Cinco variantes de motores com até 550 cv
Performance
A Porsche oferece o novo Panamera Sport Turismo em cinco variantes diferentes de motores com uma faixa de potência de 243 kW (330 cv) até 404 kW (550 cv). Todos os motores – V6 e V8 – são totalmente novos, tendo sido apresentados quando do lançamento da segunda geração do Panamera. O Sport Turismo é disponibilizado com motor a gasolina, a diesel ou com propulsão híbrida plug-in. Todos os motores a gasolina e a diesel têm em comum, entre outros, um conceito de motor com layout central do turbo inovador: Neste, os sistemas turbo e biturbo, respectivamente, são integrados no interior em V dos blocos de cilindros. Além disso, a injeção direta de gasolina possui injetores centralizados na câmara de combustão. A posição dos turbocompressores e a consequente redução dos trajetos do gás de escape possibilitam uma capacidade de resposta particularmente direta das turbinas; a injeção direta de gasolina, com o seu injetor em posição centralizada, assegura uma combustão ideal e um aumento da agilidade e da eficiência.
Adicionalmente, os motores V6 e V8 a gasolina são equipados com VarioCam Plus. O sistema possibilita o ajuste das árvores de cames de admissão e exaustão (em 50 graus cada) e a comutação do curso das válvulas de admissão. O curso variável das válvulas e os tempos de abertura variáveis das válvulas de admissão resultam em um consumo reduzido com alto grau de agilidade, especialmente na área de carga parcial. A força dos motores é transmitida para os dois eixos de transmissão através de um sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) de oito marchas e do Porsche Traction Management (tração integral PTM). Além disso, todas as versões do Panamera Sport Turismo são equipadas com função Start-Stop e modo “planar”.
O Panamera 4 Sport Turismo marca a entrada com um motor turbo V6 a gasolina com 243 kW (330 cv). No próximo nível de potência segue-se o Panamera 4S Sport Turismo. O seu motor V6 a gasolina com superalimentação biturbo desenvolve 324 kW (440 cv). A Porsche oferece o Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo com propulsão híbrida plug-in (motor biturbo V6 a gasolina mais motor elétrico); a potência do sistema atinge um máximo de 340 kW (462 cv). O motor a gasolina mais potente está a bordo do Panamera Turbo Sport Turismo; o seu motor biturbo V8 gera 404 kW (550 cv). O Panamera 4S Diesel Sport Turismo também é equipado com um motor biturbo V8; ele desenvolve 310 kW (422 cv).
Com 243 kW (330 cv) de potência e 259 km/h de velocidade, o Panamera 4 Sport Turismo já acelera até 100 km/h em 5,5 segundos. Em conjunto com o pacote Sport Chrono opcional com Launch Control, ele leva apenas 5,3 segundos. Um dos automóveis mais esportivos do mundo na sua categoria é o Panamera Turbo Sport Turismo. Ele atinge uma velocidade de até 304 km/h e completa o sprint de zero a 100 km/h em 3,8 segundos. Com o pacote Sport Chrono a bordo, ele leva apenas 3,6 segundos.
O pacote Sport Chrono é operado através de um comutador de modo com Sport Response Button no volante. O comutador de modo permite o acesso aos quatro modos de direção Normal, Sport, Sport Plus e Individual. No centro do comutador de modo está localizado o Sport Response Button. Através dele, o potencial máximo de desempenho do Sport Turismo é disponibilizado por 20 segundos de modo extremamente ágil: A capacidade de resposta do motor fica ainda mas espontânea; além disso, o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) de oito marchas muda para uma característica de ligação mais dinâmica. O pacote Sport Chrono pode ser encomendado para todos os modelos do Panamera Sport Turismo. O Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo é equipado com ele de série. Além disso, ele também inclui os modos específicos do Hybrid “E-Power” para uma direção totalmente elétrica, “Hybrid Auto” para a união com controle automático entre motor V6 e motor elétrico, “E-Hold” para manter o estado de carregamento da bateria, bem como “E-Charge”, para carregar a bateria durante o trajeto através do motor V6 a gasolina. Estas funções são selecionadas através do comutador de modo e do PCM.
Visão geral das taxas máximas de potência e de torque, bem como da velocidade máxima e da aceleração de todos os modelos Panamera Sport Turismo (0-100 km/h: sem/com pacote Sport Chrono com Launch Control):
Panamera 4 Sport Turismo:
243 kW (330 cv); 450 Nm; 259 km/h; 0-100 km/h em 5,5/5,3 s.
Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo:
340 kW (462 cv); 700 Nm (por sistema); 275 km/h; 0-100 km/h em 4,6 s.
Panamera 4S Sport Turismo:
324 kW / 440 cv; 550 Nm; 286 km/h; 0-100 km/h em 4,4/4,2 s.
Panamera Turbo Sport Turismo:
404 kW (550 cv); 770 Nm; 304 km/h; 0-100 km/h em 3,8/3,6 s.
Panamera 4S Diesel Sport Turismo:
310 kW (422 cv); 850 Nm; 282 km/h; 0-100 km/h em 4,5/4,3 s.