Dois novos modelos GTS: nova geração desportiva da família Panamera

Resumo

A Porsche alargou a família Panamera com dois modelos particularmente desportivos: Com o acionamento potente do motor biturbo V8 de quatro litros (338 kW/460 cv), os sistemas do chassi que acentuam a dinâmica, incluindo a suspensão a ar de três câmaras, e as características específicas do design e do equipamento, o Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo possuem um pacote Performance único. Tal como seria de esperar do GTS, o equipamento equipado na fábrica é abrangente: a título de exemplo, o pacote Sport Design com detalhes em preto no exterior e amplas superfícies em Alcantara no interior é fornecido de série. Adicionalmente, a Porsche complementou a oferta de sistemas de assistência e conforto de toda a série Panamera, com um Head-Up Display configurável de várias formas.

Um motor V8 de quatro litros com 338 kW (460 cv) de potência e um binário máximo de 620 Nm, o coração de ambos os novos modelos Panamera GTS, garante, em conjunto com o sistema de escape desportivo de série, uma experiência sonora e de condução emocionante. Com o motor biturbo equipado com um filtro de partículas de gasolina, que ultrapassa o modelo anterior em 15 kW (20 cv) e 100 Nm, e o pacote Sport Chrono fornecido de série, o Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,1 segundos. A velocidade máxima dos modelos é, respetivamente, de 292 e 289 km/h. A potência é transferida pela transmissão de embraiagem dupla de oito velocidades PDK ao sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM) sem interrupção do esforço de tração. A potência excecional é aliada a um consumo moderado de 10,3 l/100 km (Sport Turismo: 10,6 l/100 km) (ver nota de rodapé); as emissões de CO2 são de 235 g/km (Sport Turismo: 242 g/km).

Em virtude do carácter desportivo dos modelos Panamera GTS, os sistemas do chassi são nitidamente mais dinâmicos. A suspensão a ar adaptável com tecnologia de três câmaras vem equipada de série e possibilita um controlo flexível e uma maior taxa de amortecimento. O chassi desportivo dos modelos GTS foi rebaixado em 10 milímetros e o Porsche Active Suspension Management (PASM) implementado dispõe de um ajuste específico mais desportivo. O resultado são as características de condução com uma dinâmica lateral excecional. Os travões de grandes dimensões (390 milímetros de diâmetro na dianteira, 365 milímetros na traseira) contribuem para a dinâmica longitudinal.

Em comparação com os modelos anteriores, os novos modelos Panamera GTS dispõem de um equipamento de série significativamente melhorado. O pacote Sport Design com uma nova parte inferior dianteira e traseira em preto e detalhes adicionais escuros conferem aos veículos um aspeto particularmente desportivo. Os modelos GTS são equipados de série com rodas de liga leve de 20 polegadas com o design Panamera. O interior é marcado pela Alcantara preta e pelo alumínio anodizado. No equipamento de série, constam o volante multifunções com aquecimento, patilhas de mudanças e forro em Alcantara e o módulo Connect Plus para serviços digitais abrangentes. Com o pacote do interior GTS opcional, é possível destacar ainda mais diferentes elementos de design, como, por exemplo, o conta-rotações, as costuras e as inscrições "GTS" nas cores contrastantes de carmim ou giz.

Os modelos GTS oferecem todas as inovações da segunda geração Panamera. Entre elas, constam o Porsche Advanced Cockpit digitalizado, os sistemas de assistência como o Porsche InnoDrive com controlo da velocidade de cruzeiro e o eixo traseiro direcional opcional. Como novo destaque, pela primeira vez, o GTS introduziu um Head-Up Display em toda a série Panamera. É configurável individualmente e projeta todas as informações de condução relevantes a cores diretamente no campo de visão do condutor.

Tradicionalmente, na Porsche, GTS significa Gran Turismo Sport: Já em 1963, o Porsche 904 Carrera GTS, enquanto automóvel desportivo homologado para utilização em estradas, trouxe a tecnologia das corridas de automóveis para a estrada. O 924 GTS e o 928 GTS seguiram e cultivaram o princípio nas décadas de 80 e de 90. Em 2007, testemunhámos o renascer do princípio com o primeiro Cayenne GTS. Em 2011, surgiu a primeira geração do Panamera GTS, na altura exclusivamente como sedã desportivo. Com o novo Panamera GTS, este é também disponibilizado pela primeira vez como automóvel Sport Turismo: com uma grande porta traseira, a aresta rebaixada do compartimento de carga, o volume maior do porta-bagagens e a configuração 4+1 dos bancos, a nova variante GTS da série de modelos apresentados em 2017 satisfaz os mais elevados requisitos de adequação ao dia a dia e de desempenho excecional.

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