510 cv de potência e unidades limitadas – o novo 911 Speedster entra em produção em série
Versão curta
Enquanto carro conceito, o 911 Speedster já causou rebuliço. Agora, a Porsche traz o conversível de dois lugares para a produção em série. O 911 Speedster traz em si a pretensão de um veículo de lazer purista, orientado para o motorista, com uma tecnologia sofisticada do esporte motorizado. O 911 R (2016) e o 911 GT3 serviram de inspiração para o seu desenvolvimento. Um motor boxer aspirado de quatro litros, de altas rotações e 375 kW (510 cv) de potência, garante uma experiência sonora emocionante dentro do cockpit. A transmissão GT de seis marchas é comandada manualmente. Visualmente, o novo Speedster estabelece a ponte com sua própria história – o antepassado de todos os carros esportivos da Porsche: o Roadster 356 "nº 1" de 1948. A edição limitada do novo 911 Speedster também relembra esta história: a partir de meados de 2019, exatos 1.948 exemplares serão produzidos na fábrica principal de Zuffenhausen.
Como carro conceito, o 911 Speedster teve sua estreia mundial em ocasião do “70º aniversário do carro esportivo Porsche”, em Zuffenhausen. O carro conceito também teve outras aparições no Goodwood Festival of Speed e no Reunion VI em Laguna Seca, Califórnia, bem como no Paris Motor Show. Numerosos elementos do Speedster, que já distinguiam o carro conceito, agora também caracterizam o modelo de série no mesmo design ou similar.
O foco está na tampa do compartimento da capota com uma configuração estética, com suas protuberâncias aerodinâmicas (“streamliners”) de “bolha dupla” – que estão entre as características clássicas deste modelo esportivo, pelo menos, desde o 911 Speedster de 1988. Trata-se do maior e mais complexo componente que a Porsche aplicou, até esse momento, em uma única peça de plástico reforçado com fibra de carbono (PRFC) para um modelo de estrada. Dois painéis de acabamento entre as duas bolhas abrem caminho para o sistema de proteção em capotamento, que, assim como no 911 Carrera Cabriolet, é equipamento de série no bilugar.
Uma construção de teto otimizada em termos de peso substitui a cobertura simples tipo Tonneau do carro conceito. Apesar de seu design purista, a capota flexível é adequada para o uso diário. A moldura encurtada do para-brisa, o painel aerodinâmico rebaixado e os vidros laterais de tamanho mais reduzido conferem ao 911 Speedster o seu perfil atlético característico. A “flyline” (linha voadora) bastante baixa já caracterizava os modelos históricos, como o Porsche 356 Speedster de 1954.
A construção leve também caracteriza outros componentes da carroceria do Speedster. O capô em PRFC, dois quilos mais leve do que o do 911 GT3, e o para-lamas também em PRFC, são originários do 911 R. Do GT3 deriva a saia dianteira, enquanto o lábio do spoiler dianteiro é novidade. Em vez dos espelhos Talbot do estudo, a versão de série do Speedster está equipada com retrovisores externos de design Sport eletricamente ajustáveis e aquecíveis. O spoiler traseiro extensível e adaptado aerodinamicamente e a saia traseira do Speedster são herdados do 911 GT3 Touring.
O interior se caracteriza pelos elementos em couro preto nas laterais e nos apoios de cabeça dos bancos tipo baquet integrais em plástico reforçado com fibra de carbono visível, assim como nos apoios de braço nos painéis das portas e na alavanca de mudanças encurtada. As faixas centrais dos bancos estão revestidas com couro perfurado, enquanto os painéis leves das portas, com seus puxadores pretos e redes de arrumação, poupam peso.
A pedido, a Porsche também oferece o novo 911 Speedster com um pacote Heritage Design. Preço na Alemanha: 21.634,20 euros incluindo IVA. Esta versão do equipamento – criada pela Style Porsche e realizada pela Porsche Exclusive Manufaktur – retoma elementos clássicos dos anos 50 e 60. Dentre eles estão as cores do interior, em preto/conhaque com detalhes dourados. Uma pintura especial “Spears” em branco na frente e no para-lamas dianteiro é aplicada à pintura básica do veículo em prata metálico GT. Gráficos do esporte motorizado tipo Heritage Design para as portas e a tampa frontal completam o pacote. Os números iniciais com um máximo de dois dígitos mostrados nas fotos podem ser selecionados livremente. Os emblemas Porsche históricos, bem como as inscrições douradas correspondem aos modelos originais dos anos 50 e 60.
O novo Speedster herdou do 911 GT3 o seu coração. O motor boxer aspirado de seis cilindros, com quatro litros de cilindrada, é um motor GT irrepreensível: a potência máxima de 375 kW (510 cv) é atingida a 8.400 rpm, a velocidade máxima é atingida a 9.000 rpm, enquanto o torque máximo de 470 Nm está disponível a 6.250 rpm. O novo 911 Speedster acelera em 4,0 segundos dos 0 aos 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 310 km/h.
Comparado com o 911 GT3 anterior, o motor no Speedster tem dois filtros de partículas de gasolina (FPG) e cumpre a norma de emissões Euro 6d TEMP-EVAP-ISC (EU6 DG). Ainda assim, o motor de quatro válvulas por cilindro fornece mais dez cavalos de potência. Isto se deve às melhorias em detalhes, tais como injetores de alta pressão, com padrão de jato otimizado e um sistema de admissão modificado com válvulas de borboleta individuais, que permitem uma resposta ainda mais espontânea às ordens de aceleração. O novo sistema de escapamento desenvolvido em aço inoxidável de construção leve é responsável pela redução de 10 kg no peso – inclusive dos dois filtros de partículas.
Fazendo jus a seu status de “Driver’s Car” (carro do motorista), a Porsche oferece o 911 Speedster exclusivamente com transmissão manual esportiva de seis marchas. Ele oferece uma chamada função “auto-blip”, que compensa as diferenças de rotação durante uma redução de marcha dando golpes intermediários no acelerador. A função “auto-blip” também pode ser ativada independentemente do ajuste selecionado do sistema de amortecimento variável PASM (Porsche Active Suspension Management). Um bloqueio mecânico do diferencial traseiro com fator de bloqueio assimétrico completa a transmissão de configuração esportiva.
A filosofia GT por detrás do novo Speedster também se reflete no chassi. Com seu eixo traseiro direcional esportivo e seus apoios dinâmicos do motor, este modelo se baseia na tecnologia do 911 GT3 e do 911 R. Os sistemas de regulagem, como o Porsche Torque Vectoring (PTV), o Porsche Stability Management (PSM) e o PASM com tuning esportivo e rebaixamento da suspensão em 25 mm, foram adaptados com precisão às novas condições gerais. O conversível de dois lugares roda sobre rodas de liga leve forjadas Speedster de 20 polegadas com fecho central. O equipamento de série inclui o sistema de freios PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake) com discos de freio de compósito de cerâmica internamente perfurados e ventilados.