Novo design na classe luxo

Exterior

Com o Panamera Sport Turismo, a Porsche enriquece a classe luxo com um carro de viagem de vanguarda, cuja tríade composta por dinâmica, conforto e versatilidade constitui uma alternativa única aos sedãs clássicos desta categoria. Depois do sedã esportivo Panamera com distância entre eixos opcionalmente curta ou longa, o novo Sport Turismo já é o terceiro modelo que, com design dinâmico, confere um novo impulso à classe luxo. Com o compartimento traseiro completamente redesenhado, os designers do Centro de Desenvolvimento em Weissach modificaram a aparência do design, o conjunto e o caráter do grande Porsche. Michael Mauer e o designer executivo de exteriores Peter Varga conseguiram aprimorar ainda mais o traçado das linhas do estudo conceitual do Sport Turismo apresentado no Salão de Paris em 2012 e transferi-lo para a produção em série. O design poderoso deve-se, entre outros, ao ombro acentuado ao estilo de um carro esportivo. Com base no DNA de design da Porsche, surgiu então uma versão do Panamera que foi concebida de forma tão uniforme e coerente quanto o sedã esportivo.

A silhueta: linha do teto alongada e coluna D marcante

Assim como o sedã esportivo Panamera, o Sport Turismo também se distingue por proporções dinâmicas e elementos de design tão marcantes quanto elegantes. O novo Porsche possui 5.049 milímetros de comprimento, 1.428 milímetros de altura (Turbo: 1.432 milímetros) e 1.937 milímetros de largura. Entre as saliências curtas da carroceria estende-se uma grande distância entre eixos de 2.950 milímetros. O Panamera 4 Sport Turismo, o 4 E-Hybrid Sport Turismo e os modelos 4S são entregues com aros de 19 polegadas de série; o Turbo Sport Turismo é equipado com rodas de 20 polegadas. A Porsche disponibiliza como opcional rodas de 21 polegadas para o Sport Turismo.

Acima das cavas marcantes das rodas e dos ombros pronunciados estendem-se uma linha alongada da janela e um contorno do teto igualmente longo. Junto com os revestimentos das colunas B e C pintados em preto alto brilho, os vidros laterais escurecidos do envidraçamento com isolamento térmico formam uma superfície que afila-se gradualmente em direção à traseira. Esta é emoldurada por um friso estreito que circunda os vidros laterais, o qual é cromado de série a partir das versões 4S e preto nas demais. O próprio teto estende-se para trás com uma inclinação menor do que a da linha da janela. Com isso surge uma coluna D marcante, definida e inconfundível, que flui para o ombro com uma inclinação ao estilo dos carros esportivos e incomum para uma versão de carroceria deste tipo. Um elemento marcante da silhueta, comum a todas as versões do Panamera, são os frisos de saída de ar característicos nos para-lamas dianteiros: Eles são confeccionados em preto alto brilho nos modelos 4 e 4S e pintados na cor do veículo no Panamera Turbo Sport Turismo.

As tecnologias do teto: spoiler adaptável do teto e sistema de teto panorâmico

A Porsche oferece o Panamera Sport Turismo com um sistema de teto panorâmico opcional. Ele é o maior teto solar deste tipo já confeccionado até hoje pela Porsche. A área frontal do teto de vidro bipartido pode ser levantada ou totalmente aberta. Caso necessário, uma persiana rolô também bipartida com extensão contínua sombreia o interior contra raios solares intensos. Também opcional é um sistema de transporte de teto, disponibilizado para todos os modelos. Com ou sem o sistema de teto panorâmico, a carga máxima do teto é de 75 quilos.

Na área da tampa traseira, a linha do teto se une a um spoiler adaptável. Ele é um componente central do sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA). Até uma velocidade de 170 km/h, o spoiler confeccionado em preto alto brilho reduz a resistência do ar e consequentemente o consumo. Acima desta velocidade ele aumenta o downforce no eixo traseiro, otimizando assim o comportamento de direção.

