O próximo estágio da performance híbrida

Tecnologia plug-in e tração integral

Depois do Panamera 4 E-Hybrid, impulsionado por um motor biturbo V6 e um motor elétrico, a Porsche mostra novamente com o novo Panamera Turbo S E-Hybrid o grande potencial de desempenho da tecnologia híbrida. No modelo top da linha a Porsche combina o motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência com um motor biturbo V8, que gera 404 kW (550 cv). Quando ambos os motores trabalham em conjunto, o resultado são 500 kW (680 cv) de potência de sistema e 850 Nm de torque de sistema. A estratégia de boost do motor segue a do 918 Spyder: Com isso, o motor elétrico não somente assegura um elevado grau de eficiência energética, mas também um impulso adicional – ou seja, um turbo adicional elétrico, com o qual a Porsche sustenta a posição do Panamera como o carro esporte entre os grandes sedãs de viagem.

Electric Clutch Actuator e PDK de oito marchas com troca rápida

O motor elétrico e o motor a gasolina são interligados através de uma embreagem de separação instalada no módulo Hybrid da Porsche. Este Electric Clutch Actuator (ECA) com acionamento eletromecânico assegura tempos de reação curtos e um alto padrão de conforto. Para a transmissão de força para o sistema ativo de tração integral de série, o Porsche Traction Management (PTM), é utilizado o sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) de oito marchas com troca rápida. A propulsão híbrida plug-in acelera o novo modelo Panamera de ponta a 100 km/h em 3,4 segundos (Panamera Turbo S E-Hybrid Executive: 3,5 segundos); o Gran Turismo atinge a sua velocidade máxima a 310 km/h.

Bateria de íon-lítio refrigerada a fluido

O motor elétrico é alimentado com energia através de uma bateria de íon-lítio refrigerada a fluido com um conteúdo energético de 14,1 kWh. Através de uma conexão de 230 volts com dez amperes, a bateria de alta voltagem integrada na parte traseira é totalmente carregada em seis horas. Se ao invés do carregador de série de 3,6 kW o Panamera utilizar o carregador on-board opcional de 7,2 kW e uma conexão de 230 volts com 32 amperes, a bateria estará carregada depois de 2,4 horas. Através do Porsche Communication Management ou do app Porsche Connect (para smartphone e Apple® Watch), também é possível iniciar o carregamento via temporizador. Além disso, o Panamera Turbo S E-Hybrid é equipado com uma climatização do carro no estado parado, para resfriar ou aquecer o interior do veículo já durante o carregamento com a energia da rede elétrica.

Partida com “E-Power” e classe de eficiência energética A+

Por padrão, o Panamera Turbo S E-Hybrid dá a partida no modo elétrico “E-Power”. Por uma distância de até 50 quilômetros, o carro esportivo de quatro portas roda livre de emissões locais. Ao pisar sobre um ponto de pressão no pedal do acelerador ou atingir um estado de carregamento mínimo da bateria, o Panamera muda para o modo “Hybrid Auto” – com isso, a força de ambos os motores é disponibilizada. O consumo no Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) para modelos híbridos plug-in é de 2,9 l/100 km com gasolina super (66 g/km de CO2) e 16,2 kWh/100 km com energia elétrica. O grau de eficiência com que o novo Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid converte a energia em propulsão é representado na sua classificação na melhor classe de eficiência energética na Alemanha: A+.

O modo “Hybrid Auto” utiliza a topologia e a navegação para economizar energia

No Panamera Turbo S E-Hybrid, o pacote Sport Chrono com comutador de modo integrado no volante está incluído nos equipamentos de série. Os diferentes modos de direção são selecionados através do comutador de modo e do Porsche Communication Management. Entre estes, estão incluídos também os modos “Sport” e “Sport Plus”, conhecidos dos outros modelos Panamera com pacote Sport Chrono. Os modos “E-Power”, “Hybrid Auto”, “E-Hold” e “E-Charge” são específicos do Hybrid.

E-Power

No modo “E-Power”, o Panamera Turbo S E-Hybrid percorre uma distância de até 50 quilômetros de modo puramente elétrico e livre de emissões locais.

Hybrid Auto

O “Hybrid Auto” é um modo de direção totalmente novo. Aqui, o Panamera alterna e combina automaticamente as fontes de propulsão. Este modo possibilita a operação mais eficiente.

E-Hold

O modo “E-Hold” possibilita a manutenção intencional do estado de carregamento atual da bateria para que seja possível, por exemplo, dirigir no destino em uma zona ambiental de tráfego limitado de modo elétrico e portanto sem emissões.

E-Charge

No modo “E-Charge”, a bateria é carregada pelo motor de oito cilindros; para isso, o motor a gasolina gera uma potência mais alta do que a efetivamente necessária para a direção.

Sport e Sport Plus

O mais alto nível de performance da propulsão é disponibilizado nos modos “Sport” e “Sport Plus”. Nestes, o biturbo V8 permanece continuamente ativo. No modo “Sport”, a carga da bateria é sempre mantida em um nível mínimo, para disponibilizar reservas suficientes para Boost. No modo “Sport Plus”, a performance máxima está em primeiro plano. Além disso, aqui a bateria é recarregada o mais rápido possível, visando uma performance máxima.

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Novo modelo Panamera top de linha com o conceito de propulsão do 918 Spyder