O modelo 964: um novo começo com este 911

A terceira geração do carro esportivo, internamente chamada de 964, combina a silhueta tradicional do modelo clássico com a mais moderna tecnologia. Ela também é a aposta no futuro da empresa, que passava por um período economicamente desafiador. A terceira geração ganhou a aposta.

A modernidade do novo 911, é mostrada logo pela primeira variante do modelo: a tração integral entra, pela primeira vez na série, a bordo do Carrera 4. A Porsche tinha concebido essa tração para o carro esportivo de alto desempenho, o 959. Com a distribuição de potência controlada tanto eletronicamente quanto hidraulicamente, ele estava muito à frente do seu tempo. Ao mesmo tempo, o sistema de tração nas quatro rodas usa os sensores do sistema antibloqueio (ABS), que – assim como a servodireção – não apenas pode ser adquirido como opcional, como também faz parte do equipamento de série.

Em 1989 seguiu o 911 Carrera 2 com tração traseira. Ao mesmo tempo, além do Coupé, as versões Cabriolet e Targa também celebram sua estreia. Para estas também se aplica o seguinte: por baixo da conhecida carroceria, praticamente só modificada com para-choques integrados, o 964 é composto 85% de peças construídas de raiz.

Com 3,6 litros, o motor de seis cilindros refrigerado a ar atinge novos níveis em termos de cilindrada, entregando 250 cv nos modelos Carrera 2/4. Uma novidade técnica no motor boxer é o sistema de ignição dupla, desenvolvido originalmente pela Porsche para uma maior segurança operacional em motores de aeronaves. Ao mesmo tempo, a força ascendente aerodinâmica no eixo traseiro foi praticamente completamente eliminada, graças ao spoiler traseiro que agora pode ser estendido. Outra novidade: a transmissão Tiptronic adaptativa, que permite passagens de caixa perfeitamente fluidas, sem nenhuma interrupção da transmissão de força.

Entre as variações mais significativas da geração 964 está o chamado “911 Jubilee”, que teve apenas 911 exemplares deste modelo especial limitado de “30 anos do 911” no mercado em 1993. O modelo especial foi esgotado rapidamente. Com para-lamas largos na dianteira e na traseira, ele combina a propulsão do Carrera 4 com a carroceria do Coupé e o chassi de 17 polegadas do 911 Turbo, porém, sem a asa traseira. A Porsche combinou a cor exterior exclusiva, Viola Metallic, com um equipamento de série totalmente de couro em Rubicon Grey.

Com ainda mais exclusividade, o 911 Speedster foi lançado em 1992 com para-brisa dianteiro encurtado, estrutura modificada do teto e uma cobertura característica atrás dos bancos dianteiros. 930 carros foram fabricados com base no Carrera 2 Cabriolet, mais 15 veículos com carroceria larga em visual turbo.

As versões turbo foram os modelos topo de linha do 911 modelo 964. O 911 Turbo inicialmente adotou o motor de 3,3 litros do antecessor, com 320 cv na época, enquanto o 911 Turbo S entregava impressionantes 381 cv. No início de 1993, foi realizada a mudança para o novo motor de 3,6 litros, com 360 cv. A partir de outubro de 1993 já chegava o sucessor, e o carro esportivo ícone dava o próximo passo. A Porsche produziu um total de 63.762 veículos do modelo 964 entre 1988 e 1994.

next item
O modelo 993: o ápice da era da refrigeração a ar e o último do seu tipo
previous item
A série G: o 911 começa bem com inovações técnicas