O design do novo Panamera estabelece um elo com o Porsche 911

Exterior

O novo Panamera Turbo S E-Hybrid é baseado na segunda geração desta linha de modelos. Ele possui 5.049 milímetros de comprimento, 1.937 milímetros de largura (sem retrovisores externos) e 1.427 milímetros de altura. A distância entre os eixos é de 2.950 mm. O Panamera Turbo S E-Hybrid Executive apresenta uma distância entre os eixos de 3.100 mm, um comprimento total de 5.199 mm e uma altura de 1.432 mm. Em ambas as versões de carroceria, a relação entre o grande comprimento, a largura igualmente grande e a altura comparativamente baixa resulta em proporções extremamente dinâmicas. A equipe gerida pelo Designer Chefe da Porsche Michael Mauer as utilizou para projetar, com o Panamera, o carro esportivo entre os sedãs de viagem.

Para-lamas pronunciados e power dome ao estilo de um carro esportivo

Parte dianteira: O Panamera é um Gran Turismo com uma largura soberana. Este fato é visualmente reforçado através da entrada de ar em forma de A projetada para fora da parte dianteira. Ao mesmo tempo, uma barra transversal confeccionada com precisão na grade do radiador acentua a largura. O capô em forma de seta estende-se larga e profundamente para frente – o responsável por isso é o power dome de contorno marcante, cujas linhas alcançam até o interior do para-choques. A concepção plana da parte frontal é possível em função da construção compacta do motor híbrido plug-in do Panamera Turbo S E-Hybrid. A partir do capô, à esquerda e à direita do power dome, desenvolvem-se os para-lamas abaulados delineados com precisão – uma das características de design típicas da Porsche. Além disso, o visual dos faróis de LED com luz diurna de quatro pontos, oferecidos em três modelos, confere soberania ao veículo.

Traçado do teto com a carismática linha aerodinâmica da Porsche

Silhueta: Com o seu traçado dinâmico do teto, a parte lateral reflete a silhueta de um carro esportivo. Na traseira, este traçado do teto transforma-se na carismática linha aerodinâmica da Porsche – aquele traçado marcante das linhas que enobrece cada um dos coupés da marca. Dois cantos confeccionados com precisão no traçado lateral do teto rebaixam visualmente o centro de gravidade da silhueta. O design marcante dos vidros laterais apresenta-se como uma superfície contínua que, com o traçado das suas linhas na área traseira, cria uma proximidade estilística intencional com o Porsche 911. A tridimensionalidade marca as portas e os para-lamas. Formas convexas e côncavas fazem uso da incidência de luz para criar uma tensão forte nas superfícies. Um componente integral do design nesta área são as saídas de ar atrás das rodas dianteiras. O design das bordas das cavas das rodas também têm uma presença marcante: Abaixo deles, destaca-se o espaço para as rodas de liga leve – com 21 polegadas de série no Panamera Turbo S E-Hybrid e na versão Executive.

Faixa luminosa de LED e spoiler traseiro de 4 posições

Nenhuma outra perspectiva deixa tão claro que o Panamera é um coupé de quatro portas e não um sedã convencional quanto quando ele é visto por trás. A “greenhouse” – teto, colunas do teto, área das janelas - apóia-se sobre um ombro poderoso e largo. Inequivocamente um Panamera, claramente um carro esportivo. Posicionadas ao lado da inscrição tridimensional PORSCHE, o traço distintivo mais característico da segurança na traseira são as lanternas traseiras também tridimensionais em tecnologia LED com luzes de freio de quatro pontos integradas. As lanternas traseiras são unidas por meio de uma estreita faixa luminosa de LED. O conjunto de todos os elementos forma um design noturno inconfundível. O spoiler traseiro extensível, agora pintado na cor do veículo, é perfeitamente integrado com elegância à tampa traseira de série com abertura e fechamento elétrico. Ao estender-se, o aerofólio de 4 posições se divide, aumentando assim ainda mais a sua superfície. Para baixo, um difusor delimita a traseira na qual, à esquerda e à direita, são integradas as duas saídas de escape duplas fabricadas em aço inoxidável escovado do sistema de escape.

next item
De fábrica com suspensão a ar, rodas de 21 polegadas e freios de cerâmica
previous item
Grande amplitude entre performance e conforto