Grande amplitude entre performance e conforto

Chassi e sistemas de chassi

Seguindo o conceito geral do Panamera Sport Turismo, também o chassi une o conforto da viagem em um sedã de luxo com a performance de um carro esportivo. Isso é assegurado por inúmeros sistemas inovadores de chassi, que complementam o layout básico soberano: Com a ajuda do eixo traseiro direcional, a Porsche traz a precisão de direção e o handling dos carros esportivos para a classe luxo. A frota dos sistemas de chassi inclui ainda uma suspensão a ar adaptável com tecnologia de três câmaras e regulagem eletrônica dos amortecedores PASM (Porsche Active Suspension Management), o Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e a direção eletromecânica. Além disso, o controle integrado do chassi Porsche 4D Chassis Control analisa e sincroniza todos os sistemas de chassi em tempo real, otimizando assim o comportamento de direção do Panamera Sport Turismo.

Em comparação com o sedã esportivo, o novo Panamera Sport Turismo apresenta uma carga adicional ainda mais elevada. A Porsche ajustou o sistema de frenagem do novo modelo de acordo e aumentou o diâmetro dos discos de freio em todas as versões. Na dianteira o diâmetro é de 390 milímetros, e de 365 milímetros na traseira. No caso do Panamera Turbo Sport Turismo, os diâmetros são de 410 (dianteira) e 380 milímetros (traseira). Além disso, assim como no sedã esportivo, caso desejado é possível adquirir o Sport Turismo com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), testado e aprovado em pistas de corrida. Neste caso, o diâmetro dos discos, cerca de 50 por cento mais leves e extremamente estáveis, é de 420 (dianteira) e 410 (traseira) milímetros.

Conceito de ajuste equilibrado dos eixos como base

Na parte dianteira, a Porsche equipa o Panamera Sport Turismo com um eixo com braço transversal duplo com braços transversais em alumínio fundido e rolamentos articulados ocos de construção leve em alumí­nio. A cinemática dos eixos e a elastocinemática asseguram uma agilidade e uma precisão ideais e, ao mesmo tempo, um alto grau de conforto de direção. Para aumentar ainda mais o conforto, o braço transversal inferior é equipado com um rolamento elastomérico grande com amortecimento hidráulico. Além disso, a conexão do estabilizador ao rolamento articulado possibilita a utilização de um amortecedor monotubo otimizado para o conforto. Uma armação auxiliar de alumí­nio fixa, em combinação com a direção eletromecânica, assegura características excepcionais de dinâmica de direção e um comportamento de direção ágil. O eixo traseiro é equipado com um eixo multibraços em construção leve com braços transversais superiores em alumínio fundido e braços transversais inferiores ocos em alumínio. Também aqui, a cinemática dos eixos e a elastocinemática otimizadas asseguram o mais alto grau de agilidade e de precisão com excelente conforto de direção. Além disso, a cinemática possibilita a integração do eixo traseiro direcional, do PDCC Sport eletromecânico e da suspensão a ar adaptável.

O eixo traseiro direcional torna o Sport Turismo tão fácil de guiar quanto um carro compacto

A Porsche disponibiliza para o Panamera Sport Turismo um eixo traseiro direcional opcional. A velocidades reduzidas de até aproximadamente 50 km/h, as rodas traseiras são direcionadas – de modo variável em função da velocidade de direção – em sentido contrário ao das rodas dianteiras, até um ângulo de direção máximo de 2,8 graus. Fala-se aqui de uma redução virtual da distância entre os ei­xos. As vantagens: um comportamento de direção mais dinâmico nas curvas e uma facilidade consideravelmente maior para manobrar e estacionar em espaços mais reduzidos. Por sua vez, a velocidades acima de aproximadamente 50 km/h as rodas traseiras são direcionadas no mesmo sentido do eixo dianteiro, dependendo da velocidade. O resultado: um alongamento virtual da distância entre os eixos e, com isso, uma estabilidade de direção ainda mais elevada, como por exemplo em mudanças de faixa em uma rodovia. Em termos gerais, desta forma o eixo traseiro direcional do Panamera otimiza a segurança ativa e a dinâmica de direção, bem como também o conforto, através da necessidade de um ângulo de direção menor a velocidades reduzidas. Além disso, a utilização do eixo traseiro direcional permite uma transmissão de direção consideravelmente mais direta no eixo dianteiro.