Mais especificamente, isso significa que, dependendo da situação de direção e do modo de direção selecionado no momento, o spoiler do teto é estendido automaticamente em dois níveis, gerando assim um downforce adicional de no máximo 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até 170 km/h, o elemento aerodinâmico de condução do ar reduz a resistência do ar com um ângulo de ajuste de sete graus negativos, contribuindo desta forma para a otimização do consumo. Acima de 170 km/h, o spoiler do teto desliza automaticamente para a chamada posição Performance e, com um ângulo de ajuste de um grau positivo, aumenta a estabilidade de direção e a dinâmica transversal. Nos modos de direção “Sport” e “Sport Plus”, o spoiler do teto move-se para esta posição já a uma velocidade de 90 km/h. A partir de 90 km/h, o suporte ativo do sistema PAA muda o ângulo de ajuste do spoiler do teto para 26 graus positivos, quando o teto solar panorâmico opcional está aberto. Neste caso, o spoiler contribui para minimizar o ruído do vento. Caso necessário, também é possível controlar o spoiler do teto manualmente através do Porsche Communication Management (PCM). Elementos ativos da carroceria otimizam também a aerodinâmica da parte dianteira. Aqui há entradas ativas de ar de arrefecimento nas entradas de ar, as quais são controladas de modo variável.

Parte traseira: faixa luminosa tridimensional e borda de carga baixa

Em sua totalidade, o design da traseira é caracterizado pelo spoiler do teto, pelos ombros expressivos de carro esportivo e por uma barra transversal, na qual são integradas a inscrição “Porsche” e as lanternas traseiras de LED com luzes de freio de 4 pontos. Acima desta barra transversal, uma faixa luminosa estreita estende-se ao longo de toda a largura do veículo. Com ela, o design noturno dos modelos Panamera também fica inconfundível. Além disso, a estrutura horizontal coerente acentua a largura do Panamera Sport Turismo. No nível abaixo da barra transversal, a tampa traseira funde-se visualmente com o para-choques e as partes laterais da carroceria. A tampa com abertura e fechamento elétrico estende-se fortemente para baixo até a borda de carga de quase meros 63 centímetros de altura.

As saídas de escape do sistema de escape, específicas de cada motor e sempre fabricadas em aço inoxidável escovado, e um difusor centralizado são integrados harmonicamente no para-choques traseiro. O Panamera 4 Sport Turismo e o 4 E-Hybrid Sport Turismo são caracterizados por uma saída de escape grande à esquerda e outra à direita; os modelos 4S são equipados com saídas de escape duplas redondas. Finalmente, o Panamera Turbo Sport Turismo deixa-se reconhecer pelas saídas de escape duplas quadradas, especificamente projetadas. O sistema de escape esportivo opcional disponível para todos os modelos, por sua vez, é caracterizado por saídas de escape duplas redondas.

Parte dianteira: Para-lamas pronunciados e capô de acordo com o DNA de design da Porsche

Na parte dianteira, o novo Panamera Sport Turismo compartilha o visual esportivo e típico da Porsche com o sedã esportivo. Vistos de frente, ambos os veículos parecem extremamente largos. Um efeito que resulta da relação entre a grande largura real de 1.937 milímetros (sem retrovisores externos) e a altura comparativamente baixa de 1.428 milímetros (Turbo: 1.432) e é reforçado pela entrada de ar em forma de A projetada para fora da parte dianteira. Ao mesmo tempo, uma barra transversal confeccionada com precisão na grade do radiador acentua a largura. O capô em forma de seta com o seu power dome de contorno marcante estende-se larga e profundamente para frente – uma característica de design do mundo dos carros esportivos de duas portas. A partir do capô, à esquerda e à direita do power dome, desenvolvem-se os para-lamas abaulados traçados com precisão. Além disso, o visual dos faróis principais de LED com luz diurna de quatro pontos em tecnologia LED, oferecidos em três modelos, confere soberania ao veículo.

Armação da carroceria altamente resistente em estrutura mista de alumínio e aço

Assim como no sedã esportivo, a Porsche baseia-se na construção leve inteligente também no Sport Turismo. A utilização de alumínio, liga de aço boro e aço de estampagem profunda em uma estrutura mista de alumínio e aço faz com que, por um lado, a carroceria do novo Porsche pese menos, e por outro, apresente um alto grau de resistência dinâmica à torção. Em especial, a utilização de aços microligados de resistência extremamente alta e de aços multifásicos garante aqui os melhores valores.

Nas partes da carroceria que são menos exigidas a Porsche utiliza alumínio em larga escala. Mais de 30 por cento da estrutura da carroceria é composta por este metal leve. Assim, a carroceria, por exemplo, é fabricada em alumínio – isso inclui teto, conjunto do piso, extremidade dianteira, portas, para-lamas, capô e tampa traseira. O alto nível de eficiência dos materiais da estrutura mista de alumínio e aço diminui o peso total. O resultado é um aumento da agilidade acompanhado de um consumo reduzido.

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