Construção leve com genes de carro esportivo

Design e carroceria

Um Porsche Cayenne é reconhecido logo à primeira vista. A nova geração continua cultivando esse caráter inconfundível. O seu design do exterior , totalmente novo e ao mesmo tempo familiar, evidencia a identidade da marca Porsche de modo coerente e reforça a premissa do Cayenne de ser o veículo mais esportivo da sua classe. 63 milímetros a mais de comprimento externo com a mesma distância entre eixos (2.895 milímetros) e nove milímetros a menos de altura do teto em relação ao modelo anterior acentuam a impressão alongada elegante do Cayenne de 4.918 milímetros de comprimento e 1.983 milímetros de largura, excluindo os retrovisores externos.

A dianteira do novo Cayenne sinaliza performance. O capô pronunciado com power dome marcante acentua os para-lamas, que estendem-se até o contorno redesenhado dos faróis. O visual dos faróis de LED é caracterizado sobretudo pelos módulos de iluminação com design tridimensional, que formam uma escultura sofisticada. Agora, os frisos laterais da entrada central de ar apontam para fora, reforçando o efeito de largura e acentuando o visual atlético. Ao estilo típico da Porsche, grandes entradas de ar com lâminas prateadas marcam a dianteira do Cayenne e do Cayenne S, para um arrefecimento ideal dos motores turbo. Airblades no lado externo das entradas de ar conduzem o ar de arrefecimento de modo orientado para as aberturas.

O Cayenne Turbo distingue-se visualmente dos outros modelos como nunca antes. Através da combinação de superfícies pintadas em preto fosco e alto brilho, as entradas de ar maiores na parte dianteira exclusiva dão a impressão de ser uma única entrada de ar contínua e imponente. As molduras pretas das entradas de ar laterais reforçam ainda mais esse efeito. À noite, o Cayenne Turbo distingue-se dos outros modelos pelos seus faróis dianteiros com duas fileiras.

Vista lateral com proporções mais dinâmicas

Apesar do aumento do seu comprimento em exatos seis centímetros, mantendo a mesma distância entre os eixos, o novo Cayenne não perdeu em nada a sua aparência compacta. Pelo contrário: as novas proporções conferem a ele um visual ainda mais dinâmico. Os vidros laterais ganharam um design mais estreito do que no modelo anterior e, assim como o traçado baixo do teto, eles convergem para trás com uma inclinação maior. Ambos fazem com que o veículo pareça mais baixo e mais esguio. Lanternas de canto no quadro do teto reforçam ainda mais a profundidade visual. O novo design dos para-lamas traseiros evidencia ainda mais os genes de carro esportivo do Cayenne, eles apoiam a traseira tal como ombros largos.

Outra característica típica de carros esportivos são as novas rodas de liga leve, maiores em uma polegada. Com elas, aumentaram também o diâmetro dos pneus e as cavas das rodas, traços distintivos claros da performance ainda mais elevada do Cayenne. 

Na vista lateral, o Cayenne Turbo diferencia-se particularmente pelas rodas Cayenne Turbo de 21 polegadas diamantadas em titânio escuro e com o escudo colorido da Porsche, e pelas extensões das cavas das rodas pintadas na cor do veículo. Os retrovisores externos e os frisos laterais das portas do modelo top de linha também foram mantidos totalmente na cor do veículo. Também chamam a atenção as pinças de freio brancas do inovador Porsche Surface Coated Brake, responsável de série pela desaceleração no Cayenne Turbo. 

Típica da Porsche: traseira larga com faixa luminosa integrada

O traçado horizontal das linhas da traseira do novo Cayenne acentua o efeito de profundidade e largura. Apenas através da faixa luminosa tripartida, situada entre as luzes traseiras, já é possível reconhecer de longe que a nova geração de SUVs é um Porsche. Assim como nos carros esportivos, sob a superfície vitrificada de alta qualidade, além da faixa luminosa, encontra-se a inscrição “PORSCHE” com design tridimensional. Igualmente integrado na cor do veículo, o novo spoiler do teto estende-se de forma retilínea, com a borda mais discreta do que a do modelo anterior. No Cayenne Turbo já é diferente: a característica distintiva exclusiva do modelo top de linha é o spoiler adaptável do teto, uma novidade no segmento dos SUVs. Além disso, é possível identificar o Cayenne Turbo pelas suas saídas de escape duplas específicas. A parte inferior traseira pintada na cor do exterior completa o design exclusivo da traseira do modelo top de linha.

