O Sport Turismo mais potente é um híbrido plug-in

A Porsche introduz a nova variante do Panamera com 680 cv e 49 quilômetros de alcance puramente elétrico

A Porsche amplia a sua oferta de híbridos: agora, a linha de modelos Panamera Sport Turismo também é coroada por um híbrido plug-in de alta potência. No novo modelo top da linha, o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, um motor V8 de quatro litros é combinado com um motor elétrico. O resultado é uma potência de sistema de 500 kW ou 680 cv. Já pouco acima da rotação em ponto morto são disponibilizados 850 Nm de torque. Isso possibilita uma aceleração de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 310 km/h. O consumo médio no Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) é de 3,0 l/100 km. O mais potente Sport Turismo é capaz de rodar até 49 quilômetros de modo puramente elétrico e, portanto, livre de emissões locais. Não é apenas o equilíbrio entre performance e eficiência que torna o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo único na sua categoria, mas também o seu conceito de espaço: Com tampa traseira grande, borda de carga mais baixa, maior volume do bagageiro e uma configuração de bancos 4+1, o novo destaque principal da linha de modelos satisfaz altos níveis de exigência em matéria de adequação ao cotidiano. A Porsche une design exclusivo e alto grau de adequação ao cotidiano com o máximo em matéria de performance e eficiência:

3,4 segundos para o sprint de zero a 100 km/h

Tal como já ocorre com o modelo de ponta do sedã esportivo Panamera, a Porsche mostra agora o grande potencial de desempenho da tecnologia híbrida também no Sport Turismo. A estratégia de Boost do Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo com tração integral de série foi adotada do supercarro esportivo Porsche 918 Spyder. Já a partir de 1.400 rpm, o motor biturbo V8 (404 kW ou 550 cv) e o motor elétrico (100 kW ou 136 cv) disponibilizam o torque máximo de sistema de 850 Nm. A embreagem de separação instalada no módulo híbrido é acionada de modo eletromecânico por um Electric Clutch Actuator. O resultado são tempos de reação curtos e um alto nível de conforto. A transmissão para o sistema adaptável de tração integral Porsche Traction Management (PTM) de série é assegurada pelo sistema Porsche Doppelkupplung (PDK) de oito marchas com troca rápida. O motor elétrico de alta performance possibilita o sprint de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. Depois de mais 8,5 segundos, é atingida a marca dos 200 km/h . É possível atingir uma velocidade máxima de 310 km/h. Esta performance é acompanhada pelo mais alto grau de eficiência: o resultado é um consumo de 3,0 l/100 km de combustível e 17,6 kWh/100 km de energia elétrica no Novo Ciclo de Condução Europeu. O Turbo S E-Hybrid Sport Turismo percorre uma distância de até 49 quilômetros a uma velocidade máxima de até 140 km/h de modo puramente elétrico e, portanto, livre de emissões locais. Dependendo do carregador e da conexão elétrica, a bateria de íon-lítio com um conteúdo energético de 14,1 kWh é recarregada em 2,4 a seis horas .

Design exclusivo, spoiler adaptável do teto e conceito de bancos 4+1

O Turbo S E-Hybrid Sport Turismo dispõe de todas as inovações da segunda geração do Panamera. Estas incluem o Porsche Advanced Cockpit digitalizado, sistemas de assistência pioneiros como o Porsche InnoDrive com piloto automático adaptável e o eixo traseiro direcional opcional. O spoiler do teto, único no segmento, também está incluído: Dependendo da situação de direção e do modo de direção selecionado, o seu ângulo de ajuste é posicionado em três níveis, gerando um downforce adicional de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até uma velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico de condução do ar – componente do sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA) – ajusta-se à linha do teto inclinada para trás em posição retraída, com um ângulo de sete graus negativos. A partir de 170 km/h, o spoiler do teto move-se automaticamente para a posição Performance e, com um ângulo de ajuste de um grau positivo, aumenta a estabilidade de direção e a dinâmica transversal. Nos modos de direção Sport e Sport Plus o spoiler do teto move-se para esta posição já a uma velocidade de 90 km/h. A partir de 90 km/h, o suporte ativo do PAA muda o ângulo de ajuste do spoiler para 26 graus positivos quando o teto solar panorâmico opcional é aberto, para compensar as turbulências daí decorrentes.

Em termos conceituais, o modelo de ponta oferece todas as vantagens da nova linha do Sport Turismo resultantes do design de vanguarda. A linha do teto, mais alta em comparação com a do sedã esportivo, facilita a entrada e a saída no compartimento traseiro, proporcionando também um espaço nitidamente maior para a cabeça. A usabilidade do bagageiro beneficia-se da tampa traseira elétrica de série com abertura ampla e da borda de carga baixa com apenas 628 milímetros. O Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo também é equipado com um banco traseiro com três lugares. Uma vez que os dois lugares externos – de acordo com a premissa tanto esportiva quanto de conforto da linha de modelos – são projetados como bancos individuais, o resultado é uma configuração 2+1 no compartimento traseiro. Opcionalmente, é possível encomendar dois bancos individuais com ajuste elétrico para o compartimento traseiro. Até a extremidade superior dos bancos traseiros, o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo disponibiliza um volume de armazenamento de 425 litros. Os três encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente ou em conjunto (relação de 40:20:40); o desbloqueio do bagageiro é elétrico. Neste caso, o volume de carga aumenta para até 1.295 litros.

Equipamentos de série abrangentes, incluindo freios de cerâmica

O Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo já está disponível para encomenda e custa a partir de 188.592 euros na Alemanha, incluindo IVA. Os equipamentos de série são abrangentes: ele é equipado de fábrica, por exemplo, com a estabilização elétrica de rodagem Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), incluindo o bloqueio transversal do eixo traseiro Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), os freios de alto desempenho Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), rodas de liga leve de 21 polegadas com o design do 911 Turbo, a direção assistida Plus, o pacote Sport Chrono e a climatização do carro no estado parado. Como em todos os modelos Panamera Sport Turismo com potência a partir de 324 kW ou 440 cv, também no novo modelo top de linha a suspensão adaptável com três câmaras e Porsche Active Suspension Management (PASM) assegura uma grande amplitude entre dinâmica de direção elevada e conforto agradável de viagem.

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