Porsche Advanced Cockpit com indicações específicas do Hybrid

Conectividade e conceito do interior

Uma característica especial da segunda geração do Porsche Panamera é o seu conceito de display e de operação: o Porsche Advanced Cockpit de série com painéis sensíveis ao toque e displays configuráveis individualmente. Duas telas de sete polegadas constituem o cockpit interativo. O Panamera Turbo S E-Hybrid diferencia-se pelo Power Meter projetado especificamente para a operação híbrida com um ponteiro na cor verde ácido e a inscrição “turbo S” das outras versões da linha. O Power Meter fornece informações sobre fatos tais como a energia elétrica utilizada no momento, respectivamente a energia reavida por recuperação.

Uma tela touch de 12,3 polegadas no console central atua como elemento central de operação e de display do PCM; no caso específico do Hybrid, aqui também é possível acessar informações as mais variadas. Tão relevantes para a operação quanto informativos: o assistente de boost e o assistente Hybrid. Exemplo do assistente de boost: Este indicador mostra a energia disponível para fazer “boost”. Exemplo do assistente Hybrid: Diferentes indicações visual servem aqui como ajuda para a dosagem da potência da propulsão elétrica.

Entre os demais recursos de “Porsche E-Performance” está incluído o pacote Sport Chrono, de série neste caso, e com ele o comutador de modo integrado no volante. Através dele são ativados no total quatro diferentes modos de direção. Estes são os dois modos conhecidos dos outros modelos Panamera com pacote Sport Chrono “Sport” e “Sport Plus”, além do “Sport Response Button” para acessar a performance máxima. A estes somam-se os dois modos específicos do Hybrid “E-Power” e “Hybrid Auto”. Dois outros modos, “E-Hold” e “E-Charge”, são controlados através do Porsche Communication Management (PCM). (Para uma apresentação detalhada dos modos específicos do Hybrid, consulte o capítulo “O próximo estágio da performance”.)

O Porsche Advanced Cockpit – elementos de display e de operação digitalizados

O Panamera é equipado de série com o Porsche Advanced Cockpit. Nele, os indicadores analógicos deram lugar a displays de alta resolução. A única exceção: o tacômetro analógico em homenagem ao Porsche 356. Portanto, do seu assento ergonômico baixo, o motorista enxerga não somente uma paisagem esportiva composta por para-lamas e power dome, como também dois displays de sete polegadas dispostos no seu ângulo de visão, cada um dos quais exibe dois instrumentos circulares na configuração padrão. Centralizado entre estes dois displays encontra-se o tacômetro, que continua analógico, com o power meter integrado. Como é de costume na Porsche, a velocidade também é exibida de modo digital no tacômetro analógico. Posicionado à sua esquerda encontra-se o velocímetro virtual. No seu centro são exibidas indicações claras dos sistemas de assistência e outras informações específicas do Hybrid. O instrumento é denominado “Speed & Assist”. À direita, ao lado do tacômetro e do Power Meter, está localizado o indicador “Car & Info”. Aqui é possível personalizar e acessar configurações do veículo ou exibir as informações do computador de bordo. Dois instrumentos redondos menores ao lado dos indicadores “Speed & Assist” e “Car & Info” podem ser livremente configurados pelo motorista dentro de um âmbito definido. Tudo isso é operado através das teclas do volante multifuncional.

Porsche Communication Management (PCM)

O painel de comando entre o motorista e o passageiro da frente é dominado pela tela touch de 12,3 polegadas do Porsche Communication Management (PCM). Através de janelas em forma de bloco, é possível personalizar uma subárea da tela inicial. Além disso, a operação é caracterizada por um comando por gestos Multitouch: Tal como em um smartphone ou tablet, é possível, por exemplo, girar mapas de navegação em qualquer sentido desejado utilizando dois dedos. Além disso, a tela reconhece a escrita à mão. Assim, por exemplo, o motorista pode simplesmente escrever o destino de navegação sobre a tela.

