Três estreias públicas em Genebra: o novo 911 Cabriolet, o 718 T e o Macan S
A Porsche no Salão do Automóvel de Genebra 2019
Quatro meses atrás, a Porsche apresentou em Los Angeles o novo 911: a oitava geração do carro esportivo atemporal está mais potente, veloz e digital que nunca. Pontualmente para o início da primavera, a próxima estreia acontece no 89º Salão do Automóvel de Genebra – o novo 911 Cabriolet. Para o 911 na versão aberta, vale também: a Porsche desenvolve seu ícone cuidadosamente, mas de forma consistente. Mais dinâmico, eficiente e moderno que nunca. Com um motor biturbo com 331 kW (450 cv) de potência para os modelos S, que permite velocidades máximas de mais de 300 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos. Com nova transmissão de dupla embreagem de oito marchas e o modo Wet da Porsche, para um comportamento de condução ainda mais seguro em estrada molhada. E com um design que traz uma interpretação moderna dos elementos clássicos da história do 911, tanto no interior quanto no exterior.
O novo 911 Cabriolet dá continuidade a uma longa tradição: o primeiro Porsche já era um carro em versão aberta. Na família de modelos do 911, esta versão de carroceria já teve sua estreia há mais de três décadas, representando até hoje sensações de condução especialmente intensas. Apenas doze segundos é o tempo que leva até que a capota flexível, novamente otimizada no peso, tenha se dobrado completamente, graças ao novo acionamento hidráulico. Ela também volta a se fechar com a mesma rapidez, a velocidades de até 50 km/h. A estrutura de alta tecnologia da capota fabricada, como sempre, pela Porsche, é composta principalmente por magnésio e impede a deformação do teto pelo vento, mesmo em altas velocidades.
Como segunda importante novidade em Genebra, a Porsche apresenta o 718 T. A nova versão Touring para Boxster e Cayman combina o motor turbo de quatro cilindros com 220 kW (300 cv) de potência com componentes de dinâmica altamente modernos, como o pacote Sport Chrono e o chassi esportivo PASM, que inclui um rebaixamento de 20 milímetros da carroceria. Do equipamento de série fazem parte também os coxins ativos do trem de força PADM e o Porsche Torque Vectoring com bloqueio mecânico do diferencial traseiro. Ambos estão disponíveis pela primeira vez em combinação com o motor boxer de 2 litros. A soma de tudo isso reforça o caráter de desempenho do carro esportivo de dois lugares, resultando em uma experiência Porsche verdadeiramente apaixonante: o habitat natural do 718 T são as estradas sinuosas, com o prazer incontestável da condução como meta principal. Com o equipamento concentrado no essencial, esta máquina purista dá continuidade ao legado do 911 T de 1968 e do 911 Carrera Clubsport de 1987.
O novo Macan S também será apresentado pela primeira vez ao público em Genebra. A Porsche melhorou o Macan de forma abrangente nos quesitos design, conforto, conectividade e dinâmica de condução. No estilo do DNA de design da Porsche, o SUV compacto é apresentado com uma faixa luminosa LED traseira com acabamento tridimensional. No futuro, a tecnologia LED também estará disponível de série nos faróis principais. No interior, as novidades que mais chamam a atenção são a tela tátil de 10,9 polegadas do novo Porsche Communication Management (PCM), as saídas de ar redesenhadas e em nova disposição, bem como o volante esportivo GT opcional, conhecido do 911. O PCM permite o acesso a novas funções digitais, como o comando de voz inteligente e a navegação online de série. A oferta em equipamentos de conforto será ampliada, entre outras coisas, com um novo assistente de congestionamento, um ionizador e um para-brisa aquecível. Um novo motor V6 de 3 litros, com turbocompressor twin-scroll e posicionamento central do turbo, é responsável pela propulsão do Macan S. A máquina atinge 260 kW (354 cv) e 480 Nm de torque. A transmissão de dupla embreagem de sete marchas PDK e a tração integral Porsche Traction Management (PTM) estão perfeitamente sintonizadas para o novo motor.
Porsche na Suíça: carros esportivos de alto desempenho são os preferidos
Há 70 anos, em 1949, a fabricante de carros esportivos apresentava pela primeira vez seus carros no Salão do Automóvel de Genebra. Em 2018, a Porsche Schweiz AG, com sede em Rotkreuz, registrou uma leve queda nas entregas de veículos, com 3.350 veículos. Como sempre, os preferidos foram os modelos de alto desempenho. Do ícone dos carros esportivos 911, foram entregues 962 veículos aos clientes, representando 10% a mais do que no ano anterior; já os modelos Turbo/Turbo S e as versões GT representaram 56%. O Macan foi, também em 2018, o modelo Porsche preferido pelos clientes da Suíça, com 1.068 entregas. Desde sua introdução no mercado, em 2014, um total de 7.035 veículos foram entregues aos clientes. Já com o Gran Turismo, a Porsche garantiu pontos com a tecnologia híbrida orientada em desempenho: A quantidade dos híbridos plug-in em 2018 passou a ser 59% de todos os Panamera fornecidos. Destes, 20% representou a versão premium do Panamera Turbo S E-Hybrid.