Sistemas abrangentes aumentam o conforto e a segurança

Sistemas de assistência e conforto

O Coupé se beneficia de todos os destaques técnicos da atual geração Cayenne. Isso inclui também os sistemas de assistência. O assistente de estacionamento de série na dianteira e na traseira informa o motorista com avisos visuais e sonoros ao manobrar e estacionar. Tecnicamente, ele acessa sensores de ultrassom localizados na dianteira e na traseira do veículo. O Cayenne Coupé também é oferecido de série com uma câmera de marcha à ré. Através da representação de uma imagem colorida na tela do PCM, ela auxilia as manobras, apresentando linhas de ajuda dinâmicas e distâncias em relação a potenciais obstáculos. A pedido, o assistente de estacionamento pode ser adquirido com Surround View. Ele usa quatro câmeras individuais para gerar uma visão de 360 graus, que ajuda no estacionamento e nas manobras.

Controle da velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop-and-Go

Como assistente de controle de velocidade e distância, o Cayenne Coupé é oferecido de série com um controle da velocidade de cruzeiro com função de limitador de velocidade, que pode ser ativado em uma faixa entre 30 e 240 km/h. O controle opcional da velocidade de cruzeiro adaptativo aumenta substancialmente a abrangência da função. Com o auxílio do sensor de radar situado no meio da entrada de ar central e das câmeras do veículo, o sistema monitora a distância em relação aos veículos da frente, ajustando-a automaticamente. Também são detectados os veículos que atravessam das faixas de rodagem adjacentes. Se for necessário, o sistema desacelera até parar, seguindo o comportamento de movimento de um veículo trafegando à frente. Desde que seja possível, ele também usa a função “Velejar” para reduzir o consumo do veículo. Assim, o sistema oferece mais conforto de condução e segurança, especialmente em caso de trânsito lento. A regulagem automática da distância do controle da velocidade de cruzeiro adaptativo está disponível em um intervalo de 30 a 210 km/h.

Graças à função Stop-and-Go, o veículo consegue voltar a dar partida depois de uma frenagem até parar. Se o veículo estiver parado durante mais de três segundos, para voltar a andar, basta uma breve pressão no pedal do acelerador ou uma reativação com a alavanca da coluna da direção. A redução também integrada da distância de parada ajuda a evitar colisões ou, pelo menos, reduzir a velocidade a que a colisão ocorre. Em uma primeira etapa, o sistema avisa visualmente, depois acusticamente e, em uma fase adicional, através de uma pressão de frenagem, quando o Cayenne Coupé se desloca muito depressa em direção ao veículo à frente. Se necessário, uma frenagem iniciada pelo motorista é reforçada até a frenagem completa. Se o motorista não reagir, o sistema automaticamente inicia a frenagem de emergência. Neste caso, os vidros laterais se fecham automaticamente. Além disso, os pré-tensores do cinto de segurança do motorista e do passageiro são ativados. Ao mesmo tempo, o sistema avisa o veículo que se aproxima atrás relativamente à iminência de uma colisão traseira, ativando o sistema de luzes intermitentes de alerta.

InnoDrive como copiloto eletrônico

Especialmente inovador é o sistema Porsche InnoDrive, que inclui o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo: com base nos dados de navegação, os valores ideais de aceleração e desaceleração são calculados para os três quilômetros seguintes e ativados através do motor, do Tiptronic S e do sistema de freios. O copiloto eletrônico leva em consideração automaticamente as curvas, os gradientes e as velocidades permitidas. A situação atual do tráfego é detectada por sensores de radar e de vídeo, e a regulagem é ajustada em conformidade. Desenvolvido integralmente pela própria Porsche, o InnoDrive melhora a eficiência. Funções do veículo, como a navegação, o corte de injeção para efeito de freio-motor e as intervenções de frenagem, são controladas de forma mais eficiente em termos de consumo com base nos dados preditivos de navegação.

Além disso, o Porsche InnoDrive oferece claras vantagens dinâmicas e de conforto. O sistema reconhece até mesmo as rotatórias, ajustando a velocidade às condições à frente. Quando o modo Sport é ativado, o InnoDrive também muda para um campo característico mais dinâmico. Através do controle da velocidade de cruzeiro adaptativo integrado, os sensores de radar e de vídeo registram e ajustam permanentemente a distância em relação aos veículos à frente.

Proteção preditiva de pedestres

O Cayenne Coupé é oferecido de série com uma proteção preditiva de pedestres. O sistema reduz significativamente o risco de colisões com pedestres ou ciclistas, fornecendo um aviso visual e sonoro quando um pedestre ou ciclista está na área de colisão. Para isso, o sistema avalia os sinais da câmera frontal. Se o veículo estiver se movendo muito rápido na direção da pessoa, ocorre uma pressão adicional no freio. Então, se o motorista pisar no freio, a desaceleração é eventualmente aumentada até a frenagem completa. Se o motorista não reagir, o sistema inicia uma frenagem de emergência automática.

