Novo design na classe luxo
Exterior
Com o Panamera Sport Turismo, a Porsche enriquece a classe luxo com um carro de viagem de vanguarda, cuja tríade composta por dinâmica, conforto e versatilidade constitui uma alternativa única aos sedãs clássicos nesta categoria. Agora, o novo Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo assume o primeiro lugar dentro desta série de modelos.
A silhueta: linha do teto alongada e coluna D marcante
Assim como o sedã esportivo Panamera, o Sport Turismo também se distingue por proporções dinâmicas e elementos de design tão marcantes quanto elegantes. O Turbo S E-Hybrid Sport Turismo possui 5.049 milímetros de comprimento, 1.432 milímetros de altura e 1.937 milímetros de largura. Entre as saliências curtas da carroceria estende-se uma grande distância entre eixos de 2.950 milímetros. O Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo é apoiado sobre rodas de 21 polegadas de série.
Acima das cavas marcantes das rodas e dos ombros pronunciados estendem-se uma linha alongada da janela e um contorno do teto igualmente longo. Junto com os revestimentos das colunas B e C pintados em preto alto brilho, os vidros laterais escurecidos do envidraçamento com isolamento térmico formam uma superfície que afila-se gradualmente em direção à traseira. Esta é emoldurada por um friso estreito que circunda os vidros laterais, o qual é cromado no Turbo S E-Hybrid. O próprio teto estende-se para trás com uma inclinação menor do que a da linha da janela. O resultado é uma coluna D marcante, definida e inconfundível, que flui para os ombros do veículo com uma inclinação ao estilo dos carros esportivos e incomum para uma versão de carroceria deste tipo. Um elemento marcante da silhueta, comum a todas as versões do Panamera, são os frisos de saída de ar característicos nos para-lamas dianteiros: No Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo eles são pintados na cor do veículo.
Tecnologias do teto: spoiler adaptável do teto e sistema de teto panorâmico
A Porsche disponibiliza o Panamera Sport Turismo com um sistema de teto panorâmico opcional. Ele é o maior teto solar deste tipo já confeccionado até hoje pela Porsche. A área frontal do teto de vidro bipartido pode ser levantada ou totalmente aberta. Caso necessário, uma persiana rolô também bipartida com extensão contínua protege o interior contra raios solares intensos. Também opcional é um sistema de transporte de teto, disponibilizado para todos os modelos. Com ou sem o sistema de teto panorâmico, a carga máxima do teto é de 75 quilos.
Na área da tampa traseira, a linha do teto se une a um spoiler adaptável. Ele é um componente central do sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA). Até uma velocidade de 170 km/h, o spoiler confeccionado em preto alto brilho reduz a resistência do ar e consequentemente o consumo. Acima desta velocidade ele aumenta o downforce no eixo traseiro, otimizando assim o comportamento de direção. Mais especificamente, isso significa que, dependendo da situação de direção e do modo de direção selecionado no momento, o spoiler do teto é estendido automaticamente em dois níveis, gerando assim um downforce adicional de no máximo 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até 170 km/h, o elemento aerodinâmico de condução do ar reduz a resistência do ar com um ângulo de ajuste de sete graus negativos, contribuindo desta forma para a otimização do consumo. Acima de 170 km/h, o spoiler do teto desliza automaticamente para a chamada posição Performance e, com um ângulo de ajuste de um grau positivo, aumenta a estabilidade de direção e a dinâmica transversal. Nos modos de direção “Sport” e “Sport Plus”, o spoiler do teto move-se para esta posição já a uma velocidade de 90 km/h. A partir de 90 km/h, o suporte ativo do sistema PAA muda o ângulo de ajuste do spoiler do teto para 26 graus positivos, quando o teto solar panorâmico opcional está aberto. Neste caso, o spoiler contribui para minimizar o ruído do vento. Caso necessário, também é possível controlar o spoiler do teto manualmente através do Porsche Communication Management (PCM). Elementos ativos da carroceria otimizam também a aerodinâmica da parte dianteira. Aqui há entradas ativas de ar de arrefecimento nas entradas de ar, as quais são controladas de modo variável.
Parte traseira: faixa luminosa tridimensional e borda de carga baixa
Em sua totalidade, o design da traseira é caracterizado pelo spoiler do teto, pelos ombros expressivos de carro esportivo e por uma barra transversal, na qual são integradas a inscrição “Porsche” e as lanternas traseiras de LED com luzes de freio de 4 pontos. Acima desta barra transversal, uma faixa luminosa estreita estende-se ao longo de toda a largura do veículo. Com ela, o design noturno dos modelos Panamera também fica inconfundível. Além disso, a estrutura horizontal coerente acentua a largura do Panamera Sport Turismo. No nível abaixo da barra transversal, a tampa traseira funde-se visualmente com o para-choques e as partes laterais da carroceria. A tampa com abertura e fechamento elétrico estende-se fortemente para baixo até a borda de carga de meros 63 centímetros de altura.
As saídas de escape do sistema de escape, específicas de cada motor e sempre fabricadas em aço inoxidável escovado, e um difusor centralizado são integrados harmonicamente no para-choques traseiro. É possível reconhecer o Panamera Turbo Sport Turismo e o Turbo S E-Hybrid Sport Turismo pelas saídas de escape duplas quadradas de design exclusivo.
Parte dianteira: para-lamas pronunciado e capô
Na parte dianteira, o Panamera Sport Turismo compartilha o visual esportivo e típico da Porsche com o sedã esportivo. Vistos de frente, ambos os veículos parecem extremamente largos. Um efeito que resulta da relação entre a grande largura real de 1.937 milímetros (sem retrovisores externos) e a altura comparativamente baixa de 1.432 milímetros e é reforçado pela entrada de ar em forma de A projetada para fora na parte dianteira. Ao mesmo tempo, uma barra transversal confeccionada com precisão na grade do radiador acentua a largura. O capô em forma de seta com o seu power dome de contorno marcante estende-se larga e profundamente para frente – uma característica de design do mundo dos carros esportivos de duas portas. A partir do capô, à esquerda e à direita do power dome, desenvolvem-se os para-lamas abaulados traçados com precisão. Além disso, o visual dos faróis principais de LED com luz diurna de quatro pontos em tecnologia LED, oferecidos em três modelos, confere soberania ao veículo.