Atleta ascético de alta competição
Motor e transmissão
O novo Speedster herdou do 911 GT3 o seu coração, o motor boxer aspirado de seis cilindros com quatro litros de cilindrada. O fato de ser um motor GT irrepreensível e altamente emocional já prova sua vocação para altas rotações: a potência máxima de 375 kW (510 cv) é atingida a 8.400 rpm, a velocidade máxima é atingida a 9.000 rpm, enquanto o torque máximo de 470 Nm está disponível a 6.250 rpm. Com um peso em vazio de 1.465 kg, o peso por unidade de potência registra 2,87 kg/cv extremamente esportivos. Isso garante um temperamento dinâmico superior: o novo 911 Speedster acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos, completa o quarto de milha (400 m) em 11,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 310 km/h.
Comparado com o 911 GT3 anterior, o motor no Speedster tem dois filtros de partículas de gasolina (FPG), cumprindo, assim, a norma de emissões Euro 6d-TEMP-EVAP-ISC. No entanto, o motor de quatro válvulas por cilindro fornece mais dez cavalos de potência. Isto se deve a inúmeras melhorias em detalhes, como injetores de alta pressão, com uma pressão de até 250 bar e um padrão de jato otimizado, bem como um sistema de admissão modificado com válvulas de borboleta individuais. Ele se caracteriza também por uma resposta ainda mais espontânea às ordens de aceleração.
Outra novidade é o sistema de escapamento com paredes finas ultramoderno: o componente de alta tecnologia se beneficia de uma tecnologia de brasagem inovadora e pesa dez quilos a menos, graças a um silenciador frontal integrado e ambos os filtros de partículas incluídos. Esta economia de peso tem um efeito particularmente positivo no âmbito do motor, no equilíbrio entre os eixos dianteiro e traseiro. Ao mesmo tempo, o sistema de escapamento assegura emissões reduzidas, afina o som inconfundível do motor e, com sua saída de escapamento dupla de construção leve – cada uma com 90 mm de diâmetro – também contribui visualmente para demonstrar a potência inconfundível que está por dentro.
O motor boxer aspirado deve seu portento de altas rotações a inúmeras tecnologias da Porsche que também provaram seu valor no esporte motorizado. Exemplo disso são os balancins das válvulas sem compensação hidráulica da folga de válvulas. Um trem de válvulas rígido com uma configuração de mola de válvula adaptada – sempre ajustada com precisão às rotações e à carga através do ajuste contínuo das árvores de comando de válvulas VarioCam – garante a estabilidade, mesmo em condições difíceis. O fornecimento de óleo do motor de seis cilindros também se baseia na experiência do automobilismo: a lubrificação por cárter seco opera com um total de sete estágios de sucção, enquanto a bomba de óleo garante a pressão de óleo ideal para cada estado operacional. Os componentes sujeitos a cargas elevadas, como os mancais de bielas, recebem óleo diretamente da bomba de óleo através de uma alimentação central de óleo para o virabrequim.
Transmissão: comando manual com acelerador intermediário automático
Fazendo jus a seu status de carro esportivo de condução particularmente ativa, a Porsche oferece o 911 Speedster exclusivamente com uma transmissão manual GT de seis marchas, que envolve mais o motorista e oferece uma experiência de condução mais emocional. Em comparação com a transmissão de dupla embreagem Porsche (PDK), a unidade de câmbio manual tem uma vantagem de peso de cerca de 17 quilos e é uns bons quatro quilos mais leve do que a transmissão manual de sete marchas do 911 Carrera da série 991. Isso se deve à eliminação da sétima marcha e do pêndulo centrífugo no volante bimassa.
A função de acelerador intermediário automático garante trocas de marcha esportivas. Ela compensa as diferenças de rotação durante uma redução de marcha, dando golpes intermediários no acelerador, reduzindo, assim, a influência do momento de inércia do motor no comportamento de condução – o que aumenta o prazer de dirigir e a segurança. Outra novidade: o sistema pode ser ativado a qualquer momento e independentemente do sistema de amortecimento variável PASM (Porsche Active Suspension Management). Um bloqueio mecânico do diferencial traseiro com fator de bloqueio assimétrico completa a transmissão de configuração esportiva.