O novo 911 GT3 RS
911 com estilo de corrida com motor aspirado de 520 cv, suspensão para circuito e construção leve
O novo 911 GT3 RS carrega uma grande herança: o antecessor imediato dos carros de corrida de alta performance foi RS da Porsche, o veículo mais bem-sucedido até então. Agora a sétima geração do GT da série 11 eleva o nível mais uma vez.
O Departamento de Automobilismo da Porsche em Weissach aperfeiçoou cada detalhe do novo 911 GT3 RS com esse objetivo. A peça central do novo carro de corrida de alta performance é o motor aspirado com a maior potência, de 383 kW (520 cv), que um série 11 já apresentou. O sistema de embreagem dupla (PDK) é acionado ainda mais rapidamente e o chassi ajustado de forma ainda mais firme. A aerodinâmica e os sistemas de controle foram aprimorados e os pneus, desenvolvidos mais profundamente.
O design do 911 GT3 RS foi pensado exclusivamente visando em seu máximo desempenho. Em muito ajudam sua construção leve e força descendente máxima. O projeto aerodinâmico determina o visual da larga carroceria, que é nitidamente originada no 911 Turbo. O aerofólio traseiro dominante, bem como as tampas frontal e traseira e os para-lamas dianteiros mais alargados com aberturas superiores de ventilação são de carbono. O território do 911 GT3 RS é o circuito de corrida.
A proximidade com o automobilismo e, assim, com o 911 GT3 Cup, determina todas as características relevantes da dinâmica do novo carro esportivo de alto desempenho. Dessa forma, os coeficientes de força descendente do 911 GT3 RS e do 911 GT3 Cup são nitidamente maiores do que do 911 GT3. A força descendente total do modelo RS chega a 144 kg a 200 km/h. Com isso, o modelo RS gera o dobro da pressão de contato do 911 GT3 (69 kg a 200 km/h). O resultado é uma aderência aerodinâmica significativamente mais alta, que é decisiva para a utilização nos circuitos de corrida. Consequentemente, o coeficiente aerodinâmico mais elevado daí decorrente assegura que o esportista das ruas 911 GT3 seja capaz de atingir uma velocidade máxima superior.
Em termos de potência do motor, o novo 911 GT3 RS supera tanto o 911 GT3 em 15 kW (20 cv) quanto o seu equivalente de corrida, o 911 GT3 Cup.