Assim que uma mão aproxima-se do PCM, um sensor de proximidade abre uma barra de submenu do lado esquerdo da tela, que disponibiliza funções contextuais adicionais. Se um nível de menu contiver várias páginas, é possível percorrê-las como no smartphone, deslizando-se de uma página para a outra através do menu. Do lado direito da tela é possível abrir blocos - os chamados widgets – e personalizá-los em um layout definido. Dependendo da preferência ou da situação, é possível exibir nos widgets, por exemplo, as informações de navegação, a playlist atual ou a climatização. Os widgets expandem o menu principal do PCM com indicações de configuração personalizada. É possível expandir o PCM com um aparelho de CD/DVD, rádio digital, um sistema de som da Burmester® (o sistema de som da Bose® é instalado de série a bordo do Turbo S E-Hybrid), assim como um Porsche Rear Seat Entertainment System.

Controle das funções do Hybrid através do Porsche Connect

O Porsche Connect Plus é integrado de série no leque de funções do PCM. Esta interface para o mundo on-line contém, entre outros, o Apple® CarPlay e o app Porsche Car Connect (PCC). Através do app via smartphone e Apple® Watch, os motoristas dos modelos Hybrid do Panamera podem acessar serviços do Car Connect específicos para o Hybrid. Estes incluem o gerenciamento da bateria e do carregamento e o controle remoto de funções do Hybrid. Exemplo de gerenciamento da bateria e do carregamento: Aqui são acessadas informações importantes relacionadas ao status de carregamento. Estas incluem o alcance puramente elétrico e o alcance total, os estados atuais de carregamento da bateria do Hybrid, assim como o tempo restante de carregamento. Através do controle remoto das funções específicas do Hybrid, é possível iniciar o processo de carregamento ou determinar quando no máximo este deve ser encerrado. Além disso, através do app o usuário pode controlar a climatização do carro no estado parado de série, resfriando ou aquecendo assim o interior já antes da partida.

Entre as outras funções do PCC que podem ser controladas via smartphone e Apple® Watch estão incluídos o Safety Services (ajuda em caso de pane e chamada automática de emergência), o Security Services, estatísticas do veículo status do veículo e Carfinder, Speedfencing e Geofencing e o Porsche Vehicle Tracking System Plus (PVTS Plus). No Speedfencing, o app informa quando o carro – dirigido por terceiros – ultrapassa uma velocidade definida; através do Geofencing é emitida uma notificação quando o Panamera deixa uma determinada região. O PVTS Plus é uma detecção de furto com função de localização e acompanhamento.

Também integrados no PCM: um módulo telefônico LTE com leitor de cartões SIM, um acesso à internet sem fio (WLAN Hotspot), informações de trânsito em tempo real, bem como Google® Earth e Google® Street View. Um novo estágio da interação on-line é introduzido através do app Porsche Connect (PCM Connect), que também está incluído no escopo dos equipamentos de série do Porsche Connect Plus. Com o PCM Connect é possível buscar um destino de navegação através do smartphone e do Google antes mesmo do início do percurso, salvá-lo como destino e transferi-lo depois para o PCM. Entradas do calendário e contatos com endereços armazenados podem ser exibidos, gerenciados e integrados à orientação para o destino no PCM. Novidade: Alternativamente, também é possível aplicar fotos do smartphone associadas a dados do GPS como destinos de navegação. Além disso, através do PCM Connect o Panamera acessa um número ilimitado de emissoras de rádio via internet e faixas de música on-line. As músicas são acessadas através de serviços tais como Napster e radio.net.

Além disso, através do Connect Plus são disponibilizados apps – que podem ser ativados simplesmente como itens de menu no PCM – tais como “Vagas de estacionamento” (busca e disponibilidade de vagas), “Preços de gasolina” (busca de postos de combustível com exibição dos preços de combustível), “Ditar mensagens” (SMS por comando de voz), “Twitter” (lê tweets e exibe informações), “Informações de trens”, “Informações de vôos”, “Tempo” (na localização atual ou no destino), “Informações de eventos” e “Notícias”.

