Inteligência interligada: Assistente de visão noturna e Porsche InnoDrive
Sistemas de assistência e de conforto
O Panamera Turbo S E-Hybrid é equipado com inúmeros sistemas de assistência de série ou opcionais, que tornam a vida ao volante mais confortável e segura. Entre eles, destacam-se o Porsche InnoDrive e o assistente de visão noturna. Este último utiliza uma câmera termográfica que detecta pessoas e animais de maior porte a uma distância de até 300 metros e os exibe com uma marcação colorida de advertência no cockpit. O novo Porsche InnoDrive com piloto automático adaptável é igualmente prospectivo: Com base em dados de navegação tridimensionais de alta resolução, as taxas ideais de aceleração e desaceleração, assim como as especificações de marcha e do modo planar, são calculadas e ativadas para os três quilômetros seguintes. Para isso, o copiloto eletrônico considera automaticamente curvas, subidas e velocidades permitidas. Sensores de radar e de vídeo detectam outros veículos e limites atuais de velocidade e os incluem no controle.
O assistente de visão noturna é capaz de neutralizar situações críticas com antecedência
Uma câmera termográfica na parte dianteira do Panamera com assistente de visão noturna registra a radiação infravermelha que é emitida por todos os seres vivos. A partir desta, uma unidade de comando calcula uma chamada imagem de diferença térmica, que é introduzida no display direito (“Car & Info”) do Porsche Advanced Cockpit. Inicialmente, ela é uma imagem em preto e branco. Tão logo a câmera termográfica registra pessoas ou animais, estes são marcados na cor amarela de modo claramente visível. O motorista percebe intuitivamente estas alterações de cor e fica prevenido. Quando a situação é classificada como um perigo, a marcação muda de amarelo para vermelho. Paralelamente, é exibido então no indicador “Speed & Assist” (à esquerda do tacômetro) um símbolo com um “alerta de pedestres” ou “alerta de animais”. O sistema também é capaz de diferenciar pessoas e animais. Isso é importante, porque animais silvestres são particularmente imprevisíveis. Ao mesmo tempo, segue-se um alerta sonoro. Com o assistente de visão noturna a bordo, o Panamera também é equipado com os faróis opcionais de LED Matrix (PDLS Plus). Através deles, o pedestre é iluminado rapidamente três vezes assim que ele se encontra na zona de alcance da luz alta (função Matrix Beam). Isso facilita a sua identificação pelo motorista durante a manobra de frenagem ou de desvio. Além disso, os freios são pré-condicionados para poderem desacelerar o Porsche o mais rápido possível, o que é imperceptível para o motorista.
O assistente de visão noturna permanece ativado até uma velocidade de 250 km/h. Nas zonas urbanas o “alerta de animais” é desativado automaticamente, para evitar alarmes falsos – como por exemplo no caso de cães na coleira. Fontes artificiais de calor, como por exemplo o motor de uma motocicleta que acabou de ser estacionada, não são consideradas pelo assistente de visão noturna.
Porsche InnoDrive com piloto automático adaptável prospectivo
O Porsche InnoDrive com piloto automático adaptável é particularmente prospectivo: Com base nos dados de navegação, as taxas ideais de aceleração e desaceleração para os três quilômetros seguintes são calculadas e ativadas através do motor, do PDK de oito marchas e do sistema de frenagem. Para isso, o copiloto eletrônico considera curvas, subidas e velocidades permitidas automaticamente. Sensores de radar e de vídeo registram a situação do trânsito no momento e adequam o ajuste de acordo. O Porsche InnoDrive, desenvolvido inteiramente pela Porsche, melhora notavelmente a eficiência do Panamera Turbo S E-Hybrid - funções do veículo tais como o planar, o desligamento do motor e intervenções de frenagem são controladas com base nos dados preditivos de navegação com mais eficiência de consumo do que nunca.
