Motores turbo com 340, 440 e 550 cv

Motores e desempenho

Para a introdução no mercado estão disponíveis dois motores de alto desempenho: o Cayenne Coupé com motor turbo V6 e três litros de cilindrada entrega 250 kW (340 cv) e desenvolve um torque máximo de 450 Nm. Já o modelo principal Cayenne Turbo Coupé entra no mercado com o motor V8 de quatro litros com sobrealimentação biturbo, 404 kW (550 cv) e um torque máximo de 770 Nm.

O novo controle adaptativo dos cilindros possibilita a operação do Cayenne Turbo Coupé de oito cilindros como quatro cilindros. Como resultado, na faixa de carga parcial, o ponto de carga do motor pode ser deslocado para faixas de operação otimizadas no quesito de consumo. O controle adaptativo dos cilindros está disponível até cerca de 3.000 rpm e 235 Nm de torque, dependendo da condição de condução ou da potência do motor solicitada. O controle adaptativo dos cilindros é implementado fechando seletivamente as válvulas de admissão e escapamento dos cilindros a serem desativados.

Terceiro neste grupo é o Cayenne S Coupé, que será lançado no mercado um pouco mais tarde. Este será propulsionado por um motor V6 de 2,9 litros com sobrealimentação biturbo e 324 kW (440 cv).

Motores de seis e oito cilindros com posicionamento central do turbo

Existem muitas inovações tecnológicas nos motores. Os turbocompressores estão dispostos dentro do V formado pelos cilindros, no chamado posicionamento central do turbo. Isso permite dimensões compactas e uma posição de montagem profunda no veículo, o que reduz o centro de gravidade e, assim, melhora a dinâmica lateral. Devido aos percursos reduzidos dos gases de escapamento entre as câmaras de combustão e o turbocompressor, o comportamento de resposta é especialmente espontâneo e o aumento de potência é rápido. A distribuição continuamente separada dos gases de escapamento, especialmente no motor V8 do Cayenne Turbo Coupé, tem a vantagem de as colunas de gás dos cilindros individuais não interferirem entre si. Isso faz aumentar a eficiência.

Os motores usam processos de fabricação e materiais inovadores. Por exemplo, o bloco do motor de oito cilindros é fabricado utilizando o processo de fundição em areia do conjunto de machos, o que garante um baixo peso. Ao mesmo tempo, a rigidez se beneficia das tampas dos mancais principais de alta resistência parafusadas em quatro pontos. As pistas levam um revestimento de ferro aplicado através de pulverização por plasma à pressão atmosférica, que é praticamente isento de desgaste.

Os motores de seis cilindros também se caracterizam por soluções avançadas. Por exemplo, o motor de 2,9 litros do Cayenne S Coupé possui o coletor de escapamento integrado no cabeçote do cilindro. Além da redução de peso, isso tem também a vantagem de o coletor de escapamento ser lavado com água de resfriamento. O resultado é uma combustão altamente eficiente, mesmo sob carga total.

Esportivo e responsivo: Tiptronic S de oito marchas

O câmbio automático Tiptronic S de oito velocidades combina tempos de troca de marcha rápidos com partida confortável e livre de trancos, além de interrupções de tração curtas durante as trocas de marcha. A tecnologia shift-by-wire possibilitou a obtenção de relações muito curtas em modo de câmbio manual, bem como a redução das forças necessárias à troca de marcha, favorecendo o conforto de utilização. Além disso, graças a sua posição e design, a alavanca seletora proporciona uma superfície de apoio ideal para a mão operar o sistema de infotainment.

O resultado da afinação da transmissão são modos de condução claramente diferenciados. No modo Normal, o câmbio automático engata as marchas superiores de forma rápida e confortável para economizar combustível. No modo Sport, o Tiptronic S do Cayenne Coupé é extremamente esportivo e permite trocas de marcha muito rápidas com tempos de aceleração mais curtos. Todos os modelos Cayenne Coupé atingem sua velocidade máxima na sexta marcha. A sétima e a oitava marcha são destinadas à função “Velejar”, para um estilo de condução mais eficiente, aumentando também o conforto em percursos longos. As baixas rotações do motor reduzem o nível de ruído no interior do veículo. A função Start/Stop automática desliga o motor assim que o veículo se aproxima de um semáforo. Nos modos de condução Sport e Sport Plus, a função Start/Stop automática é desativada.

