O modelo 991: o 911 ultrapassa a barreira do milhão

A partir de 2011, o modelo 991 representa o mais alto nível de desenvolvimento até então. O 991 é tão potente sobre rodas como nenhum 911 antes – um efeito que também se baseia na bitola mais larga e na distância entre eixos 10 cm maior. Para isso contribui também a aerodinâmica adaptativa que o 911, como primeiro carro esportivo de série da Porsche, assume do carro híbrido superesportivo 918 Spyder.

O interior redesenhado do modelo 991 se baseia na arquitetura do Carrera GT. Ele combina elementos clássicos do 911, como os cinco instrumentos redondos – sendo um deles uma tela multifuncional de alta resolução – com design moderno e uma ergonomia melhorada. Ao mesmo tempo, o novo Porsche Communication Management (PCM) oferece mais conectividade, um monitor multitouch e informações de trânsito em tempo real.

Do ponto de vista técnico, o ícone da marca ficou mais potente e atlético que nunca. A carroceria de construção leve e ainda mais resistente, em estrutura de alumínio e aço, ajudou a reduzir o peso em até 45 kg. O motor de seis cilindros de entrada na gama apresentava 3,4 litros de cilindrada, entregando, ainda assim, 350 cv. Com 3,8 litros, o modelo S atingiu 400 cv e o GTS 430 cv.

Seguindo a nova edição do 991, lançada em 2015, os modelos 911 Carrera também contaram com a potência dos dois turbocompressores. Em combinação com um motor de três litros, as entregas de potência das três versões do Carrera, básico, S e GTS são agora de 370, 420 e 450 cv. Pela primeira vez, um 911 Carrera acelerou de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos. Ao mesmo tempo, o consumo de combustível e as emissões foram reduzidos.

As versões Turbo e GT também atingiram novos níveis no quesito potência, assim como os 700 cv no 911 GT2 RS. Com 340 km/h, ele é o 911 de série mais rápido da história do modelo. E o 911 GT3 RS, com 520 cv e motor aspirado de alta rotação de 4,0 litros, concentra o maior volume de tecnologia do esporte motorizado oferecido até então pela Porsche em um veículo de estrada.

Um destaque da gama de modelos é o 911 Targa, que incorporou a ideia clássica deste conceito com uma barra larga ao invés das colunas B e combinou com uma estrutura inteligente do teto. Outros destaques são versões de modelo, como o 911 Carrera T, com peso otimizado, e o 911 R, extremamente leve e limitado a 991 exemplares, assim como o 911 GT3 RS, que pesa apenas 1.370 kg. Muito procurado é também o modelo especial de “50 anos do 911”, do qual foram produzidos exatamente 1.963 exemplares. Uma parte importante na história da empresa é ocupada pelo carro esportivo na cor Irish Green, com diversos recursos exclusivos, lançado em 11 de maio de 2017, em Zuffenhausen: o milionésimo 911. Esta verdadeira joia com 450 cv de potência permanece propriedade da Porsche AG.

O 911 da geração 991 é o carro mais vendido na história: de 2011 até o dia 31 de outubro de 2018 foram fabricados 217.930 exemplares. Até este dia, desde a estreia em 1963, a Porsche produziu um total de 1.049.330 veículos do 911 de série.

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