Sistema Doppelkupplung para a volta mais rápida, câmbio manual para os puristas

Transmissão

Pela primeira vez, a Porsche oferece o 911 GT3 com duas versões de transmissão. No sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) com sete marchas de série, os motoristas cujo objetivo é um tempo de volta o mais rápido possível encontram o parceiro ideal. Também é possível encomendar o novo carro esportivo de alta potência com um câmbio manual de seis marchas sem custo adicional.

Novo câmbio manual esportivo GT com seis marchas

Uma alavanca de câmbio curta e distâncias de trocas de marcha também curtas, encaixes de marcha precisos e seis marchas com ajuste ideal: Para os puristas entre os motoristas do 911 GT3, a Porsche desenvolveu o novo câmbio manual esportivo GT com volante bimassa. A transmissão das seis marchas é ajustada com perfeição ao desenvolvimento de potência do motor e assegura uma característica de câmbio particularmente esportiva. A função de embreagem dupla automática assegura trocas de marcha esportivas em reduções de marcha. Ativada através da tecla SPORT no console central, ela assegura passagens de marcha extremamente dinâmicas através de uma sincronização mais rápida das rodas dentadas. Esta função proporciona uma experiência de direção ainda mais emocionante, especialmente em estradas sinuosas.

Ao contrário do que ocorre na transmissão PDK, o modelo com câmbio manual transfere a força para um bloqueio mecânico transversal do eixo traseiro, ao invés de utilizar um controle eletrônico (PTV). Os seus fatores de bloqueio são de 30/37 por cento (tração/propulsão). Outra vantagem: A combinação entre transmissão manual e bloqueio mecânico transversal pesa aproximadamente 15 quilos a menos do que a versão com PDK e reduz o peso vazio para 1.413 quilos, melhorando assim o peso por unidade de potência para 3,84 kg/kW (2,83 kg/cv). Com isso, o 911 de alta potência completa o sprint de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.

PDK projetado para tempos de voltas ainda mais rápidos

O PDK faz parte da história do automobilismo da Porsche. Em 1986 e 1987, o Porsche 962 obteve a sua vitória geral em Le Mans com um sistema Doppelkupplung. Hoje, o sistema Porsche Doppelkupplung estabelece padrões para carros esportivos de série. Com trocas de marcha em milésimos de segundos e sem interrupção da tração, ele assegura taxas de aceleração ideais e reduz o consumo de combustível.

No novo 911 GT3, o PDK conta com um ajuste especial. Todas as sete marchas são projetadas de modo orientado para a performance. Assim também é atingida a velocidade máxima na sétima marcha. O controle eletrônico especial da transmissão do Intelligent Shift Program (ISP) assegura aumentos e reduções de marchas em condições de excesso de tração ainda mais espontâneas e rápidas . No modo SPORT do PDK as reduções de marchas ao frear são mais agressivas. Ao acelerar, os pontos de troca de marcha deslocam-se mais para trás.

Os paddles de mudança com seu ponto de pressão exato asseguram uma resposta tátil precisa também com luvas de corrida. O motorista que utilizar a alavanca seletora para a passagem das marchas encontrará o mesmo sentido de troca de marchas que é empregado nos carros de corrida: Puxar para aumentar a marcha. Pressionar para reduzir a marcha.

Paddle Neutro: Função de desacoplamento no PDK do 911 GT3

A dinâmica de direção de um carro esportivo guiado para tempos de voltas ideais é influenciada também pela embreagem. Por essa razão, o PDK é equipado com a função “Paddle Neutro”. Quando o motorista puxa ambos os paddles de mudança ao mesmo tempo, as embreagens do PDK são abertas e o fluxo de força entre o motor e a tração é interrompido. Quando os paddles de mudança são soltos novamente, a embreagem se fecha instantaneamente com o PSM desligado. Se o PSM estiver ligado, a embreagem se fecha rapidamente, porém de modo menos impulsivo.

Esta função oferece duas vantagens principais: Com ela o motorista pode, por exemplo, neutralizar o comportamento de direção de um veículo em subviragem nas curvas com piso molhado puxando os paddles e gerando assim uma força de direcionamento lateral adicional nas rodas do eixo traseiro. O segundo aspecto relaciona-se à influência individual na dinâmica de direção através do estabelecimento impulsivo da força de propulsão no engate. De modo semelhante a uma embreagem tradicional em conjunto com um câmbio manual, isso possibilita uma desestabilização consciente da traseira do veículo na entrada dinâmica em uma curva. Além disso, o motorista pode utilizar o Paddle Neutro para aceleração a partir do estado parado. Tal como em um veículo com câmbio manual, o motorista determina sozinho com a embreagem e o pedal do acelerador de que modo ele acelera, sem a assistência de sistemas de controle de tecnologia de propulsão e dinâmica de direção.

Para a transmissão ideal de força para as ruas, o PDK do 911 GT3 é combinado com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), que engloba um bloqueio transversal do eixo traseiro com controle eletrônico e distribuição de torque totalmente variável. Através de intervenções orientadas de frenagem na roda traseira do lado interno das curvas, o sistema melhora o comportamento e a estabilidade de direção do veículo.

PSM com ajuste especial para os carros esportivos GT

O PTV Plus complementa o Porsche Stability Management (PSM) que, entre outros, influencia a dinâmica de direção através de intervenções de frenagem sobre rodas selecionadas. Tal como já ocorria no modelo anterior, também no novo GT3 o sistema de estabilização de direção é ajustado com ênfase esportivo. Através do conjunto de funções ESC OFF e ESC+TC OFF é possível desativar o PSM em dois níveis.

No primeiro nível de desativação “ESC OFF”, o aumento da dinâmica de direção possível em circuitos de corrida se dá através da desativação da regulagem de dinâmica transversal ESC. Assim, o motorista pode desestabilizar a traseira do 911 GT3 de modo orientado nas curvas através dos devidos movimentos de direção e/ou controle do pedal do acelerador. Neste modo de direção, as funções de regulagem da dinâmica longitudinal com ajuste esportivo são mantidas. No segundo nível de desativação “ESC+TC OFF”, todos os sistemas de controle de dinâmica de direção, incluindo o sistema antibloqueio dos freios, são desativados. Com isso, o motorista adquire o controle total e pode imprimir o seu estilo de direção pessoal orientado para corridas.

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