O Tiptronic S também tem vantagens ao usar o Cayenne Coupé como veículo de reboque. Apenas alguns veículos são capazes de puxar com confiança uma carga de reboque de até 3,5 toneladas. Devido ao aumento de torque do conversor, a transmissão já pode transmitir torques muito altos na partida e ao executar manobras. Além disso, a primeira marcha é multiplicada brevemente. Isso significa que o veículo pode ser conduzido de forma extremamente sensível, já em velocidades muito baixas, o que também traz grandes vantagens no uso off-road.

Pacote Sport Chrono com PSM Sport de série

Ao contrário do Cayenne, o pacote Sport Chrono no Cayenne Coupé faz parte do equipamento de série em todos os modelos. Como no 911, o motorista escolhe os programas de condução pelo seletor de modos no volante. Além dos modos de condução Normal, Sport e Sport Plus, também está disponível um modo Individual. Neste modo, o motorista pode salvar sua configuração individual e selecioná-la diretamente girando o seletor de modos. Entre outras coisas, o Sport Plus ativa a partida com alto desempenho para uma aceleração otimizada desde a posição de parada, altera todos os sistemas de chassi para desempenho e reduz a suspensão pneumática para um nível baixo.

O botão Sport Response, no meio do seletor de modo, também dá ao motorista a oportunidade de afinar o Cayenne Coupé para um comportamento particularmente responsivo durante 20 segundos. Antes de uma ultrapassagem, basta pressionar um botão para obter o desempenho máximo do motor e da transmissão. O Cayenne Coupé reage ainda mais espontaneamente às ordens de aceleração e converte imediatamente o impulso em aceleração ideal. Através de um temporizador em contagem decrescente, o painel de instrumentos informa ao motorista por quanto tempo a função Sport Response ainda está disponível. Este extra em termos de desempenho pode ser usado quantas vezes o motorista quiser. Com a função Sport Response ativada, ela pode ser encerrada manualmente a qualquer momento, pressionando novamente o respectivo botão.
Assim como acontece com os carros esportivos, o pacote Sport Chrono também inclui o modo PSM Sport comutável separadamente. Com esta afinação particularmente esportiva do Porsche Stability Management (PSM), o motorista mais ousado pode chegar ainda mais perto do limite do Cayenne Coupé, em um ambiente seguro. Neste caso, o PSM permanece ativo em segundo plano. O modo PSM Sport pode ser ligado independentemente do modo de condução selecionado.

Porsche Traction Management (PTM) ativo em todos os modelos

Em todos os modelos Cayenne, a Porsche utiliza como sistema de tração integral o Porsche Traction Management (PTM) com embreagem de discos múltiplos regulada eletronicamente e controlada por mapa de curvas características do motor. Com ampla distribuição de torque, a tração integral oferece grandes vantagens nos quesitos da dinâmica de condução, agilidade, tração e capacidade off-road. O sistema regula, de forma adaptável e variável, a distribuição da força motriz entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro. Além disso, o PTM monitora permanentemente a condição de direção. Para uma melhor distribuição de potência e tração na condução dinâmica em curvas, a força motriz nas rodas dianteiras é dosada de modo a obter uma força de guiamento lateral ideal. Ao dirigir fora de estrada, o sistema usa a distribuição totalmente variável das forças motrizes entre os eixos para garantir a máxima propulsão em todos os momentos. As capacidades off-road do novo Cayenne Coupé estão no mesmo nível elevado que o Cayenne. Especialmente a combinação da suspensão pneumática de três câmaras opcional com uma distância ao solo de até 245 mm, um ângulo de rampa de 21,3 graus e aptidão para passagens a vau até 530 mm de profundidade, faz com que o SUV esteja perfeitamente preparado para a exigente condução fora de estrada. Sistemas como a compensação do movimento de rolagem PDCC e o bloqueio do diferencial do PTV Plus no eixo traseiro são altamente úteis fora de estrada. Os modos off-road podem ser selecionados através de um menu separado no PCM. Com a ajuda destes, até mesmo o piloto off-road menos experiente pode usar todos os sistemas conforme apropriado.

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