Construção leve e aerodinâmica ativa

Na construção da nova carroceria do Cayenne, a Porsche aplicou de modo coerente o princípio da construção leve dos carros esportivos. A ideia central: a utilização do material certo no local certo. De modo coerente, a estrutura do novo Cayenne foi concebida na já consagrada estrutura mista de alumínio e aço. Ela une vantagens de peso significativas com um alto grau de rigidez. Assim, são utilizados, entre outros, aços microligados extremamente resistentes e aços multifásicos, que conferem à estrutura uma elevada resistência dinâmica à torção. Em áreas menos sobrecarregadas é empregado alumínio em larga escala. Portanto, o casco do novo Cayenne é totalmente fabricado em alumínio: teto, conjunto do piso, extremidade dianteira, portas, para-lamas, tampas do motor e do porta-malas. Além disso, são empregados materiais plásticos recicláveis em todos os pontos onde estes satisfazem inteiramente as exigências técnicas. Com isso, os novos modelos Cayenne podem ser reciclados em aproximadamente 95 por cento.

No total, a utilização inteligente dos materiais representa uma economia de peso da estrutura de até 135 quilos. Uma parte desta economia de peso é contrabalançada através da expansão dos equipamentos. Mesmo assim, o Cayenne S, por exemplo, pesa 65 quilos a menos do que o seu antecessor. Em comparação com o mesmo modelo da primeira geração de 2002, a vantagem de peso é até mesmo de 225 quilos, ou um total de dez por cento. Pesando sozinha dez quilos a menos do que uma bateria de chumbo convencional equiparável, a inovadora bateria de arranque de polímero de ferro-lítio também contribui para a economia de peso. Além disso, ela apresenta uma durabilidade três a quatro vezes maior. No quesito peso por unidade de potência, os novos modelos Cayenne, com 5,8 kg/cv no Cayenne, 4,6 kg/cv no Cayenne S e 3,9 kg/cv no Cayenne Turbo, alcançam níveis máximos na categoria.

O Cayenne Turbo é o primeiro na categoria equipado com spoiler adaptável do teto e freios pneumáticos

O novo Cayenne Turbo introduz a Porsche Active Aerodynamics (PAA) no segmento dos SUVs. O modelo top de linha é o primeiro veículo da sua categoria a ser equipado com um spoiler adaptável do teto específico. Assim como no 911 Turbo, ele oferece a possibilidade de adequar a aerodinâmica e o downforce de modo ideal de acordo com a situação de direção. Na sua posição inicial, o spoiler dá continuidade ao contorno do teto em uma linha única. Esta forma do Cayenne é a mais favorável para a circulação do fluxo de ar. A partir de 160 km/h, o spoiler do teto eleva-se em seis graus na posição Performance, aumentando assim o downforce de estabilização sobre o eixo traseiro até a velocidade máxima. Quando o motorista aciona o modo Sport Plus, o spoiler move-se para a posição de 12,6 graus, o que aumenta a aderência dos pneus ao solo para uma dinâmica ainda mais esportiva nas curvas rápidas. A velocidades a partir de 160 km/h, se o sistema de teto panorâmico opcional estiver aberto, o spoiler assume uma posição de 19,9 graus, compensando desta forma as turbulências de ar. Espetacular e eficaz é a quinta posição “Airbrake”. Nesta posição, em caso de desaceleração forte em uma faixa de velo­cidade entre 170 km/h e 270 km/h, a lâmina do spoiler estende-se em 28,2 graus. Com isso, o spoiler funciona como um freio a ar, ao mesmo tempo em que aumenta a pressão sobre o eixo traseiro e, consequentemente, a estabilidade ao frear. Em caso de frenagem total a partir de uma velocidade de 250 km/h, a posição Airbrake reduz a distância de frenagem em até dois metros.

Aletas de refrigeração ativas e Air Curtain para todos os modelos Cayenne

O novo conceito de aerodinâmica também engloba aletas de refrigeração ativas em todos os modelos Cayenne. Elas solucionam o conflito de objetivos entre o arrefecimento necessário e a aerodinâmica ideal. Quando fechadas, elas diminuem a resistência do ar, abrindo apenas quando há uma grande necessidade de arrefecimento. As aletas ativas regulam o fluxo de todas as aberturas de ar de refrigeração e são controladas de modo independente entre si. Outra inovação é o chamado Air Curtain, que permite a saída orientada do ar das cavas das rodas à frente das rodas, aumentando a sua aceleração. Isso minimiza significativamente as turbulências de ar que são comumente geradas nas rodas. As entradas de ar laterais na parte dianteira possuem os chamados airblades no exterior, que asseguram a entrada de um fluxo ainda maior de ar nas entradas de ar.

A parte inferior da carroceria do novo Cayenne é quase que inteiramente revestida. Isso melhora o fluxo de ar embaixo do veículo, otimizando assim a aerodinâmica. No Cayenne e no Cayenne S, o novo spoiler do teto fixo estende-se de forma mais retilínea e é quase que totalmente mantido na cor do veículo. Ele termina em uma borda discreta. Os flaps laterais na coluna D, importantes para a aerodinâmica, são dispostos na área preta que tem origem na borda. Isso confere ao design traseiro do novo Cayenne um visual elegante e sóbrio.

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