2 RS atinge nas curvas também comportam-se no mesmo nível dos super carros esportivos, graças ao seu impecável chassi de automobilismo e aos pneus Ultra High Performance (pneus UHP).

A disciplina esportiva domina cada detalhe. As entradas e saídas de ar potentes e o aerofólio traseiro dominante enfatizam que a aerodinâmica determina a forma e o design. As rodas grandes e largas asseguram forças de frenagem e forças laterais excepcionais. Com 265/35 ZR 20 na dianteira e 325/30 ZR 21 na traseira, estes são os pneus mais largos que a Porsche instala em um 911. Os inúmeros elementos em plástico reforçado com fibra de carbono com carbono aparente preto fosco constituem evidências visíveis da construção leve coerente.

Sempre é possível aumentar ainda mais a performance – também no 911 GT2 RS. Para isso, os engenheiros da Porsche desenvolveram o pacote Weissach, que conta com uma redução de peso de quase 30 quilos. Ele engloba elementos adicionais em plástico reforçado com fibra de carbono e titânio. Assim, por exemplo, tanto o teto quanto os estabilizadores e as hastes de acoplamento de ambos os eixos são fabricados em carbono. Rodas de magnésio reduzem tanto o peso total quanto as massas não amortecidas, garantindo assim características ainda melhores do chassi.

O 911 GT2 RS concentra o know-how do automobilismo da Porsche em um carro esportivo de alta potência, que também domina o cotidiano. Isso significa: apesar da dinâmica superior nos circuitos de corrida, o novo 911 top de linha move-se de modo tão previsível e confiável quanto todos os outros carros esportivos da Porsche. O consumo combinado é de 11,8 l/100 km.

Com base no 911 Turbo daquela época, o primeiro 911 GT2 surgiu em 1995, como versão homologada de carros de corrida. As gerações subsequentes seguiram-se nos anos de 2000 e 2007. Em 2010 a Porsche desenvolveu o primeiro 911 GT2 RS, uma variante ainda mais potente e parecida com carros de corrida. Todos os modelos 911 GT2 unem motores turbo com potência significativamente aumentada, chassis de automobilismo, freios de alto desempenho e tração traseira no lugar da tração integral.

next item
Motor e transmissão