Novo Porsche 718 T – redução para elevar o prazer de dirigir
Com o 718 T, a Porsche transferiu o conceito purista do 911 T de 1968 para a sua série do carro esportivo de dois lugares. A nova versão de modelo para o Boxster e o Cayman combina o motor boxer de quatro cilindros de 220 kW (300 cv) de potência com uma experiência Porsche especialmente emocional. Diversos elementos de equipamento reforçam o caráter de desempenho dos modelos T. Dentre eles estão rodas de liga leve de 20 polegadas, o chassi esportivo PASM, oferecido aqui pela primeira vez em combinação com o motor turbo de 2 litros, inclusive rebaixamento de 20 milímetros, a alavanca de mudanças encurtada com diagrama de marchas em vermelho ou o pacote Sport Chrono. Em combinação com o motor básico, estes equipamentos estão disponíveis apenas no 718 T. Este é oferecido pela Porsche, tanto no Boxster quanto no Cayman, com transmissão manual de seis marchas e Porsche Torque Vectoring (PTV), inclusive bloqueio mecânico do diferencial traseiro. Opcionalmente, também está disponível a transmissão de dupla embreagem Porsche (PDK).
Na Porsche, tradicionalmente a letra "T" significa "Touring" e é sinônimo de prazer ao dirigir na sua forma mais pura. O habitat natural do 718 T são as estradas sinuosas, com o prazer da condução dinâmica como meta principal. Para atender a esta filosofia, o esportivo de dois lugares é oferecido com equipamento reduzido ao essencial: ele abrange puxadores pretos nos painéis das portas, assim como bancos esportivos com ajuste elétrico de duas posições, seção central em tecido Sport-Tex preto e o logo “718” bordado nos apoios de cabeça.
Além disso, um porta-objetos grande substitui o módulo Porsche Communication Management (PCM). Aqueles que não quiserem abrir mão do sistema de entretenimento também podem encomendá-lo sem custo extra. No geral, estas medidas compensam o peso extra resultante da instalação do filtro de partículas de gasolina (OPF).
Já no interior, outros destaques esportivos enfatizam o caráter do 718 T. O volante esportivo GT com 360 milímetros de diâmetro oferece excelente manobrabilidade e um seletor de modos, além de garantir uma pegada segura com o acolchoado de couro. Inscrições do logo “Boxster T” ou “Cayman T” em branco decoram os mostradores pretos dos instrumentos. Os frisos decorativos do painel de instrumentos e do console central se destacam com um acabamento em preto de alto brilho. Os logos “Boxster T” ou “Cayman T” também aparecem nas soleiras das portas.
No exterior, o Porsche 718 T é caracterizado pela aparência poderosa: graças às rodas de liga leve de 20 polegadas, pintadas em cinza titânio de alto brilho, em combinação com o rebaixamento em 20 mm pelo chassi esportivo PASM de série, o carro esportivo fica ainda mais próximo ao solo. Nas laterais, as conchas superiores dos retrovisores externos em Cinzento Ágata e as inscrições “718 Boxster T” ou “718 Cayman T” indicam a versão do modelo. Na traseira, é possível identificar o sistema de escapamento esportivo com saídas de escapamento duplas, integradas no centro em preto cromado. Já a cor do exterior pode ser selecionada entre Preto, Vermelho Índico, Amarelo Racing e Branco, assim como as cores metalizadas Branco Carrara, Preto Profundo e Prata GT. A Porsche disponibiliza também como cores especiais o Laranja Lava e o Azul Miami. Com o equipamento mais enxuto, os clientes do 718 T se beneficiam de uma vantagem de preço entre 5% e 10% em comparação a um modelo básico com equipamento semelhante.
O motor boxer turbo de 220 kW (300 cv) acelera o Porsche 718 T com força a partir do zero e gira até 7.500 rpm. O motor turbo de quatro cilindros e 2 litros já atinge seu torque máximo, de 380 Nm, a 2.150 rpm. Isso tudo com um peso em vazio de 1.350 (PDK: 1.380) quilogramas. Graças a um peso por unidade de potência de 4,5 (4,6) kg/cv, ele acelera em 5,1 (4,7) segundos de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 275 km/h.
O pacote Sport Chrono de série do 718 T oferece os modos de condução Normal, Sport, Sport Plus e Individual, que podem ser selecionados através do seletor de modos no volante. Os modos Sport e Sport Plus ativam uma curva característica mais esportiva do gerenciamento do motor e do pedal do acelerador, enquanto a função de aceleração intermediária automática suporta a mudança para uma marcha inferior na transmissão manual. O modo Sport Plus aguça ainda mais o comportamento de condução do 718 T, configurando o Porsche Active Suspension Management (PASM), os coxins ativos do trem de força (Porsche Active Drivetrain Mounts - PADM) e a transmissão de dupla embreagem Porsche opcional, para uma condução mais esportiva. A função Launch Control e o botão Sport Response, localizado no centro do seletor de modos, estão disponíveis em combinação com a transmissão PDK.
Uma particularidade são os coxins ativos do trem de força – o chamado sistema PADM. Ele minimiza as vibrações na área do motor/transmissão e reduz os movimentos que afetam a dinâmica de condução devido à massa total do trem de força. Assim, ele combina as vantagens dos coxins rígidos e macios do trem de força: no caso de mudanças de carga e em curvas rápidas, o comportamento de direção fica claramente mais preciso e estável, ao mesmo tempo em que o conforto não é afetado em pisos irregulares.
Na Alemanha, o Porsche 718 Cayman T pode ser adquirido a partir de 63.047 euros e o 718 Boxster T a partir de 65.070 euros, incluindo IVA e equipamento específico do país. Os novos modelos podem ser encomendados para a UE 28 e Estados-Membros.