Elevado grau de adequação ao cotidiano e versatilidade

Conceito do interior e conectividade

O Panamera combina alto padrão de conforto, a esportividade típica da Porsche e um design de vanguarda com grande versatilidade. Isso o torna uma manifestação da exceção dentro da categoria luxo e uma alternativa para todas aquelas pessoas para as quais a distribuição fixa do interior de um sedã clássico não oferece flexibilidade suficiente. O Panamera Sport Turismo reforça essa característica ímpar da linha de modelos com um compartimento traseiro ainda mais versátil. O modelo apresentado em 2017 deixa a fábrica da Porsche em Leipzig como o primeiro Panamera equipado com um banco traseiro com três lugares. Opcionalmente, também são disponibilizados dois bancos individuais no compartimento traseiro. Sem os encostos dos bancos traseiros rebatidos, o novo Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo dispõe de um volume de armazenamento de 425 litros. Além disso, é possível rebater os três encostos dos bancos traseiros separadamente ou em conjunto em uma proporção de 40:20:40; o desbloqueio é elétrico a partir do bagageiro. Com carga até o teto, o volume de carga aumenta para 1.295 litros.

Graças à tampa traseira com abertura elétrica de série, à borda de carga baixa com cerca de 63 centímetros e à largura de 92 centímetros do seu bagageiro, é possível carregar muito bem o bagageiro do Sport Turismo entre as cavas das rodas. Até mesmo bolsas de golfe pesadas podem ser acondicionadas com facilidade na superfície de carregamento de 1.088 milímetros de comprimento. Se o Sport Turismo for equipado com sistema de acesso confortável, basta um movimento com o pé para abrir ou fechar a tampa traseira; o veículo reconhece usuários autorizados através da chave codificada.

Para o bagageiro do Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, a Porsche disponibiliza como opcional um gerenciamento do compartimento de carga. O sistema variável para transporte seguro dos mais diversos tipos de objetos engloba dois trilhos de fixação integrados no piso do bagageiro, quatro argolas de amarração e uma rede divisora do bagageiro. A bordo, uma persiana rolô flexível é instalada de série no bagageiro. Se no caminho para um compromisso ainda for preciso carregar o laptop rapidamente, também é possível fazê-lo através de uma tomada de 230 volts localizada no compartimento de carga, fornecida a pedido.

Porsche Advanced Cockpit com indicações específicas do Hybrid

Uma característica geral da segunda geração do Porsche Panamera é o seu conceito de display e de operação digitalizados: o Porsche Advanced Cockpit de série com painéis sensíveis ao toque e displays configuráveis individualmente. Duas telas de sete polegadas constituem o cockpit interativo. O Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo diferencia-se pelo Power Meter projetado especificamente para a operação híbrida, com um ponteiro na cor verde ácido e a inscrição “turbo S” das outras versões da linha. O Power Meter fornece informações sobre a energia elétrica utilizada no momento e a energia elétrica reavida por recuperação.

Uma tela touch de 12,3 polegadas no console central atua como elemento central de operação e de display do PCM; no caso específico do Hybrid, aqui também é possível acessar as mais variadas informações. Tão relevantes para a operação quanto informativos: o assistente de Boost e o assistente Hybrid. O assistente de Boost mostra a energia disponível para fazer um “boost”. As diferentes indicações visuais do assistente Hybrid servem como ajuda para a dosagem da potência da propulsão elétrica.

Entre os demais recursos de “Porsche E-Performance” está incluído o pacote Sport Chrono, de série neste caso, e com ele o comutador de modo integrado no volante. Através dele é possível ativar quatro modos de direção diferentes. Estes são os dois modos conhecidos dos outros modelos Panamera com pacote Sport Chrono “Sport” e “Sport Plus”, além do “Sport Response Button” para acessar a performance máxima. A estes somam-se os dois modos específicos do Hybrid “E-Power” e “Hybrid Auto”. Dois outros modos, “E-Hold” e “E-Charge”, são controlados através do Porsche Communication Management (PCM).

Controle das funções do Hybrid através do Porsche Connect

O Porsche Connect Plus é integrado de série no leque de funções do PCM. Esta interface para o mundo on-line engloba, entre outros, o Apple® CarPlay e o Porsche Car Connect App (PCC). Através do app, via smartphone e Apple® Watch, o motorista do novo Turbo S E-Hybrid Sport Turismo pode acessar serviços do Porsche Connect específicos para o Hybrid. Estes incluem o gerenciamento da bateria e do carregamento e o controle remoto de funções do Hybrid. Exemplo de gerenciamento da bateria e do carregamento: aqui são acessadas informações importantes relacionadas ao status de carregamento. Estas incluem o alcance puramente elétrico e o alcance total, o estado atual de carregamento da bateria do Hybrid, assim como o tempo restante de carregamento. Através do controle remoto das funções específicas do Hybrid, é possível iniciar o processo de carregamento ou determinar quando, no máximo, este deve ser encerrado. Além disso, através do app o motorista pode controlar a climatização do carro no estado parado de série, refrigerando ou aquecendo assim o interior já antes da partida. Isso é feito então com energia elétrica da rede elétrica.

next item
Sistemas de assistência e de conforto
previous item
Propulsão híbrida plug-in e tração integral