O Direct Touch Control organiza as funções do console central

A área do PCM, com seu display high-end de alta resolução, funde-se harmonicamente ao conceito de painéis pretos do console central com um plano de fundo shift-by-wire-para o PDK. No console central, um painel de comando com superfície vitrificada de alta qualidade e teclas sensíveis ao toque possibilita o controle intuitivo de diversas funções de operação do veículo e do ar condicionado. Até mesmo as lâminas dos jatos de ar centrais contam com ajuste elétrico por meio de botões deslizantes sensitivos. Em conjunto com o ar condicionado automático de quatro zonas, de série no Panamera Turbo S E-Hybrid Executive, é disponibilizada para os ocupantes do compartimento traseiro uma tela de sete polegada para a operação das funções do ar condicionado e de infotainment.

Dois sistemas de som com 710 e 1.455 watts de potência musical

O Panamera Turbo S E-Hybrid é equipado de série com um sistema de som da Bose®. Os dados principais: 14 alto-falantes incluindo subwoofer passivo, 14 canais de amplificadores e uma potência total de 710 watts. Como sistema opcional, a Porsche oferece para o modelo de ponta um sistema de som 3D High End Surround da Burmester® com 1.455 watts de potência, 20 alto-falantes controlados diretamente e um subwoofer ativo. Duas portas USB adicionais e uma tomada de 12 volts no compartimento traseiro asseguram que smartphones e tablets no Panamera sejam sempre alimentados com energia, quando suas playlists são utilizadas continuamente como fontes de mídia para o sistema de som.

Porsche Rear Seat Entertainment

Duas telas touch de 10 polegadas constituem o centro tecnológico e visual do Porsche Rear Seat Entertainment. As telas com antirreflexo e alta resolução (1.920 × 1.200 pixels) são presas por pressão nos encostos dos bancos dianteiros, podendo ser utilizadas como tablets também fora do Panamera. O som do Rear Seat Entertainment é reproduzido através dos alto-falantes integrados nas telas touch, pelo sistema de som do veículo ou pelos fones de ouvido Bluetooth da Porsche. O leque de utilização das fontes digitais é extremamente abrangente: É possível reproduzir mídias do PCM a partir de um cartão SD, da jukebox, do drive de CD/DVD ou de um pendrive. Além disso, os passageiros do compartimento traseiro têm acesso ao rádio. Adicionalmente, é possível exibir os dados do veículo e a rota de navegação atual com as respectivas informações complementares. Através do sistema Porsche Rear Seat-Entertainment, pode-se até mesmo inserir um destino no sistema de navegação do PCM. O leque de funções é significativamente ampliado pela possibilidade que os passageiros do compartimento traseiro têm de acessar todas as ofertas disponíveis na Google® Play Store. O sistema Porsche Rear Seat Entertainment pode ser controlado através das telas touch e, alternativamente, através do PCM. O sistema Porsche Rear Seat Entertainment utiliza o sistema operacional Android. Ele possui uma memória flash interna de 32 GB, que pode ser expandida por meio de um cartão micro SD. Além disso, as telas touch são equipadas com uma câmera para chamadas de vídeo e chats.

Sedã de viagem esportivo com oferta generosa de espaço para quatro

Quatro pessoas viajam com extremo conforto no novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid; o compartimento traseiro oferece espaço suficiente também para a utilização como sedã com motorista. Isso se aplica muito particularmente ao modelo Executive com a sua distância entre eixos alongada em 150 milímetros. Ambas as versões de carroceria são equipadas com três encostos rebatíveis dos bancos traseiros em uma proporção de 40:20:40. Dependendo da configuração dos bancos, o volume do bagageiro mede de 405 até 1.245 litros (Executive: 1.395 litros).

next item
Inteligência interligada: Assistente de visão noturna e Porsche InnoDrive
previous item
O motor elétrico e o biturbo V8 em detalhes técnicos