O chassi – mais baixo, mais esportivo e com eixo traseiro direcional, se desejado
Potência e aceleração lateral são uma coisa. Velocidades altas nas curvas e máxima precisão de direção são outra. No desenvolvimento dos modelos GTS, os projetistas focaram em uma configuração ainda mais esportiva dos componentes do chassi. A base de tudo é uma bitola mais larga do que a do Carrera S, medindo 1.544 milímetros no eixo traseiro também nos modelos com tração traseira. As vantagens são uma menor inclinação do balanço e uma melhor estabilidade nas curvas.
Nos modelos Cabriolet GTS e Targa GTS, o sistema de amortecimento adaptável Porsche Active Suspension Management (PASM) de série proporciona uma melhor aderência ao solo e um comportamento de direção mais preciso. Os Coupés GTS são equipados com exclusividade com o chassi esportivo PASM, que rebaixa a carroceria em mais dez milímetros. Além disso, outros sistemas, igualmente de série, aprimoram o comportamento e a precisão de direção e a agilidade dos modelos GTS: Nos modelos com câmbio manual estes são, por exemplo, o Porsche Torque Vectoring (PTV) e o bloqueio transversal mecânico do eixo traseiro, nos modelos GTS com PDK, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV+) e o bloqueio transversal do eixo traseiro com controle eletrônico. Ambos os sistemas realizam intervenções orientadas de frenagem na roda traseira do lado interno das curvas e favorecem a tração com acelerações fortes na saída de curvas fechadas. A estabilização ativa de rodagem PDCC opcional foi adequada à potência mais elevada dos modelos GTS.
O chassi dos modelos GTS convence com alta estabilidade na pista, retorno de direção mais preciso e comportamento de direção neutro. Além disso, os modelos GTS são equipados com pastilhas de freio 16 por cento maiores do 911 Turbo, em conjunto com os discos de freio dianteiros com dez milímetros a mais de diâmetro, com dimensões de 350 x 34 milímetros. Eles são presos com um novo tambor de disco de freio de alumínio, o qual reduz as massas não amortecidas e contribui para uma dinâmica de direção melhor.
Os freios com ventilação otimizada e pinças pintadas em vermelho asseguram taxas de desaceleração de primeira linha – também quando sob sobrecarga térmica nos circuitos de corrida. Os modelos GTS rodam de série com rodas pretas de 20 polegadas com fixação central. As rodas com fixação central são meia polegada mais largas nos eixos dianteiro e traseiro do que as do 911 Carrera S: agora, elas medem nove polegadas no eixo dianteiro e doze polegadas no eixo traseiro. Com isso, a superfície de contato dos pneus aumenta, melhorando a aderência.
Pela primeira vez, foi disponibilizado como opcional para todos os modelos GTS também o eixo traseiro direcional. Com ele, até aproximadamente 50 km/h, o sistema gira as rodas traseiras no sentido contrário das dianteiras. Isso resulta em uma redução virtual da distância entre os eixos. Assim, o diâmetro de viragem é menor, o comportamento de direção em curvas visivelmente mais dinâmico e as manobras consideravelmente mais fáceis.
Em velocidades acima de 80 km/h, o sistema gira as rodas traseiras no mesmo sentido que as rodas dianteiras. O resultado: um alongamento virtual da distância entre os eixos e maior estabilidade de direção, como por exemplo em mudanças rápidas de faixa em uma rodovia. Além disso, a transmissão de direção no eixo traseiro é executada de modo dez por cento mais direto.
Em especial, a combinação entre o PASM e os rolamentos dinâmicos do motor do pacote Sport Chrono proporcionam uma dinâmica de direção ainda maior. O sistema com controle eletrônico minimiza as vibrações da linha de transmissão e reduz os movimentos que, em virtude da massa total da linha de transmissão, influenciam a dinâmica de direção. Assim, ele combina as vantagens dos rolamentos rígidos e suaves: Em transferências de carga e curvas rápidas, o comportamento de direção fica notavelmente mais estável. Em pistas regulares, por outro lado, o conforto de direção permanece inalterado. Portanto, o seguinte se aplica a todos os modelos GTS: Eles unem uma alta potência do motor a um comportamento preciso de direção, típico de carros esporte.
O Porsche Stability Management (PSM), que controla automaticamente a estabilização nos limites de dinâmica de direção, apura continuamente o sentido de direção, a velocidade e a velocidade de guinada e a aceleração lateral do veículo. Ao acelerar sobre superfícies diferentes, o PSM melhora a tração. Uma novidade e componente do pacote Sport Chrono de série é o modo Sport do PSM. O modo Sport do PSM permite que os motoristas ambiciosos se aproximem ainda mais dos limites do 911, por exemplo nos circuitos de corrida ou em treinamentos de inverno. Em comparação com o PSM On, a função permite guinadas maiores em torno do eixo vertical e um maior grau de deslizamento nas rodas de propulsão.