Mais espaço para um prazer de dirigir mais confortável

Ergonomia e conforto no interior

Também na geração mais nova, o Cayenne permanece fiel a si mesmo: O motorista e os passageiros não sentam-se em bancos que parecem elevados, típicos dos SUVs, mas são integrados no veículo, tal como em todos os Porsches. O interior é estruturado ergonomicamente ao redor do motorista. Todos os elementos de operação são de alcance fácil e direto. Tal como no Porsche 911, o Cayenne também conta com o console central ascendente inclinado para a frente. Contudo, este não é apenas um elemento de design, mas sobretudo disponibiliza distâncias ergonomicamente curtas do volante até as principais funções do veículo. O volante esportivo multifuncional é projetado de acordo com o mesmo princípio. Ele une alto nível de ergonomia e visual contemporâneo.

Em todos os lugares do Cayenne, espaço e conforto aumentaram visivelmente mais uma vez. A nova geração oferece, já de série, características de equipamentos que normalmente só estão disponíveis na sua classe como opcionais. Assim, por exemplo, os bancos de todos os modelos são parcialmente revestidos em couro já de série. Isso significa que as faixas centrais dos bancos, as faces dos bancos e as faixas centrais dos encostos de cabeça são confeccionadas em couro tanto na frente quanto atrás. O volante, a alavanca seletora, os apoios de braço nas portas e o console central também são revestidos em couro. No escuro, a iluminação ambiente cria uma atmosfera agradável no interior do veículo. O ionizador opcional ajuda a reduzir significativamente a contaminação por partículas e germes nocivos.

Novos bancos esportivos adaptáveis baseados no modelo dos carros esportivos

Para o Cayenne Turbo, foi criada uma nova geração de bancos esportivos adaptáveis, mais do que nunca orientada nos carros esportivos. Características visíveis do novo sistema superior de bancos: tal como em um carro esportivo, os encostos de cabeça são integrados nos encostos dos bancos, e não encaixados como uma peça separada. Junto com as faces laterais mais altas e o padrão de costura exclusivo nas faixas centrais dos bancos, os bancos esportivos não só apresentam um visual extremamente esportivo, mas também uma ergonomia excepcional. Os bancos esportivos adaptáveis são equipados de série com aquecimento, o qual pode ser complementado opcionalmente com a ventilação dos bancos. O sistema superior de bancos é de série no Cayenne Turbo e disponibilizado como opcional para os demais modelos. Ao optar pelos bancos esportivos, os bancos traseiros são confeccionados com o mesmo visual e com as mesmas faces laterais mais altas.

O banco de série do Cayenne e do Cayenne S é o banco Comfort com ajuste elétrico de oito posições. Este proporciona um controle direcional seguro em modos de direção esportivos e conforto sem fadiga em percursos longos. Em todos os modelos, os bancos de alta qualidade, quando comparados dentro da mesma categoria, já são revestidos de série parcialmente em couro: as faixas centrais dos bancos, as faces dos bancos e as faixas centrais dos encostos de cabeça são confeccionadas em couro tanto na frente quanto atrás.

Compartimento traseiro mais espaçoso com bagageiro versátil

O sistema de bancos traseiros pode ser deslocado em 160 milímetros no comprimento e, para os encostos divididos dos bancos, oferece dez opções de ajuste em incrementos de dois graus, desde onze até 29 graus. Além disso, é incluída uma posição de carga, na qual os encostos dos bancos traseiros são posicionados quase que na vertical, aumentando assim o volume do bagageiro em quase 100 litros em comparação com o modelo anterior. Em caso de uma necessidade de espaço ainda maior, é possível rebater os encostos dos bancos assimetricamente para a frente, obtendo uma superfície de carregamento plana. Assim, o volume do bagageiro pode variar entre 770 e 1.710 litros (Cayenne Turbo: de 745 a 1.680 litros) com capacidade máxima de utilização da superfície. Como opcional é disponibilizado o banco Comfort com ajuste de 14 posições, que também pode ser equipado com aquecimento.