Assistente de faixa de rodagem com detecção de sinais de trânsito

A troca de faixa de rodagem em vias de alta velocidade com várias faixas está entre as situações de risco mais frequentes. O assistente de faixa de rodagem opcional funciona com base em câmeras e reage com uma assistência da direção quando o veículo deixa a faixa de rodagem sem acionar o pisca-pisca. Sobretudo em percursos de longa distância, o sistema proporciona maior conforto e aumenta significativamente a segurança. Além da assistência de direção, é possível ativar através do PCM um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos. O sistema permanece ativo em uma faixa de velocidades entre aprox. 65 e 250 km/h.

O assistente de faixa de rodagem é combinado com uma detecção de sinais de trânsito. Esta acessa a mesma câmera e reconhece limites de velocidade normais, indicações de velocidade temporárias, proibições de ultrapassagem e exigências indiretas, tais como placas de locais. A detecção de sinais de trânsito funciona de acordo com a situação, acessando também outros sistemas do veículo. Ela considera, por exemplo, a existência de umidade através do sensor de chuva e exibe indicações de velocidade adequadas às condições do tempo.

Assistente de mudança de faixa com assistente de mudança de direção na traseira

Como complemento ao assistente de faixa de rodagem, é possível utilizar o assistente de mudança de faixa aperfeiçoado. Através de um sensor de radar, ele registra a distância e a velocidade do tráfego que se aproxima por trás nas faixas adjacentes. Se a velocidade e a distância em relação ao próprio veículo forem classificadas pelo sistema como muito críticas para uma mudança de faixa, um alerta visual é emitido no retrovisor esquerdo ou direito, dependendo do caso. O sistema detecta veículos a uma distância de até 70 metros e é ativado em uma faixa de velocidades entre aproximadamente 15 e 250 km/h. Uma função adicional é o assistente de mudança de direção na traseira. Ao atravessar um cruzamento, ele avisa visualmente de objetos se aproximando do veículo no ponto cego. Com o pisca ligado após a partida, o motorista é auxiliado pelo assistente de mudança de direção na traseira até ser atingida a velocidade de ativação do assistente de mudança de faixa.

Assistente de visão noturna com câmera termográfica

Graças a uma câmera termográfica inteligente, o assistente de visão noturna identifica pessoas e animais no escuro, indicando-os para o motorista. O sistema possui um alcance de até 300 metros. O sistema eletrônico é capaz de classificar a respectiva fonte de calor e diferenciar um animal de uma moto estacionada com motor quente, por exemplo. O assistente de visão noturna é desativado nas áreas construídas para evitar possíveis alarmes falsos, como cães presos na coleira na calçada, por exemplo. Em combinação com os faróis principais em LED Matrix opcionais, as pessoas ou os animais detectados são adicionalmente destacados através do acionamento orientado do farol.

Novo sistema de iluminação LED com faróis Matrix adaptativos

A Porsche utiliza tecnologia de iluminação de última geração no novo Cayenne Coupé. Em todos os modelos, a mais recente tecnologia LED é utilizada nos faróis principais e nos conjuntos de luzes traseiras. Os faróis principais LED com luzes de circulação diurna de 4 pontos são equipamento de série no Cayenne Coupé e no Cayenne S Coupé, enquanto o Cayenne Turbo possui faróis principais LED de fábrica com um sistema Porsche Dynamic Light.

A opção topo de linha são os faróis principais LED Matrix com Porsche Dynamic Light System Plus. Eles formam o feixe de luz a partir de 84 LEDs individuais, que funcionam em conjunto com lentes ou refletores posicionados à frente. O sistema também inclui uma câmera que detecta veículos circulando na frente e/ou se aproximando no sentido oposto. Isso permite que a distribuição da luz do farol alto seja controlada de forma tão precisa que nenhum outro veículo na estrada é ofuscado. Especialmente com farol alto, o motorista do Cayenne Coupé sempre tem a máxima iluminação possível da faixa de rodagem, sem ofuscar ou prejudicar os restantes veículos na estrada. O complexo módulo de faróis é constituído por diversos componentes que, com base em dados de câmera e de navegação e estados do veículo, podem ser comandados de forma muito variável e independentemente uns dos outros. Devido à distribuição inteligente da luz, outras funções podem ser integradas para aumentar substancialmente o conforto e a segurança de condução. Assim, o sistema é capaz de detectar sinais de trânsito com reflexos fortes e reduzir seletivamente sua luminosidade, para diminuir o ofuscamento do motorista. Mesmo com o tráfego que se aproxima na via oposta, o sistema de iluminação inteligente tem uma configuração especial. Com a chamada função Boost, não só a luz proveniente do trânsito em sentido contrário é atenuada por segmentos, mas a iluminação da própria faixa de rodagem também é simultaneamente reforçada. Assim, o olhar do motorista é orientado para o que é importante, o que aumenta o conforto e a segurança.

previous item
Carroceria