O mais alto nível da performance híbrida
Propulsão híbrida plug-in e tração integral
Depois do Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo, propulsionado por um motor biturbo V6 e um motor elétrico, a Porsche mostra outra vez com o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo o grande potencial de desempenho da tecnologia híbrida. No modelo top da linha, a Porsche combina o motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência com um motor biturbo V8, que gera 404 kW (550 cv). Quando ambos os motores trabalham em conjunto, o resultado são 500 kW (680 cv) de potência de sistema e 850 Nm de torque de sistema. A estratégia de boost do motor segue a do 918 Spyder: o motor elétrico não só assegura um elevado grau de eficiência energética, como também uma tração adicional – um turbo adicional elétrico, com o qual a Porsche reforça a posição do Panamera como carro esportivo entre os grandes sedãs de viagem.
Electric Clutch Actuator e PDK de oito marchas com troca rápida
O motor elétrico e o motor V8 são interligados através de uma embreagem de separação instalada no módulo Hybrid da Porsche. Este Electric Clutch Actuator (ECA) com acionamento eletromecânico assegura tempos de reação curtos e um alto padrão de conforto. Para a transmissão para o sistema ativo de tração integral de série, o Porsche Traction Management (PTM), é utilizado o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) de oito marchas. A propulsão híbrida plug-in acelera o novo modelo de ponta a 100 km/h em 3,4 segundos. O Sport Turismo mais potente atinge a velocidade máxima a 310 km/h.
Bateria de íon-lítio refrigerada a fluido
O motor elétrico é alimentado com energia elétrica através de uma bateria de íon-lítio refrigerada a fluido com um teor energético de 14,1 kWh. Através de uma conexão de 230 volts com dez amperes, a bateria de alta voltagem integrada na parte traseira é totalmente carregada em seis horas. Se, ao invés do carregador de série de 3,6 kW, o Panamera Sport Turismo utilizar o carregador on-board opcional de 7,2 kW e uma conexão de 230 volts com 32 amperes, a bateria estará carregada depois de apenas 2,4 horas. Através do Porsche Communication Management ou do app Porsche Connect (para smartphone e Apple® Watch), também é possível iniciar o carregamento via temporizador. Além disso, o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo é equipado com uma climatização do carro no estado parado, para refrigerar ou aquecer o interior do veículo já durante o carregamento com a energia da rede elétrica.
Partida com “E-Power” e classe de eficiência energética A+ na Alemanha
Por padrão, o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo dá a partida no modo elétrico “E-Power”. Por uma distância de até 49 quilômetros, o Porsche roda livre de emissões locais. Ao pisar sobre um ponto de pressão no pedal do acelerador ou atingir um nível abaixo do estado de carregamento mínimo da bateria, o Panamera muda para o modo “Hybrid Auto” – disponibilizando assim a potência de ambos os motores. O consumo no Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) para modelos híbridos plug-in é de 3,0 l/100 km com gasolina super (correspondente a 69 g/km de CO2) e 17,6 kWh/100 km com energia elétrica. O grau de eficiência com que o novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo converte a energia em propulsão reflete-se na sua categorização na melhor classe de eficiência energética na Alemanha: A+.
O modo “Hybrid Auto” possibilita uma operação mais eficiente
No Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, o pacote Sport Chrono com comutador de modo integrado no volante está incluído nos equipamentos de série. Os diferentes modos de direção são selecionados através do comutador de modo e do Porsche Communication Management. Entre estes, estão incluídos também os modos “Sport” e “Sport Plus”, conhecidos dos outros modelos Panamera com pacote Sport Chrono. Os modos “E-Power”, “Hybrid Auto”, “E-Hold” e “E-Charge” são específicos do Hybrid.
E-Power |
No modo “E-Power”, o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo percorre uma distância de até 49 quilômetros de modo puramente elétrico e, portanto, livre de emissões locais. |
Hybrid Auto |
O modo “Hybrid Auto” foi totalmente reprojetado. Nele, o Panamera alterna e combina automaticamente as fontes de propulsão. Este modo possibilita a operação mais eficiente. |
E-Hold |
O modo “E-Hold” permite a manutenção intencional do estado de carregamento atual da bateria, para que seja possível, por exemplo, rodar de modo elétrico e, portanto, livre de emissões locais, no destino em uma zona ambiental de tráfego limitado. |
E-Charge |
No modo “E-Charge”, a bateria é carregada pelo motor de oito cilindros; para isso, o motor a gasolina gera uma potência mais alta do que a efetivamente necessária para a direção. |
Sport e Sport Plus |
O mais alto nível de performance da propulsão é disponibilizado nos modos “Sport” e “Sport Plus”. Nestes, o biturbo V8 permanece continuamente ativo. No modo “Sport”, a carga da bateria é sempre mantida em um nível mínimo, para disponibilizar reservas suficientes para Boost. No modo “Sport Plus”, o foco é a performance máxima. Neste modo, a bateria é recarregada o mais rápido possível, visando uma performance máxima. |