Performance e motores – mais potência através de novos turbocompressores
O coração de cada Porsche é o seu motor. Na traseira dos novos modelos 911 GTS trabalha um motor Boxer biturbo de seis cilindros e três litros com 331 kW (450 cv). O torque máximo de 550 Nm se dá entre 2.150 e 5.000 rpm. O motor gera 22 kW (30 cv) a mais do que o 911 Carrera S e 15 kW (20 cv) a mais do que o modelo GTS anterior correspondente com motor aspirado. Isso foi possível através do desenvolvimento de novos turbocompressores e de um aumento da pressão de admissão. Os resultados foram melhores valores de tração, aceleração mais rápida e uma velocidade máxima mais elevada. Em comparação com os modelos S atuais, todos os modelos 911 GTS apresentavam um sprint no mínimo 0,2 segundos mais rápido de zero a 100 km/h. O primeiro lugar vai para o 911 Carrera 4 GTS Coupé com PDK no modo Sport Plus: ele precisa de apenas 3,6 segundos para executar o sprint padrão. Em todos os modelos GTS, a velocidade máxima supera a marca dos 300-km/h. O Coupé com câmbio manual e tração traseira é o mais veloz, registrando 312 km/h (quatro km/h a mais do que no modelo S correspondente).
Mas não é só isso: O GTS une um alto nível de qualidade de aceleração e de sprint com uma dinâmica transversal excelente. O circuito de Nürburgring Nordschleife, com suas 73 curvas e 20,83 quilômetros de percurso, foi completado pelo 911 Carrera GTS com pneus de série em 7:26 minutos. Com isso, ele é 12 segundos mais veloz do que o seu antecessor e quatro segundos mais veloz do que o 911 Carrera S atual.
Além disso, com a introdução dos modelos GTS, a Porsche oferece os novos pneus esportivos UHP (pneus Ultra High Performance) aprovados para circulação nas ruas, especialmente otimizados para circuitos de corrida. Eles podem ser adquiridos para todos os modelos 911 atuais através dos Centros Porsche e são adaptados às exigências de alta performance no que diz respeito aos quesitos composto e perfil dos pneus e profundidade dos sulcos. Os pneus UHP permitem um funcionamento em pista mais consistentemente e tempos rápidos. Assim equipado, o GTS completa a volta do circuito de Nürburgring Nordschleife quatro segundos ainda mais rápido. Com um formato de 20 polegadas, os pneus medem 245/35 no eixo dianteiro e 305/30 no eixo traseiro.
No entanto, para a performance de um GTS não é somente a potência que conta, mas também o som do motor. Através do sistema de escape esportivo com saídas de escape pretas centralizadas, o motor Boxer adquire um som vibrante inigualável. Um silvo rouco ao acelerar no sentido do limite da rotação e impulsos de aceleração curtos, incluídos na embreagem dupla automática dos modos Sport e Sport Plus, geram o som típico do 911. Com a interação especialmente ajustada entre o motor e o controle das válvulas de escape, bem como a redução dos isolamentos, os modelos GTS têm um som ainda mais emocionante. Este som marcante reforça ainda mais o caráter do veículo.
Apesar disso, o GTS permanece moderado: Apesar da alta potência, o 911 Carrera GTS com PDK, por exemplo, consome somente 8,3 l/100 km conforme o NEDC. Isso corresponde a uma emissão de CO2 de 188 g/km.
Para a transmissão de força no eixo traseiro, em todos os modelos 911 GTS é adotado de série o câmbio manual de sete marchas. Como opcional, é disponibilizado o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas. O PDK une o alto grau de rendimento mecânico de uma transmissão manual com o conforto das passagens de marcha e o conforto de direção de uma transmissão automática. As mudanças de marcha rápidas sem interrupção da tração, aliadas a uma leve sobreelevação do torque nos programas Sport, melhoram os valores de aceleração. Elas possibilitam tempos mais rápidos nas voltas. Ao mesmo tempo, a amplitude ideal e a estratégia das mudanças de marcha do PDK melhora a eficiência.
Prático e de série para os modelos GTS: É possível selecionar os diferentes programas de direção através do comutador de modo integrado no volante do pacote Sport Chrono: Normal, Sport, Sport Plus e Individual. Com o modo Sport ativado, o motor responde de modo ainda mais direto. Neste programa de direção, o PDK é configurado para tempos de câmbio mais curtos e pontos de câmbio ideais para máxima aceleração. A transmissão reduz a marcha mais cedo e desativa as marchas por mais tempo. Ao reduzir a marcha, a dupla embreagem é acionada automaticamente. No modo Sport Plus essas características são ainda mais acentuadas para obter o máximo em performance. Neste modo, a função Launch Control também possibilita uma partida de corrida. Além disso, nos veículos com PDK também é possível ativar a função “Sport Response” através do comutador. O motor e a transmissão preparam-se então para um desenvolvimento de potência o mais rápido possível. Isso significa uma capacidade de reação máxima durante aproximadamente 20 segundos.