Além disso, o Porsche InnoDrive proporciona vantagens evidentes no que se refere ao conforto e à dinâmica ao se dirigir com o piloto automático adaptável: O sistema reconhece até mesmo rotatórias e ajusta a velocidade de modo autônomo em função das circunstâncias à frente. Quando o modo “Sport” é ativado, o Porsche InnoDrive também muda para uma configuração dinâmica. Tal como no controle de distância convencional, os sensores de radar e de vídeo registram naturalmente também a distância para os veículos à frente e a ajustam continuamente.
A gama dos sistemas de assistência foi ampliada para aquelas situações nas quais a diversão é limitada também em um Porsche: nos engarrafamentos. Em situações de engarrafamento com velocidades de até 60 km/h, o assistente de engarrafamento auxilia o motorista através de uma direção linear e transversal integrada do veículo, na qual o percurso de acompanhamento regulado pelo ACC atrás de uma fila de veículos identificada é combinado com uma assistência de direção por meio da direção eletromecânica, na qual é possível interferir facilmente a qualquer momento.
O piloto automático adaptável aumenta o conforto e a segurança nas rodovias
Com a introdução do Panamera atual em meados do ano passado, o leque de funções e as características do piloto automático adaptável de origem convencional também foram aprimorados: Ao invés de um único sensor de radar (normalmente integrado no centro da parte dianteira), no Panamera da segunda geração são utilizados dois; eles são integrados nos lados esquerdo e direito do para-choques. Além disso, o piloto automático adaptável também inclui no controle o sensor de câmera. Através desta expansão do sistema, a distância para os veículos à frente é monitorada de modo mais confiável. Além disso, é possível identificar com significativa antecedência veículos que cortam a pista adjacente transversalmente. Caso necessário, o sistema freia até a parada total. Graças a uma função Stop-and-go, o Panamera arranca novamente de modo autônomo. Se a parada durar mais do que três segundos, basta uma rápida pressão no acelerador ou uma retomada via alavanca da coluna de direção para o veículo arrancar. O controle automático de distância permanece ativado em uma faixa de 30 a 210 km/h. Quando possível, o sistema utiliza a função planar (motor em ponto morto, embreagens abertas) para uma redução adicional do consumo.
O assistente para ponto cego traz um aumento significativo para a segurança
Através de dois sensores de radar no para-choques traseiro, o assistente para ponto cego identifica a distância e a velocidade de veículos que se aproximam por trás nas pistas adjacentes. Quando ambos os fatores são avaliados como críticos, é emitido um alerta visual no respectivo retrovisor lateral. Com isso, o risco de não perceber um outro carro no chamado ponto cego diminui consideravelmente. São registrados os veículos a uma distância de até 70 metros; o sistema pode ser ativado em uma faixa de velocidade de 15 a 250 km/h. Abaixo desta faixa de velocidade, o assistente de cruzamentos na traseira emite um alerta no caso de veículos que se aproximam por trás em situações de cruzamentos.
Assistente de controle de troca de pista com reconhecimento de sinalizações de trânsito
A função do assistente de controle de troca de pista é reduzir o risco de se sair da própria faixa involuntariamente – uma das causas mais frequentes de acidentes nas estradas. O sistema implementado no Panamera reconhece as marcações da pista através da câmera posicionada no para-brisa e funciona em uma faixa de velocidade de 65 a 250 km/h. Assim que o motorista deixa a sua faixa sem acionar o pisca-pisca, a nova direção eletromecânica guia o carro de volta automaticamente. Além disso, caso desejado, é possível ativar através do PCM um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos. Um componente do sistema é o reconhecimento de sinalizações de trânsito; ele utiliza a mesma câmera que o assistente de controle de troca de pista e exibe o limite de velocidade detectado, assim como proibições de ultrapassagem e sinais adicionais que estão armazenados no mapa digital e são cruzados com as sinalizações identificadas pela câmera. No novo Panamera, o reconhecimento de sinalizações de trânsito foi ampliado com mais uma função útil: a indicação de curvas, que alerta o motorista sobre curvas fechadas com antecedência.