O modelo 997: ofensiva tecnológica, novo design e grande variedade no 911

A partir de 2004, o Porsche 911 se apresenta tão versátil como nunca: ele está disponível como Coupé e Targa, Cabriolet e Speedster, com tração traseira e integral, carroceria estreita e larga, com motores turbo e aspirados, refrigerados a água, como GTS e nas versões esportivas GT2, GT2 RS, GT3 e logo duas versões GT3 RS. A oferta abrange 24 variantes de modelos, incluindo os modelos especiais, complementada com inúmeras possibilidades de personalização.

Com o design do 997, a Porsche afilou ainda mais o 911 com um visual ainda mais dinâmico e potente. Com um formato mais pronunciado da traseira, o Carrera já tem uma aparência visivelmente mais masculina, enquanto os modelos S, GT e Turbo ganharam mais 44 milímetros na largura. O modelo 997 se diferencia do antecessor através dos faróis redondos e transparentes mais inclinados, que marcam um elemento de estilo importante do 911 com refrigeração a ar. Depois da remodelação, em julho de 2008, faróis de bi-xenon e luzes diurnas LED caracterizam a dianteira.

No quesito técnico, o Porsche 911 da geração 997 também atinge novos recordes. O motor de seis cilindros e 3,6 litros do Carrera entrega 325 cv. Para os modelos S, o furo do cilindro foi aumentado em três milímetros. Assim, com cilindrada de 3,8 litros, este se tornou o maior motor boxer utilizado em um 911 de série até então.

Para a revisão do modelo, em 2008, a Porsche renovou completamente a gama de motores e apostou, pela primeira vez, na injeção direta de gasolina. Como resultado, o consumo e as emissões caíram significativamente, mas o desempenho aumentou: 345 cv para o 3,6 litros, 385 cv no seis cilindros de 3,8 litros. Já no novo 911 Carrera GTS, que preenche a lacuna entre os modelos S e o GT3, a potência é de até 408 cv.

O 911 Turbo também se beneficia da ofensiva tecnológica: seu motor de 3,6 litros foi o primeiro motor a gasolina a ser equipado com turbocompressor com geometria variável das turbinas. A conversão posterior para 3,8 litros de cilindrada e injeção direta permite um salto inicial de 480 cv para 500 cv. O 911 Turbo S entrega uma potência de até 530 cv, combinada de série, pela primeira vez, com uma transmissão de dupla embreagem de sete marchas. O 911 GT2 RS é ainda mais potente e mais rápido: seu motor desenvolve 620 cv, o suficiente para um tempo de trajeto de 7:18 minutos no Nordschleife de Nürburgring.

Os modelos GT3 também se beneficiam da potência aumentada, de 415 cv para 435 cv. O RS 3.8 entrega até 450 cv de potência. Mas a maior conquista foi do GT3 RS 4.0, limitado em 600 unidades, que conseguiu atingir 500 cv.

Ao mesmo tempo, a geração 997 se caracteriza por modelos especiais notáveis, como é o caso do 911 Sport Classic. Todos os 250 exemplares foram vendidos dentro de apenas 48 horas. Já o 911 Speedster – também com 408 cv – foi oferecido pela Porsche com 356 unidades. O 911 Turbo S Edition 918 Spyder foi um caso especial: Este modelo foi criado para reduzir o tempo de espera dos futuros proprietários de um novo 918 Spyder por seu híbrido superesportivo – apenas estes 918 sortudos conseguiram encomendar o modelo especial. A Porsche produziu 213.004 carros esportivos do modelo 997 entre 2004 e 2012.

next item
O modelo 997: ofensiva tecnológica, novo design e grande variedade no 911
previous item
O modelo 996: o primeiro 911 com motor boxer refrigerado a água