Design extravagante, spoiler de tejadilho adaptável e conceito dos bancos 4+1
O primeiro do seu tipo: Panamera GTS Sport Turismo
O novo Panamera GTS não está apenas disponível como o tradicional sedã desportivo, mas também, pela primeira vez, como automóvel Sport Turismo. A nível concetual, o modelo GTS também oferece todas as vantagens da nova série Sport Turismo resultantes do design vanguardista. A linha do tejadilho mais elevada, comparável à de um sedã desportivo, facilita a entrada e a saída na traseira e garante mais espaço para a cabeça. O porta-bagagens beneficia da porta traseira com abertura ampla e acionamento elétrico equipada de série e da aresta do compartimento de carga com apenas 622 milímetros. Se o Sport Turismo estiver equipado com acesso Comfort, basta um gesto com o pé para abrir ou fechar a porta traseira; o veículo reconhece o utilizador através da chave com comando. Tal como todos os modelos Sport Turismo, o Panamera GTS está equipado de série com um banco traseiro de três lugares. Dado que os dois lugares nas extremidades foram concebidos como bancos individuais, em conformidade com os requisitos desportivos e de conforto da série, os bancos traseiros possuem uma configuração 2+1. É possível encomendar dois bancos individuais eletricamente ajustáveis para a traseira como opção. Com carga até à extremidade superior dos bancos traseiros, o Panamera GTS Sport Turismo oferece um espaço de arrumação de 520 litros. Os encostos dos três bancos traseiros podem ser rebatidos em separado ou em conjunto (relação de 40:20:40); o desbloqueio do porta-bagagens é elétrico. Desta forma, o espaço de arrumação é aumentado em 1390 litros.
A Porsche disponibiliza um sistema de gestão do compartimento de carga para o porta-bagagens do Panamera Sport Turismo como opção. O sistema variável para o transporte seguro de objetos de todos os tipos é composto por duas calhas de fixação integradas no piso do porta-bagagens, quatro olhais de amarração e uma rede de separação do porta-bagagens. É fornecida de série uma cobertura flexível do porta-bagagens. Se for necessário carregar o computador portátil a caminho de um compromisso, é possível fazê-lo através da tomada de 230 volts fornecida a pedido que se encontra no compartimento de carga.
Spoiler de tejadilho para até 50 quilogramas de força descendente adicional
Na categoria do Panamera Sport Turismo, o spoiler de tejadilho equipado de série é único. O seu ângulo de ataque é ajustável em três níveis, com base na situação de condução e no modo de condução selecionado, e gera uma força descendente adicional de até 50 quilogramas sobre o eixo traseiro. Até uma velocidade de 170 km/h, o elemento defletor de ar, um dos componentes do sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA), permanece na posição retraída, adaptando-se com um ângulo de menos sete graus à linha do tejadilho inclinada para trás. A uma velocidade de 170 km/h, o spoiler de tejadilho comuta automaticamente para a posição estendida e aumenta a estabilidade de condução e a dinâmica lateral com um ângulo de ataque de mais um grau. Nos modos de condução Sport e Sport Plus, o spoiler de tejadilho comuta para esta posição a uma velocidade de 90 km/h. O PAA também oferece assistência ativa, adaptando o ângulo de ataque do spoiler de tejadilho para mais 26 graus a 90 km/h quando o teto panorâmico opcional está aberto. Desta forma, a turbulência é compensada e os ruídos são reduzidos em conformidade.