Purista e de caráter forte

Design e acabamento do interior

Com seu design exterior próprio, as variantes Speedster sempre estiveram entre os modelos 911 mais distintos e cobiçados. Isto também se aplica aos conversíveis de dois lugares baseados na série 991, com seu para-brisa 50 mm mais baixo, capô purista e as protuberâncias aerodinâmicas (“streamliners”) na tampa traseira. Tudo isso contribui para o visual extremamente poderoso e atlético do carro esportivo robusto, que é baseado no 911 Speedster Concept de 2018.

Numerosos elementos de design, que já distinguiam o carro conceito, agora também caracterizam o modelo de série no mesmo design ou similar. O foco está na tampa traseira com uma configuração estética. Trata-se do maior e mais complexo componente que a Porsche aplicou, até esse momento, em uma única peça de plástico reforçado com fibra de carbono (PRFC) para um modelo de estrada, pesando apenas dez quilogramas, incluindo todos os acessórios. As protuberâncias aerodinâmicas (“streamliners”) de "bolha dupla" estão entre as características clássicas deste modelo esportivo, pelo menos, desde o 911 Speedster de 1988. Elas prolongam opticamente os encostos de cabeça no sentido da traseira e otimizam a aerodinâmica. Em caso de emergência, dois painéis de acabamento especiais entre as duas bolhas abrem caminho para o sistema de proteção em capotamento, que, assim como no 911 Carrera Cabriolet, é equipamento de série no bilugar.

Uma construção de teto otimizada em termos de peso substitui a cobertura simples tipo Tonneau do carro conceito. Apesar de seu design purista, a capota flexível é adequada para o uso diário. A moldura encurtada do para-brisa, o painel aerodinâmico rebaixado e os vidros laterais de tamanho mais reduzido conferem ao 911 Speedster o seu perfil atlético característico. A “flyline” (linha voadora) bastante baixa já caracterizava os modelos históricos, como o Porsche 356 Speedster de 1954.

O acionamento elétrico da capota pode ser operado sem esforço: pressionando um botão, o gancho de segurança central se desprende eletricamente da moldura do para-brisa e as duas aletas laterais da capota de tecido também são desbloqueadas. A grande tampa traseira em fibra de carbono leve desliza para trás automaticamente, é montada manualmente e abre espaço para a capota de tecido que se dobra em forma de Z atrás dos bancos. Em seguida, a tampa pode ser fechada novamente com pouco esforço. O procedimento inverso é o mesmo – apenas as duas aletas à esquerda e à direita das protuberâncias aerodinâmicas (“streamliners”) têm de ser pressionadas manualmente nos respectivos suportes, até que estes encaixem de forma audível no lugar.

Construção leve: foco no essencial

A construção leve também caracteriza outros componentes da carroceria do Speedster. O capô em PRFC, dois quilos mais leve do que o do 911 GT3, e o para-lamas também em PRFC, são originários do 911 R. A saia dianteira fabricada em poliuretano de construção leve, com generosas aberturas para o ar de refrigeração, deriva igualmente do 911 GT3, enquanto o lábio do spoiler de cor preta é uma novidade – sinalizando também o caráter particularmente esportivo do novo 911 Speedster. Em vez dos espelhos Talbot do estudo, a versão de série do Speedster está equipada com retrovisores externos de design Sport eletricamente ajustáveis e aquecíveis. O spoiler traseiro extensível e adaptado aerodinamicamente do bilugar é herdado do 911 GT3 Touring. A saia traseira de construção leve tem aberturas de ventilação adicionais com grades de cor titânio; as duas ponteiras de escapamento em posição central são feitas de aço inoxidável preto.

O interior apresenta um acabamento predominantemente escuro, com elementos em couro preto, podendo incluir, a pedido, costuras contrastantes vermelhas nas laterais e nos apoios de cabeça dos bancos tipo baquet integrais em plástico reforçado com fibra de carbono visível, nos apoios de braço nos painéis das portas e na alavanca de mudanças encurtada. As faixas centrais dos bancos estão revestidas com couro perfurado, os painéis leves das portas têm puxadores pretos e uma rede de arrumação. O volante esportivo de 360 mm de diâmetro dispõe de uma marca na posição das 12 horas.

A inscrição "Speedster" embeleza os encostos de cabeça e as coberturas nas soleiras das portas em fibra de carbono visível, bem como o conta-giros. Assim como os outros instrumentos, ele tem mostradores pretos com ponteiros brancos, bem como algarismos e traços de divisão em verde – uma reminiscência do seu famoso antepassado, o Porsche 356 Speedster. Uma placa na estrutura transversal atrás dos bancos indica o número consecutivo desta série 911 Speedster, limitada a 1.948 unidades.

O 911 Speedster purista possui um porta-objetos de série no console central. O Porsche Communication Management, incluindo navegação online, comando de voz e preparação para smartphone, bem como o módulo Connect Plus, o app Porsche Track Precision e o pacote de som Plus de 150 watts, com oito alto-falantes, amplificador integrado e processamento digital de sinais, estão disponíveis a pedido e sem custos adicionais para o conversível de dois lugares.

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