Novas opções: Console superior e rodas de liga leve de 22 polegadas
O Cayenne e seus novos sistemas de assistentes, funções e detalhes de estrutura
Simultaneamente à introdução do Cayenne E-Hybrid, a Porsche está ampliando a oferta de sistemas de assistência e opções de equipamentos para todas as séries. Assim, um console superior está disponível pela primeira vez em um Porsche. Ele projeta todas as informações de dirigibilidade relevantes diretamente no campo de visão do motorista, em uma tela colorida. O sistema, portanto, contribui significativamente para que o motorista fique menos distraído. Também estão disponíveis agora no Cayenne o copiloto digital inteligente Porsche InnoDrive com controle de distância adaptativo por meio do rastreamento ativo, assentos massageadores, para-brisas aquecido, aquecimento autônomo com controle remoto e rodas de liga leve de 22 polegadas.
O primeiro console superior da Porsche
O novo Cayenne apresenta o primeiro console superior da Porsche. O sistema gera um gráfico que funciona a aproximadamente 2,30 metros de distância do motorista e é dividido em sete campos de informação. O visor pode ser ajustado pelo PCM na altura, no brilho e no ângulo de inclinação. Dependendo do equipamento, o motorista pode escolher entre até quatro pré-ajustes, com os quais diferentes informações de dirigibilidade são exibidas, dependendo da pré-seleção. A visualização padrão fornece informações sobre as atividades e o estado dos sistemas de assistência. Nela são exibidos, entre outros itens, sinais de trânsito reconhecidos e válidos no momento, bem como as orientações de navegação ativas. Em conjunto com o pacote Sport Chrono, a pré-configuração correspondente apresenta informações da dinâmica da dirigibilidade, como velocidade do motor, tempo e quantidade de rotações. Quando a função Sport Response está ativada, o motorista pode ver o tempo restante de funcionamento no console superior. A pré-configuração off-road informa ao motorista, em conjunto com o pacote opcional off-road (não disponível para o Cayenne E-Hybrid), sobre inclinação lateral, o ângulo de direção e controle de descida e subida, entre outros dados. O visor personalizado pelo usuário oferece como quarta pré-configuração a possibilidade de definir uma combinação individual de elementos através do PCM. Independentemente da predefinição selecionada, o sistema exibe informações relevantes de acordo com a situação. Por exemplo, no caso de uma colisão iminente, um símbolo de aviso é exibido em uma área expandida. Ao receber chamadas ou quando o controle por voz está ativado, aparecem os símbolos correspondentes.
Exclusividade para o Cayenne: Aplicativo Offroad Precision
Com o novo aplicativo Offroad Precision, a Porsche oferece ao motorista do Cayenne a oportunidade de documentar, avaliar e melhorar sua direção off-road. A seção “Trajeto” funciona de maneira semelhante aos aplicativos de navegação populares para telefones celulares. Se a gravação estiver ativada, todos os dados relevantes serão gravados automaticamente: Motorista, carro, rota, horários e dados do GPS. Ele cria automaticamente perfis de rota e altitude que podem ser vistos posteriormente em um mapa. Ao mesmo tempo, o trajeto pode ser integralmente gravado em vídeo. As gravações são realizadas com um smartphone ou com uma câmera de ação controlada externamente. Com a função “compartilhamento” do smartphone, os trajetos podem ser compartilhados nas redes sociais. No modo do aplicativo “progresso pessoal”, as conquistas individuais do motorista são avaliadas usando um sistema de bônus. O aplicativo também explica ao iniciante em off-road, em um tutorial bem fundamentado com os conhecimentos básicos, como dirigir adequadamente um Cayenne na área rural. O tutorial termina apresentando uma visão geral dos parques off-road, onde é possível ter as primeiras experiências com o carro em um ambiente seguro. O aplicativo Offroad Precision está disponível para iOS e Android.
Mais conforto, mais utilidade: Aquecimento autônomo, assentos massageadores, gerenciamento do compartimento de carga
A extensa variedade de equipamentos para o Cayenne inclui agora um para-brisas aquecido e um aquecedor autônomo programável com controlo remoto e conexão Porsche Connect. A nova função de massagem nos assentos dianteiros é mais uma opção, não só de conforto como também de posicionamento (14 posições, acionamento elétrico). O condutor e o passageiro da frente podem escolher entre cinco programas de massagem, implementados por dez almofadas de massagem situadas nos encostos dos bancos e controladas pneumaticamente. Isso não só aumenta o conforto ao ficar sentado, mas também garante a ativação muscular e o relaxamento em longos trechos. O novo sistema de gerenciamento do compartimento de carga inclui dois trilhos de fixação integrados ao piso, uma haste telescópica, olhais de amarração e uma rede de divisão para o compartimento de bagagens, entre outros itens.
