Primeiro Head-Up Display num Panamera

Sistemas de Assistência e Conforto

Vários sistemas de assistência fornecidos de série ou opcionais tornam as viagens nos novos modelos Panamera GTS confortáveis e seguras. Para além dos sistemas já conhecidos, como, por exemplo, o assistente de mudança de faixa e o sistema de aviso de saída de faixa com reconhecimento de sinais de trânsito, é dispobilizado pela primeira vez um Head-Up Display num Panamera, que projeta as informações de condução relevantes a cores diretamente no campo de visão do condutor. Outros destaques são as opções do Porsche InnoDrive e do assistente de visão noturna. Esta última utiliza uma câmara de infravermelhos que deteta peões e animais de grande porte a uma distância de até 300 metros e que apresenta avisos com cores diferentes no cockpit. Se o veículo estiver equipado com os faróis LED Matrix com 84 LED acionáveis de forma individual por farol, os peões fora do alcance das luzes de cruzamento também são iluminados brevemente, caso se encontrem na faixa de rodagem monitorizada, para que o condutor possa reagir atempadamente.

Auxílio ao condutor: Porsche InnoDrive e assistente de engarrafamento

Outra função inovadora é o Porsche InnoDrive com controlo da velocidade de cruzeiro: com base nos dados de navegação tridimensionais de alta resolução, são determinadas e ativadas taxas ideias de aceleração e desaceleração para os próximos três quilómetros, bem como as especificações de velocidade e do modo planar. Para isso, o copiloto eletrónico considera automaticamente curvas, subidas e velocidades permitidas. Os sensores de radar e de vídeo detetam outros veículos e limites atuais de velocidade e também os têm em consideração para o controlo. Além disso, a gama dos sistemas de assistência foi ampliada para aquelas situações nas quais até num Porsche a diversão é limitada: nos engarrafamentos. Em situações de engarrafamento com velocidades de até 60 km/h, o assistente de engarrafamento auxilia o condutor através de uma direção longitudinal e lateral integrada do veículo, na qual o percurso de acompanhamento regulado pelo ACC atrás de uma fila de veículos detetada é combinado com uma assistência de direção por meio da direção eletromecânica, na qual é possível intervir facilmente a qualquer momento.

Head-Up Display com visualização configurável de forma individual

Com os novos modelos GTS, a Porsche irá introduzir um Head-Up Display opcional em todos os modelos Panamera. O sistema já conhecido da série Cayenne projeta todas as informações de condução relevantes numa imagem a cores diretamente no campo de visão do condutor. O Head-Up Display está integrado no painel de instrumentos de forma discreta, diretamente à frente do para-brisas. As indicações aparentam estar a uma distância de 2,3 metros, diretamente no campo de visão do condutor. A visualização do Head-Up Display pode ser configurada em termos de altura, luminosidade e ângulo de rotação. A configuração ocorre através de um menu separado diretamente no Porsche Communication Management (PCM). A pedido, são projetados no para-brisas vários tipos de informações, como, por exemplo, informações do sistema de navegação, dos sistemas de assistência, advertências, bem como outros eventos. Para tal, a área de indicações e de visualização está dividida, no total, em seis setores.

O condutor pode selecionar quatro predefinições diferentes, no total, com as quais são apresentadas diferentes informações de condução, dependendo da pré-seleção: A vista Standard apresenta principalmente a atividade e o estado dos sistemas de assistência. Na área superior, são apresentadas ao centro as mesmas informações que são apresentadas na área de visualização do painel de instrumentos. No canto superior esquerdo da visualização, é apresentada a sinalização rodoviária detetada e aplicável no momento. Na área inferior, a velocidade efetiva é apresentada ao centro. Com o modo de navegação ativo, são apresentadas as informações de navegação na área de visualização à direita. Na vista Sport Chrono, as indicações do Head-Up Display são complementadas por informações adicionais. Na área de visualização superior, é apresentado o conta-rotações ao centro. Ao utilizar a função Sport Response, é apresentado no canto superior direito o tempo restante da função. No canto inferior direito, é indicada a velocidade engrenada. A área de visualização à esquerda oferece ao condutor informações sobre o tempo e o número de volta. A vista compacta reduz o número de informações apresentadas ao essencial. Deste modo, são apresentadas a velocidade aplicável no momento e as informações de navegação na área superior. Na área inferior, é apresentada a velocidade efetiva, bem como o estado dos sistemas de assistência. Se necessário, o condutor pode criar e visualizar uma vista personalizada. Para isto, o condutor pode fazer uma seleção a partir de elementos de visualização individuais. A configuração das indicações definidas pelo utilizador ocorre através do PCM.

Adicionalmente, são apresentadas informações relevantes para a situação atual, independentemente da predefinição selecionada. Assim, a título de exemplo, em caso de uma colisão iminente, é apresentado um grande símbolo de aviso. Em caso de chamadas recebidas ou se os comandos de voz estiverem ativos, também são acionados os símbolos correspondentes. A comutação automática entre a visualização diurna e noturna ajuda a visualizar as indicações mais facilmente, dependendo da hora do dia. Alternativamente, o condutor também pode mudar a vista manualmente.

next item
O primeiro do seu tipo: Panamera GTS Sport Turismo
previous item
Design e Equipamento