O 911 original: a obra-prima de Zuffenhausen

A expansão da série de modelos do 911 continua. Em 1965, a Porsche responde de maneira tipicamente pragmática a uma discussão nos EUA que classificava os modelos conversíveis como perigosos: No Salão Internacional do Automóvel (IAA), a empresa apresentou o 911 Targa como o primeiro “conversível seguro” do mundo, com uma estrutura protetora contra capotamento com 20 centímetros de largura, uma parte do teto removível e uma minicapota traseira, conhecida como "soft window". Pouco tempo depois foi lançado um vidro traseiro panorâmico com vidro aquecível. O nome da versão aberta – “Targa” – foi inspirado na corrida de longa distância Targa Florio, na Sicília, já vencida quatro vezes anteriormente.

Juntamente com o 911 S com 160 cv de potência, mais um ícone do design teve sua estreia mundial em 1966: a roda Fuchs. Provavelmente a roda mais famosa da história automotiva entra em novo território tecnológico: forjada em apenas uma peça, ela se tornou muito mais leve.

Outras versões do modelo ficaram prontas no outono de 1967: O 911 T, com 110 cv, completou o programa abaixo dos modelos principais 911 S e 911 E – o sufixo “E” significa injeção de gasolina. Isso resolveu tudo: com estas três versões, a Porsche foi o primeiro fabricante de automóveis alemão a atender às rígidas normas de emissões dos EUA.

A melhoria contínua do Porsche com 2+2 lugares atingiu mais um marco em meados de 1968: A partir do ano modelo 1969, a distância entre eixos da primeira geração do 911 aumentou 57 milímetros, passando a 2.268 milímetros. Primeiramente, isso deu ao carro esportivo com motor traseiro um comportamento de condução mais calmo. A era dos 2 litros acabou em 1969: um orifício quatro milímetros maior serviu para aumentar a cilindrada para 2.195 ccm. Para o ano modelo 1972, a cilindrada aumentou para 2,4 litros, fazendo com que o carro esportivo passasse a aceitar também a gasolina comum. O novo espectro de potência: de 130 a 190 cv no 911 S.

Com o spoiler traseiro “rabo de pato”, o 911 Carrera RS 2.7 se tornou sua própria lenda. O esportivo de 1.000 kg, potência de 210 cv e velocidades acima de 245 km/h foi produzido 1.525 vezes na fábrica em Zuffenhausen. É ele que coroa a primeira geração do 911. Entre 1963 e 1973 foram produzidos, no total, 111.995 veículos do 911 original.

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A série G: o 911 começa bem com inovações técnicas
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