Novas opções esportivas
Para os motoristas esportivos do Cayenne, a Porsche está expandindo o seu leque de opcionais com novos designs de rodas, a roda Cayenne Exclusive Design de 21 polegadas e a roda Cayenne Sport Classic de 22 polegadas. A nova roda Cayenne E-Hybrid Design de 21 polegadas é exclusiva para o Cayenne E-Hybrid. O novo sistema de escapamento esportivo oferece uma experiência acústica dinâmica. Especialmente nos modos de direção Sport e Sport Plus ele gera uma experiência sonora particularmente emotiva. Os tubos de escape duplos de alto brilho do sistema de escapamento esportivo estão disponíveis em prata ou preto. O pacote Sport Design acrescenta aos novos modelos Cayenne uma aparência ainda mais esportiva. Os coloridos componentes externos independentes personalizam ainda mais o carro.
InnoDrive como copiloto eletrônico
Especialmente perspicaz é o novo Porsche InnoDrive, incluindo o controle de distância adaptativo. Com base nos dados de navegação, os valores ideais de aceleração e de desaceleração são calculados para os três quilômetros à frente e ativados através do motor, do Tiptronic S e do sistema de freio. O copiloto eletrônico leva em conta automaticamente as curvas, subidas e velocidades permitidas. A situação do tráfego em tempo real é detectada por sensores de radar e de vídeo, e a regulagem é ajustada de acordo com eles. O InnoDrive, desenvolvido pela própria Porsche, melhora a eficiência. As funções do carro, como a navegação, o desligamento do impulso e a frenagem, são controladas de forma mais eficiente com base nos dados preditivos de navegação.
Além disso, o Porsche InnoDrive oferece vantagens claras em termos de conforto e dinâmica. O sistema reconhece até mesmo as rotatórias, e ajusta a velocidade às condições à frente. Quando o modo Sport é ativado, o InnoDrive também muda para um mapeamento mais dinâmico. Com o controle de distância adaptativo integrado, os sensores de radar e vídeo registra a distância dos carros à frente do carro e faz constantemente os ajustes necessários. O rastreamento ativo permite a condução assistida em avenidas e rodovias bem desenvolvidas (na faixa de velocidade de zero a 210 km/h). O carro é guiado através de comandos de direção suaves e segue a pista à frente dentro dos limites do sistema. Ele se baseia em marcações rodoviárias e outros carros na estrada.
Mundo sonoro 1: Sistema de som Surround BOSE®
O Cayenne Turbo vem com o novo sistema de som Surround BOSE® como item de série, o qual é opcional nos outros modelos. Com 14 alto-falantes incluindo subwoofer, amplificador de 14 canais e uma saída total de 710 watts, este sistema oferece um som fiel ao original nos cinco assentos. A tecnologia Centerpoint® 2 possibilita reproduzir fontes estéreo no modo surround. Isso cria um som surround impressionante. A tecnologia AudioPilot® Noise Compensation garante que a experiência de som possa ser apreciada independentemente das condições de dirigibilidade. A inovadora tecnologia BOSE® SoundTrue Enhancement também restaura partes perdidas em arquivos de música compactados, como o formato MP3, aumentando assim a qualidade e a dinâmica do som.
Mundo sonoro 2: Sistema de som Surround High-end Burmester® 3D
O avançado sistema de som surround de alta qualidade Burmester® 3D com o novo algoritmo Auro 3D® oferece um aprimoramento adicional. Este sistema cria uma atmosfera realista de sala de concertos no ambiente interno. Ele inclui 21 alto-falantes com um sistema central de duas vias e um subwoofer ativo com um amplificador digital Classe D de 400 watts. A potência total equivale a 1.455 watts. Completamente melhorado, o sistema de alta qualidade oferece tecnologias exclusivas, como o Burmester® Air Motion Transformer e o Sound Enhancer®. Ao ouvir música compactada é possível aprimorar ainda mais o som usando o Sound Enhancer®. O algoritmo Auro 3D® revoluciona a experiência de som em toda a indústria automotiva. Em colaboração com os estúdios Galaxy, referência mundial para a reprodução perfeita de músicas, um algoritmo especial foi desenvolvido para dar uma impressão de 3D perfeita quando as músicas são reproduzidas. A tecnologia Auro 3D® pode gerar uma experiência de som em 3D dinâmica a partir de qualquer material de origem.
