O Panamera Sport Turismo traz mais versatilidade para a categoria luxo
Resumo
Com o Panamera Sport Turismo, é lançado um Porsche totalmente novo: O seu conceito de design e de carroceria de vanguarda traz mais versatilidade à classe dos automóveis de luxo. Depois do sedã esportivo Panamera da segunda geração com distância entre eixos curta ou longa apresentado em 2016, o Sport Turismo é a terceira variante de carroceria da linha. O Panamera Sport Turismo distingue-se por uma parte traseira única com tampa traseira grande, borda de carga mais baixa, maior volume do bagageiro e um conceito de bancos 4+1. Ao mesmo tempo, o novo carro versátil da Porsche oferece a mesma combinação entre conforto e esportividade que tornou o Panamera um modelo de sucesso mundial desde o lançamento da primeira geração, no ano de 2009. A Porsche equipa o Panamera Sport Turismo com motores turbo eficientes de seis e de oito cilindros com torque elevado. Com motor a gasolina, a diesel e propulsão híbrida plug-in, eles cobrem em cinco versões uma faixa de potência de 243 kW (330 cv) a 404 kW (550 cv). Todos os modelos Panamera Sport Turismo são equipados de série com a tração integral Porsche Traction Management (PTM) e o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) de oito marchas.
Eixo traseiro direcional e estabilização de rodagem asseguram alto grau de agilidade
O Sport Turismo beneficia-se de todas as inovações técnicas da linha de modelos Panamera. Estas incluem o Porsche Advanced Cockpit digitalizado, sistemas progressivos de assistência tais como o Porsche InnoDrive com piloto automático adaptável, sistemas de chassi tais como um eixo traseiro direcional e a estabilização eletrônica de rodagem Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport). Quatro dos cinco modelos contam também com uma suspensão a ar adaptável de série. Para o Panamera 4 Sport Turismo esta é disponibilizada como opcional.
Carro esportivo versátil com design de vanguarda
Assim como o sedã esportivo Panamera tipo coupé, o Sport Turismo também é marcado por proporções extremamente dinâmicas. Ele possui 5.049 milímetros de comprimento e apresenta uma distância entre eixos de 2.950 milímetros; as saliências da carroceria são proporcionalmente curtas. O Sport Turismo mede 1.937 milímetros de largura e 1.428 milímetros de altura (Turbo: 1.432 milímetros). Mais largo e, apesar da altura soberana do interior, mais baixo do que os sedãs de luxo da concorrência, as suas dimensões já conferem ao grande Porsche um visual extremamente esportivo. A equipe de design sob a direção de Michael Mauer criou um visual totalmente exclusivo para o Panamera Sport Turismo a partir da coluna B. Com base no DNA de design da Porsche, surgiu então um automóvel que foi concebido de forma tão carismática e coerente quanto o sedã esportivo. A uniformidade do caráter independente de ambos os modelos deve-se ao fato de que o seu design foi desenvolvido em paralelo. No Panamera Sport Turismo, isso pode ser constatado através do ombro notavelmente poderoso – especialmente para um modelo com tampa traseira grande – que o caracteriza. Outras características são a linha alongada do teto e a linha marcante da janela. O teto desce para trás com uma inclinação menor do que a da linha da janela. Isso resulta no visual tanto esportivo quanto inconfundível das colunas D.
Primeiro spoiler de teto extensível adaptável da categoria
Na área da tampa traseira, o teto se une a um spoiler adaptável. Ele é um componente central do sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA). Dependendo da situação de direção e do modo de direção selecionado, o ângulo de ajuste do spoiler do teto é estendido automaticamente em três níveis, gerando assim um downforce adicional de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até uma velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico de condução do ar reduz a resistência do ar com um ângulo de ajuste de sete graus negativos, contribuindo desta forma para a otimização do consumo. Contudo, a partir de 170 km/h o spoiler do teto desliza automaticamente para a chamada posição Performance e, com um ângulo de ajuste de um grau positivo, aumenta a estabilidade de direção e a dinâmica transversal. Quando o sistema de teto panorâmico opcional é aberto, o ângulo de ajuste do spoiler do teto também muda, ajudando assim a compensar a redução do downforce no eixo traseiro que ocorre quando o teto solar é aberto.
Três lugares no compartimento traseiro reformulado
O novo Sport Turismo é o primeiro Panamera equipado com um banco traseiro com três lugares. Uma vez que os dois lugares externos – de acordo com a premissa tanto esportiva quanto de conforto da linha de modelos – são projetados como bancos individuais, o resultado é uma configuração 2+1 no compartimento traseiro. Opcionalmente, assim como no sedã esportivo, é possível encomendar o Panamera Sport Turismo como veículo de quatro lugares, com dois bancos individuais com ajuste elétrico no compartimento traseiro.
Até 50 litros a mais de volume do bagageiro - até 1.390 litros de espaço de carga
A linha mais longa do teto do Sport Turismo e consequentemente mais alta no compartimento traseiro facilita a entrada e a saída atrás, proporcionando também um espaço ainda maior para a cabeça. A funcionalidade do bagageiro também beneficia-se do teto mais longo; além disso, a tampa traseira com abertura ampla e acionamento elétrico de série e a borda de carga com quase meros 63 centímetros de altura também contribuem positivamente. Carregado até a extremidade superior dos bancos traseiros, o Sport Turismo, com um volume de armazenamento de até 520 litros, dispõe de cerca de 20 litros a mais do que o sedã esportivo; o Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo conta com um volume total de 425 litros. Os encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente ou em conjunto em uma proporção de 40:20:40; o seu desbloqueio é elétrico a partir do bagageiro. Com todos os encostos rebatidos, obtém-se uma superfície de carregamento quase plana. Neste caso, com carga até o teto, o volume do bagageiro aumenta para até 1.390 litros (Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo: 1.295 litros). Isso corresponde a um aumento de 50 litros.
A Porsche disponibiliza como opcional para o Panamera Sport Turismo o gerenciamento do compartimento de carga. O sistema variável para transporte seguro dos mais diversos tipos de objetos inclui, entre outros, dois trilhos de fixação integrados no piso do bagageiro, quatro argolas de amarração e uma rede divisora do bagageiro. Opcionalmente a bordo sem custo adicional: um pacote de compartimentos com uma rede para bagagem na área dos pés do passageiro da frente e duas redes para bagagem no bagageiro. Uma persiana rolô flexível de série confere proteção à privacidade do compartimento de carga. Além disso, durante o trajeto é possível carregar aparelhos elétricos no bagageiro através de uma tomada opcional de 230 volts. Duas portas USB de série asseguram a operação de smartphones e tablets no compartimento traseiro.
Cinco tipos de motores para o lançamento no mercado
O Panamera Sport Turismo já está disponível para encomenda em diversos países. O lançamento no mercado na Europa se dará no outonode 2017, e no final de novembro nos demais mercados. O Porsche será lançado com cinco variantes de motores: Panamera 4 Sport Turismo (243 kW/330 cv), Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo (340 kW/462 cv), Panamera 4S Sport Turismo (324 kW/440 cv), Panamera 4S Diesel Sport Turismo (310 kW/422 cv) e Panamera Turbo Sport Turismo (404 kW/550 cv).