Cayenne Coupé: progressivo, atlético e emocional
Versão resumida
A Porsche está aumentando a sua família Cayenne: O Cayenne Coupé chega para ampliar a terceira geração da série SUV de sucesso com um veículo ainda mais esportivo. “O Coupé tem todos os destaques técnicos do Cayenne atual, mas se posiciona de maneira mais progressiva, atlética e emocional, graças a um design ainda mais dinâmico e novos detalhes técnicos”, diz Oliver Blume, presidente da direção da Porsche AG. Entre os destaques do novo modelo Cayenne estão, entre outros, um formato aprimorado com traseira totalmente independente, um spoiler traseiro adaptativo, características de bancos individuais na traseira e dois conceitos diferentes para o teto – um teto panorâmico de vidro fixo, assim como um teto de carbono opcional.
Elegância exclusiva graças à linha de teto acentuadamente inclinada
Proporções mais dinâmicas e elementos de design específicos conferem ao novo Cayenne Coupé uma elegância exclusiva. “A linha de teto acentuadamente inclinada na parte traseira é responsável por uma aparência ainda mais dinâmica na versão Coupé do Cayenne, posicionando-o como o modelo mais esportivo no segmento”, explica Michael Mauer, diretor de estilo da Porsche. Este efeito é suportado ainda por um spoiler de teto fixo, que enfatiza a silhueta típica do Coupé. Graças à borda do teto com rebaixamento de 20 milímetros, o para-brisa e a coluna A são mais planos do que no Cayenne. As novas portas traseiras e os para-lamas reformulados deixam o veículo 18 milímetros mais largo, contribuindo para uma aparência geral mais robusta. A placa de licenciamento se encontra integrada no para-choques, o que deixa o veículo visualmente mais rebaixado.
Com seu spoiler de teto adaptativo, o Cayenne Turbo atual foi o primeiro SUV com uma aerodinâmica tão ativa. O novo Cayenne Coupé continua com o papel de pioneiro: em todos os modelos Cayenne Coupé, um spoiler de teto fixo é combinado com um novo spoiler traseiro adaptativo como componente integrante do Porsche Active Aerodynamics (PAA). O spoiler integrado de forma harmônica na silhueta se estende 135 milímetros a partir de uma velocidade de 90 km/h, aumentando a pressão de contato sobre o eixo traseiro.
Grande teto panorâmico de vidro fixo de série – teto de carbono opcional
O novo Cayenne Coupé está equipado de série com um grande teto panorâmico de vidro fixo de 2,16 m2. Uma área transparente de 0,92 m2 garante uma sensação única de espaço para todos os passageiros. Uma cortina integrada protege contra os raios do sol e o frio. Um teto de carbono com linhas de contorno está disponível opcionalmente para o Coupé. Devido ao seu contorno, ele tem uma aparência típica de carro esportivo – semelhante ao Porsche 911 GT3 RS. O teto de carbono faz parte de um entre três pacotes Sport de construção leve. Estes pacotes abrangem ainda o pacote de design Sport e novas rodas em design GT, de 22 polegadas e construção leve, faixas centrais dos bancos em tecido com estampa xadrez clássica, assim como destaques em carbono e Alcantara® no interior. Além disso, um sistema de escapamento esportivo também faz parte do pacote no modelo Cayenne Turbo Coupé.
Viagens confortáveis em quatro bancos esportivos
O novo Cayenne Coupé oferece de fábrica espaço sem restrições para até quatro pessoas. Na frente, os novos bancos esportivos com posição eletricamente regulável em oito níveis e encostos de cabeça integrados garantem muito conforto e um apoio lateral ideal. Atrás, o Coupé oferece de série um banco traseiro com característica de banco individual. Como alternativa, é possível encomendar o sistema de banco traseiro conforto com três lugares, já conhecido do Cayenne, sem custo extra. Atrás, os passageiros se sentam 30 milímetros mais rebaixados do que no Cayenne, o que resulta em mais conforto e espaço livre em altura. Além disso, o rebaixamento contribui para uma silhueta mais esportiva. O volume do porta-malas é de 625 litros, e aumenta para 1.540 litros com os bancos traseiros rebatidos (Cayenne Turbo Coupé: 600 até 1.510 litros).
Motores turbo de alto desempenho de 340 a 550 cv
O novo Cayenne Coupé se diferencia claramente do Cayenne pelas linhas especialmente dinâmicas e elementos de design específicos. Ao mesmo tempo, ele traz as vantagens de todos os destaques técnicos da terceira geração do modelo, que convence pela propulsão de alto desempenho, sistemas inovadores de chassi, um conceito de exibição e comando digitais e conectividade abrangente.
O Cayenne Coupé com motor turbo de seis cilindros e três litros de cilindrada entrega 250 kW (340 cv) e desenvolve um torque máximo de 450 Nm. O sprint padrão de 0 a 100 km/h acontece após 6,0 segundos com o pacote de série Sport Chrono. Já com os pacotes Sport opcionais de construção leve, o valor é reduzido para 5,9 segundos. A velocidade máxima é de 243 km/h. O Cayenne S Coupé é propulsionado por um motor V6 de 2,9 litros com sobrealimentação biturbo e 324 kW (440 cv). O torque máximo é de 550 Nm. Desempenho: 5,0 (com pacote Sport de construção leve: 4,9) segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h e velocidade máxima de 263 km/h. Já o modelo topo de linha Cayenne Turbo Coupé entra no mercado com o motor V8 de quatro litros com sobrealimentação biturbo, 404 kW (550 cv) e um torque máximo de 770 Nm. O Cayenne Turbo Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A velocidade máxima é atingida aos 286 km/h.
Equipamento abrangente de série
O novo Porsche Cayenne Coupé possui um equipamento de série particularmente extenso, que enfatiza o caráter esportivo do veículo. Estão incluídos de fábrica, entre outros, a servodireção Plus dependente da velocidade, rodas de liga leve de 20 polegadas, assistente de estacionamento na dianteira e na traseira inclusive câmera de marcha à ré, o Porsche Active Suspension Management (PASM), assim como o pacote Sport Chrono.