Através do sistema de acesso confortável, é possível acessar o bagageiro facilmente. Um pequeno movimento com o pé sob o para-choque traseiro é suficiente para abrir a tampa traseira automaticamente. Por questões de segurança, essa função somente é ativada quando o sistema identifica a chave do veículo simultaneamente. Além disso, o sistema de acesso confortável engloba a ativação e a desativação do sistema de bloqueio do veículo sem a chave, bem como a partida do motor.

A adequação ao cotidiano do Cayenne é determinada, entre outros, pelo espaço de carga prático para o dia a dia: a nova geração dispõe de uma grande variedade de porta-objetos de série. Nos porta-objetos de 3,9 litros das portas dianteiras, é possível acondicionar garrafas de até 1,5 litros. Nas portas traseiras com capacidade para 1,9 litros, é possível armazenar garrafas de 1 litro. Dependendo do modelo, além do porta-luvas de 7,8 litros, o console central é equipado com um espaço de carga adicional que varia entre 2,1 e 4,2 litros.

Novo: envidraçamento com isolamento acústico e térmico em vidro laminado

O aumento do conforto é uma das principais vantagens do novo Cayenne para as condições e o prazer de direção de todos os seus ocupantes. Todos os modelos são equipados de série com vidros com isolamento térmico, que reduzem a necessidade de aquecimento do interior do veículo. Consequentemente, isso resulta em uma menor utilização do ar-condicionado, o que, por sua vez, diminui o nível de ruído e as correntes de ar no interior do veículo.

Uma nova opção que foi desenvolvida é o envidraçamento com isolamento acústico e térmico em vidro laminado. Ele reflete a radiação infravermelha, reduzindo assim o aquecimento do interior do veículo sob a incidência forte de raios solares. Além disso, através da utilização de uma nova película acústica no interior da estrutura do vidro laminado, foi possível aprimorar significativamente três características importantes:

  • Quase 100 por cento dos raios UV prejudiciais são bloqueados. Isso protege a saúde dos ocupantes e aumenta a durabilidade do interior em países onde a incidência solar é muito intensa.
  • Os novos vidros laminados reduzem os ruídos do exterior de modo ainda mais eficaz, contribuindo assim para um interior mais silencioso. Ruídos originados pela passagem de outros veículos em pistas molhadas, por exemplo, são quase que totalmente absorvidos. O isolamento da nova película acústica foi projetado de forma a preservar o som do motor.
  • Graças à película inserida entre as lâminas de vidro, o vidro laminado de segurança mantém a sua forma mesmo quando se quebra, proporcionando assim uma maior proteção contra arrombamento.

Vidros escurecidos Privacy e persianas rolô para proteção solar

A Porsche disponibiliza como opcional para o Cayenne os vidros escurecidos Privacy, nos quais todos os vidros atrás da coluna B, inclusive o vidro traseiro, são altamente escurecidos. O escurecimento dos vidros temperados Privacy reduz a luz visível a um nível inferior a 20 por cento. Isso protege tanto os passageiros do compartimento traseiro quanto objetos na traseira contra olhares indesejados. Para aumentar ainda mais a privacidade, é possível complementar os vidros escurecidos Privacy com as persianas rolô elétricas opcionais nas janelas laterais traseiras.

Igualmente possível é uma combinação com o envidraçamento com isolamento acústico e térmico em vidro laminado.

Maior sensação de espaço com o sistema de teto panorâmico

Opcionalmente, é possível equipar o novo Cayenne com o sistema de teto panorâmico aperfeiçoado. Em comparação com o modelo anterior, ele é posicionado mais à frente, criando assim uma sensação de espaço ainda mais agradável para todos os passageiros. O sistema de teto panorâmico é composto por dois elementos de vidro que, juntos, formam uma superfície de 0,67 centímetros quadrados. A parte frontal é projetada como um teto deslizante e de elevação e a parte traseira, como teto fixo. O vidro escurecido retém mais de 95 por cento da radiação UV prejudicial da luz solar. Caso necessário, é possível reduzir ainda mais a incidência dos raios solares com a persiana rolô integrada na cor do interior do veículo.

next item
Infotainment e conectividade
previous item
Design e carroceria