Novo modelo Panamera top de linha com o conceito de propulsão do 918 Spyder
Resumo
Com uma tríade sem precedentes composta por performance, conforto e eficiência, o novo Panamera Turbo S E-Hybrid, com uma potência de sistema de 500 kW (680 cv), ressalta a grande importância de eletromobilidade para a Porsche. Esta é a primeira vez que a fabricante de carros esportivos de Stuttgart posiciona um híbrido plug-in como modelo top de linha. Com uma velocidade de até 310 km/h, o Panamera Turbo S E-Hybrid é impulsionado por um motor elétrico (100 kW/136 cv) e um motor turbo V8 a gasolina (404 kW/550 cv). A estratégia de boost orientada para performance desta combinação de motores teve a sua origem no super carro esportivo da Porsche 918 Spyder. O Gran Turismo percorre até 50 quilômetros de modo puramente elétrico e portanto livre de emissões locais.
A estratégia de boost contribui para a potência máxima e o alto grau de eficiência energética
Um elemento característico essencial do Panamera Turbo S E-Hybrid é o seu desenvolvimento de potência soberano em todas as faixas de rotação. Já pouco acima da rotação em ponto morto (a partir de 1.400 rpm) são disponibilizados 850 Nm de torque; este valor permanece constante até 5.500 rpm. A transmissão de força para o sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM) se dá através do sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) de oito marchas. O motor elétrico e o motor V8 aceleram o Porsche a 100 km/h em 3,4 segundos. No modelo Executive com distância entre eixos alongada, o tempo é de 3,5 segundos. A estratégia de boost foi derivada diretamente do super carro esportivo 918 Spyder. Por esta razão, o motor elétrico não somente assegura um elevado grau de eficiência energética, mas também um impulso adicional – um turbo adicional elétrico, com o qual a Porsche sustenta a posição do Panamera como o carro esporte entre os grandes sedãs de viagem.
Um alcance de até 50 quilômetros de modo puramente elétrico e portanto livre de emissões locais
Os elevados desempenhos de direção são acompanhadas por um baixo consumo. O consumo médio no Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) é de 2,9 l/100 km; o consumo de energia é de 16,2 kWh/100 km. O modelo top da linha Panamera percorre uma distância de até 50 quilômetros de modo puramente elétrico. Com este alcance elétrico, muitos motoristas do Panamera Turbo S E-Hybrid podem percorrer o trajeto diário para o trabalho sem emissões locais. Exemplo na Alemanha: Na Alemanha, estudos do Ministério dos Transportes e Infraestrutura Digital confirmam que 80 por cento de todos os motoristas de automóveis do país de origem do Panamera percorrem diariamente menos de 50 quilômetros.
Com o carregador on-board de 7,2 kW e 230 voltas, a bateria é carregada em 2,4 horas
O motor elétrico do modelo Hybrid é alimentado com energia através de uma bateria de íon-lítio refrigerada a fluido com um conteúdo energético de 14,1 kWh. Através de uma conexão de 230 volts com dez amperes, a bateria de alta voltagem integrada na parte traseira é totalmente carregada em menos de seis horas. Se, ao invés do carregador de série de 3,6 kW, o Panamera utilizar o carregador on-board opcional de 7,2 kW e uma conexão de 230 volts com 32 amperes, a bateria estará totalmente carregada depois de apenas 2,4 horas. Através do Porsche Communication Management (PCM) ou do app Porsche Connect (para smartphone e Apple® Watch), também é possível iniciar o carregamento via temporizador. Além disso, o Panamera Turbo S E-Hybrid é equipado de série com uma climatização do carro no estado parado, para resfriar ou aquecer o interior do veículo já durante o carregamento com a energia da rede elétrica.
Uma tríade composta por performance de carro esportivo, conforto em trechos longos e eficiência
O Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid é o único veículo da sua categoria a unir a possibilidade de rodar de modo puramente elétrico com os desempenhos de direção de um genuíno carro esportivo e o conforto de um sedã de viagem. De modo global, o Panamera Turbo S E-Hybrid – como segundo modelo híbrido plug-in da linha depois do Panamera 4 E-Hybrid (340w kW/462 cv) – ressalta a grande importância da eletromobilidade para a Porsche.
Porsche Dynamic Chassis Control Sport, suspensão a ar e rodas de 21 polegadas de série
Além da climatização do carro no estado parado, o leque ampliado dos equipamentos de série do Panamera Turbo S E-Hybrid inclui, entre outros, o Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), a direção assistida Plus e rodas de liga leve de 21 polegadas com o design do 911 Turbo. Também pertencem aos equipamentos de série elementos de aerodinâmica adaptáveis e uma suspensão a ar com três câmaras com Porsche Active Suspension Management (PASM). Além disso, a versão Executive é equipada de série com um eixo traseiro direcional.