Controle integrado do chassi Porsche 4D Chassis Control

Para o chassi, a Porsche desenvolveu um sistema de controle central interligado: o 4D Chassis Control. Até agora, os sistemas de chassi funcionavam de modo altamente independente entre si, utilizavam os seus próprios sensores e reagiam aos outros sistemas. O Porsche 4D Chassis Control analisa a situação de direção do momento de modo centralizado em todas as três dimensões (aceleração longitudinal, transversal e vertical), calcula informações ideais do estado de direção e as disponibiliza de modo uniforme e em tempo real para todos os sistemas de chassi – a quarta dimensão do controle do chassi. Com isso, os sistemas atuam de modo integrado em relação à situação de direção existente.

Porsche Active Suspension Management (PASM)

O Porsche Active Suspension Management (PASM) de série é uma regulagem eletrônica dos amortecedores. Ele reage ao estado da pista e ao modo de direção e, com base nestes, regula continuamente o amortecimento de cada uma das rodas. Geralmente, é possível escolher entre três modos de direção: “Normal”, “Sport” ou “Sport Plus”. E o PASM funciona assim: Sensores detectam os movimentos da carroceria e como eles ocorrem em caso de acelerações fortes, frenagens, curvas em alta velocidade ou sobre pistas irregulares. O PASM envia os dados coletados para o Porsche 4D Chassis Control. A nova central de comando calcula o estado de direção do momento e regula o grau de rigidez do PASM em função do modo. Graças ao 4D Chassis Control, os parâmetros de regulagem dos outros sistemas eletrônicos de chassi também são ajustados com base nisso. O resultado perceptível: o aumento da estabilidade de direção, da performance e do conforto. Em conjunto com a suspensão a ar adaptável, o potencial do PASM aumenta ainda mais: Como neste caso há a possibilidade de variação e combinação tanto das características dos amortecedores quanto das constantes elásticas das molas, o resultado é uma amplitude ainda maior entre esportividade e conforto.

Suspensão a ar adaptável com PASM

Quatro das cinco versões do novo Panamera Sport Turismo são oferecidas com uma suspensão a ar adaptável de série; para o Panamera 4 Sport Turismo, a suspensão a ar é disponibilizada como opcional. Sobretudo no que diz respeito ao nível de conforto obtido, a suspensão a ar adaptável estabelece padrões. Em comparação com a suspensão a ar da primeira geração do Panamera, ela foi significativamente aperfeiçoada. Ao invés de duas, o sistema atual possui três câmaras de ar comutáveis por suspensão e um volume de ar cerca de 60 por cento maior. Isso possibilita um alcance significativamente maior das constantes elásticas das molas. Assim, o chassi pode ser configurado com uma constante elástica básica das molas baixa e consequentemente mais confortável, uma vez que a constante elástica das molas é ajustada eletronicamente em uma fração de segundo, assim que isso é necessário – como por exemplo ao acelerar e frear ou para reduzir oscilações.

Além disso, a suspensão a ar apresenta as vantagens já conhecidas da regulagem de nível. Além do nível normal, são disponibilizados aqui um nível suspenso e um nível baixo. O nível suspenso eleva o chassi em 20 milímetros para evitar que o spoiler dianteiro encoste no chão em entradas de garagens subterrâneas, por exemplo. Ao ativar o nível baixo, o eixo dianteiro é rebaixado em 28 milímetros e o eixo dianteiro em 20 milímetros, para melhorar a aderência à pista em altas velocidades e apurar a aerodinâmica.

Estabilização ativa de rodagem PDCC Sport com PTV Plus

Através da integração de estabilizadores eletromecânicos, o Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) otimiza a dinâmica de direção do Panamera Sport Turismo. O sistema regula os estabilizadores com rapidez consideravelmente maior do que os sistemas com atuadores hidráulicos e enrijece os estabilizadores para evitar oscilações da carroceria. Esta estabilização ativa de rodagem do Panamera estabelece um elo com carros esportivos do calibre do 911.

No Panamera, a Porsche combina o PDCC Sport com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). O bloqueio do diferencial do eixo traseiro com controle eletrônico do PTV Plus assegura uma distribuição variável dos torques de acionamento entre as rodas traseiras, enquanto intervenções de frenagem sobre rodas selecionadas geram um torque de direção adicional no eixo traseiro. O resultado: um comportamento de direção ainda mais ágil. Além disso, através do bloqueio orientado do diferencial, o PTV Plus proporciona um aumento perceptível da tração na aceleração de saída das curvas. Em matéria de dinâmica de direção, a combinação de ambas as tecnologias – PDCC Sport e PTV Plus – eleva o Panamera para uma classe própria entre os grandes sedãs.

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Quatro dos cinco níveis de potência com suspensão a ar de série
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