Pacote de funções: O Remote Park Assist também estaciona sozinho
Com o novo Remote Park Assist, a Porsche montou um amplo pacote opcional com funções de conforto e segurança que estará disponível para a próxima geração do Cayenne. O motorista pode não só permitir que o SUV estacione sozinho, mas também recebe ajuda em manobras e é avisado de situações perigosas ao sair do carro e do estacionamento.
A assistência ativa ao estacionar aumenta enormemente o conforto. Com a ajuda dos sistemas de ultrassom e de câmera do carro, o sistema detecta automaticamente as vagas de estacionamento e mede seu tamanho. Quando o sistema sinalizar que o espaço de estacionamento é da medida suficiente, o motorista pode iniciar e controlar o procedimento de estacionamento, pressionando e segurando um botão no console central. O sistema assume automaticamente a direção e a seleção de marchas, controla o acelerador e freia automaticamente. O motorista só precisa monitorar o processo. A assistência ativa de estacionamento é capaz de estacionar o carro em espaços longitudinais e transversais.
Park Pilot vai um passo além e possibilita o estacionamento à distância, por meio de um controle remoto através do smartphone. Quando o sistema identificar um espaço de estacionamento adequado, o motorista pode iniciar o procedimento pressionando o botão correspondente no PCM e sair do carro. Então, o procedimento de estacionamento continua enquanto o botão no aplicativo do smartphone estiver sendo pressionado. O piloto de garagem opera sob o mesmo princípio e é usado quando o carro é colocado ou retirado de uma garagem estreita sem que o motorista esteja no carro. Quando o Cayenne atinge sua posição final, o motor e a ignição desligam-se automaticamente e o carro é trancado. O piloto de garagem também pode sair da posição em que está estacionado. Para fazer isso, o motorista dá a partida no SUV através do aplicativo do smartphone e permite que o carro seja conduzido até que ele possa entrar confortavelmente no carro.
O visor surround em 3D oferece uma visão geral completa
O sistema também auxilia o motorista em manobras manuais. A tela 3D Surround View do Remote Park Assist proporciona uma visão de 360° a partir de quatro câmeras individuais, o que ajuda a manobrar e a estacionar o carro. Uma novidade essencial do sistema é a visão tridimensional em perspectiva. O assistente de manobra com sensor de meio-fio ajuda a evitar colisões em situações de manobras estreitas e confusas. A função ativa-se automaticamente até uma velocidade de 10 km/h e exibe a situação de estacionamento em 3D na tela touch do PCM. Se houver risco de colisão, surge uma advertência no PCM e, se necessário, um movimento de direção.
Suporte para manobras de reboque conduz carro rebocado de forma independente
Se o Cayenne for usado como carro de tração, o suporte para manobras do carro rebocado facilita significativamente o estacionamento de ré. Depois de ativar a função, o motorista só precisa engatar a marcha a ré e acelerar um pouco. Através da plataforma giratória do PCM, o próprio motorista pode ajustar continuamente o ângulo em que deseja colocar o carro. A imagem da câmera retrovisora no PCM mostra as linhas de orientação correspondentes. O sistema engata automaticamente o volante e direciona o carro rebocado para o percurso selecionado pelo motorista.
Funções de aviso ao sair do carro e do estacionamento
Duas funções de aviso, que aumentam significativamente a segurança na vida cotidiana, completam o pacote. Quando a porta é aberta por dentro, o aviso de saída indica carros que se aproximam por trás. Para isso, os LEDs nas maçanetas da porta piscam internamente em vermelho. O aviso de saída permanece em espera durante cerca de três minutos depois que a ignição é desligada. Assim como o sensor de estacionamento, essa função também se baseia nos sensores do radar traseiro. Quando o assistente de estacionamento está ativado, ele, por exemplo, avisa quando existe espaço para estacionar transversalmente à frente de outros carros, reconhecidos como críticos. A indicação é gradual – visualmente no PCM, acusticamente e pela pressão no freio, se necessário.
-
O alcance elétrico máximo pode variar entre 42 - 44 km, dependendo do conjunto de pneus utilizado.