A história dos modelos Porsche Speedster começa nos EUA

História

As variantes Speedster fazem parte da história da Porsche desde 1952. Elas combinam o prazer de condução de um conversível com uma dinâmica de condução particularmente acentuada. O 356 America Roadster é considerado o primeiro modelo desta linhagem. Suas carrocerias de alumínio feitas à mão eram produzidas na fábrica de carrocerias Erich Heuer, em Ullersricht, perto de Weiden, no Alto Palatinado, na Alemanha. Graças à dispendiosa carroceria leve, ele pesava 160 quilos menos do que o 356 Coupé e, com o motor boxer de quatro cilindros de 70 cv, atingia uma velocidade máxima de 180 km/h, uma marca impressionante para a época. O carro esportivo exclusivo, desenvolvido para o mercado norte-americano e do qual foram construídas apenas 16 unidades, já possuía as características essenciais do Speedster, como vidros de baixar, capota rebatível de emergência e bancos tipo baquet leves.

Foi o importador americano Max Hoffman que desafiou os responsáveis de Zuffenhausen e os colocou no caminho certo. Ele queria um Porsche barato com equipamento reduzido, que custasse menos de 3.000 dólares. No terceiro trimestre de 1954, a Porsche introduziu uma versão que era significativamente mais barata do que o 356 America Roadster, e que, pela primeira vez, ostentava o termo “Speedster” em seu nome de modelo. Esta versão rapidamente causou furor no esporte motorizado. A versão combinava a carroceria em chapa de aço do Cabriolet com um para-brisa plano, equipamento interior reduzido e uma capota de emergência. Nos EUA, o 356 1500 Speedster custava apenas 2.995 dólares americanos e se tornou um sucesso nos ensolarados estados costeiros. Até mesmo o ícone de Hollywood e piloto de corridas nos tempos livres, James Dean, optou por este modelo purista, dedicado exclusivamente ao prazer de condução. Se seguiram outras gerações do 356 Speedster. O auge na época é atingido em 1957, com o 356 A 1500 GS Carrera GT Speedster: O seu motor de eixo vertical de 1,5 litros debitava 110 cv, sendo o primeiro modelo de série da Porsche a atingir uma velocidade máxima de 200 km/h.

Na série 911, uma variante Speedster foi introduzida em 1988 e coroou a série G interrompida. O mais aberto de todos os 911 se baseou no 911 Carrera com 231 cv com um amplo visual turbo. Opcionalmente, ele também passou a ser fornecido com uma carroceria estreita nos mercados de exportação. Assim, 161 exemplares com carroceria estreita do Carrera foram produzidos. O para-brisa foi encurtado, uma capota de emergência acionada manualmente desaparecia sob uma grande bolha de plástico pintada na cor do carro. Ao contrário do estudo "911 Speedster Clubsport", apresentado na IAA em Frankfurt em 1987, o Speedster de série somente estreou em 1988. Na época, os preços para o Speedster começavam em cerca de 110.000 marcos alemães. Foi produzido um total de 2.103 Speedsters da série G.

Com o modelo sucessor aconteceu exatamente o oposto: entre 1992 e 1993, saíram da linha de produção 930 unidades do 911 Carrera Speedster "estreito" da geração 964. Além disso, foram também produzidos 15 veículos com carroceria turbo mais larga. Os novos modelos Speedster estavam equipados com um mecanismo de capota reformulado para facilitar as operações manuais de abertura e fechamento. O travamento da grande cobertura de plástico na área traseira também foi otimizado. Em termos de realces visuais, os bancos tipo baquet estavam pintados na cor da carroceria do 911 Carrera RS e estofamentos eram em couro especial. Quando foi lançado no mercado, em fevereiro de 1993, o Speedster custava 131.500 marcos alemães. No entanto, o comprador tinha de abdicar do ar condicionado, dos vidros elétricos e, inicialmente, de um airbag.

Ainda mais raro é o 911 Carrera Speedster, baseado na geração 993: deste existem exatamente dois exemplares. O primeiro foi desenvolvido pelo departamento Exclusive, em 1995, especialmente para Ferdinand Alexander Porsche. Tem cor verde, aros de liga leve de 17 polegadas, uma transmissão Tiptronic S e se baseia na carroceria Carrera. Mais tarde, uma segunda cópia foi fabricada para o ator americano Jerry Seinfeld. A estrela da sitcom – um fervoroso fã da marca e proprietário de uma notável coleção de Porsches – recebeu o seu veículo em cor prata, com transmissão manual e como modelo 4S na largura turbo, com rodas de 18 polegadas.

Apenas a versão Speedster mais recente do 911 chega regularmente nas mãos dos clientes: estávamos no ano de 2010 e se tratava de uma variante da geração do modelo 997. O 911 Speedster assinalava o 25º aniversário da Porsche Exclusive Manufaktur, que seria comemorado em 2011. Na melhor tradição de carro esportivo purista, o perfil distinto do novo 911 Speedster era moldado pelo para-brisa 60 mm mais baixo e mais inclinado, pelo contorno plano da capota esportiva manual e pela característica bolha dupla na tampa do compartimento da capota. A seção traseira da carroceria 44 mm mais larga tornava o bilugar com tração traseira ainda mais impressionante. O Porsche 911 Speedster celebrou sua estreia mundial no início de outubro de 2010, no Salão Automóvel de Paris. O carro esportivo com um potente motor boxer de 6 cilindros de 300 kW (408 cv) e 3,8 litros de cilindrada foi produzido em uma edição limitada de 356 unidades. Na Alemanha, o Speedster foi lançado no mercado em dezembro de 2010, a um preço de 201.682 euros.

911 Speedster Concept: esportivo e purista no centro da essência da marca

Provavelmente o mais belo presente de aniversário para a Porsche em 2018 foi preparado pela própria marca: o 911 Speedster Concept – o estudo de um carro esportivo particularmente aberto e excitante pronto para condução – assinalou sua estreia mundial em ocasião do “70º aniversário do carro esportivo Porsche”, em Zuffenhausen. A peça única apresentada na versão "Heritage" estabelece a ponte entre os primeiros anos da empresa fundada pelo Professor Ferdinand Porsche, em 1948, quando a marca alcançou seus primeiros sucessos no esporte motorizado, com as versões Speedster leves do Porsche 356, e a era moderna.

Com o seu conceito purista e uma versão que integra a herança histórica, o 911 Speedster Concept reflete a essência da marca Porsche com uma clareza precisa, pois representa o máximo prazer de dirigir. Pela primeira vez nos tempos modernos, este Speedster de dois lugares é novamente baseado em um modelo GT e foi desenvolvido pelos especialistas em esporte motorizado da marca. O carro conceito fez aparições entusiásticas no Goodwood Festival of Speed e no Reunion VI em Laguna Seca, Califórnia, bem como no Paris Motor Show. Agora, a versão de série transforma o sonho em realidade.

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