Equilíbrio ente desempenho e conforto específico dos modelos GTS
Chassi e Sistemas do Chassi
De forma análoga ao conceito geral do Panamera, o chassi dos novos modelos GTS também combina o conforto em viagem de um sedã de luxo com o desempenho de um automóvel desportivo, no entanto, possui um design nitidamente dinâmico típico dos modelos GTS. A já conhecida suspensão a ar adaptável das outras variantes Panamera é instalada de série nos novos modelos GTS. Com a sua tecnologia de três câmaras, possibilita um controlo flexível e uma maior taxa de amortecimento. O chassi desportivo dos modelos GTS é rebaixado de série em 10 milímetros e o Porsche Active Suspension Management (PASM) implementado dispõe de um ajuste mais desportivo e mais específico, que se adequa aos requisitos de desempenho dos modelos GTS. O resultado são as características de condução com uma dinâmica lateral excecional.
Por outro lado, os travões de grandes dimensões contribuem para a dinâmica longitudinal. Adicionalmente, o controlador de chassi integrado Porsche 4D Chassis Control analisa e sincroniza todos os sistemas do chassi em tempo real e otimiza, assim, a dirigibilidade. Opcionalmente, é possível otimizar ainda mais a dinâmica dos novos modelos Panamera GTS através de sistemas inovadores como a estabilização de rodagem Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) e o eixo traseiro direcional.
Suspensão a ar adaptável com tecnologia de três câmaras de série
O Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo são equipados de série com uma suspensão a ar adaptável de três câmaras. A suspensão a ar adaptável estabelece novos padrões, em particular no que diz respeito ao nível de conforto. O sistema é composto por três câmaras de ar comutáveis por amortecedor, o que possibilita um grande espectro de taxas de amortecimento. Desta forma, é possível configurar o chassi para uma baixa taxa de amortecimento de base de forma extremamente confortável, uma vez que a taxa de amortecimento é adaptada eletronicamente numa fração de um segundo sempre que necessário, por exemplo, durante a aceleração ou a travagem ou para reduzir a oscilação.
Ajuste desportivo: Porsche Active Suspension Management (PASM)
O Porsche Active Suspension Management (PASM) equipado de série consiste num controlo eletrónico dos amortecedores. O sistema reage ao estado da estrada e ao estilo de condução e, com base nisto, regula continuamente o amortecimento de cada roda. Os amortecedores equipados nos novos modelos Panamera GTS dispõem de um ajuste específico mais desportivo para satisfazer os requisitos de desempenho e melhorar as características de condução relativas à dinâmica lateral. De modo geral, é possível selecionar três modos de condução: "Normal", "Sport" ou "Sport Plus". É assim que funciona o PASM: os sensores detetam os movimentos da carroçaria e das rodas e a forma como estes ocorrem durante acelerações ou travagens fortes, ao descrever curvas a alta velocidade ou em superfícies irregulares. Os dados recolhidos são enviados pelo PASM ao Porsche 4D Chassis Control. O centro de comando calcula as condições de condução atuais e regula as curvas características dos amortecedores do PASM e as taxas de amortecimento da suspensão a ar adaptável com base no modo. Evidentemente, graças ao 4D Chassis Control, os parâmetros de regulação dos outros sistemas eletrónicos opcionais do chassi também são adaptados em termos da sua interação para garantir o máximo desempenho.
Sistema de 48 volts: estabilização de rodagem ativa PDCC Sport com PTV Plus
A estabilização de rodagem Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) opcional com tecnologia de 48 volts otimiza a dinâmica de condução através da integração de estabilizadores eletromecânicos. O sistema efetua os ajustes de forma nitidamente mais rápida do que sistemas com atuadores hidráulicos e endurece os estabilizadores para minimizar a oscilação da carroçaria. No Panamera, a Porsche combina o PDCC Sport com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). O bloqueio do diferencial do eixo traseiro com controlo eletrónico garante uma distribuição variável dos binários de acionamento entre as rodas traseiras, enquanto as intervenções de travagem seletiva sobre as rodas estabelecem um binário de direção adicional. Isto resulta num comportamento de direção mais ágil. Por outro lado, o PTV Plus garante um aumento substancial de tração durante a aceleração ao sair das curvas através do bloqueio intencional do diferencial.
Eixo traseiro direcional melhora a dinâmica lateral e a estabilidade longitudinal
Os novos modelos Panamera GTS podem ser equipados com um eixo traseiro direcional, a pedido. A velocidades baixas de até aproximadamente 50 km/h, as rodas traseiras são viradas, de forma variável de acordo com a velocidade, no sentido oposto das rodas dianteiras, até um ângulo de viragem máximo de 2,8 graus. Trata-se de uma redução virtual da distância entre os eixos. As vantagens são o comportamento mais dinâmico da direção nas curvas, bem como a facilidade das manobras e do estacionamento em espaços estreitos. A velocidades mais elevadas, as rodas traseiras voltam a virar no mesmo sentido que as rodas dianteiras, dependendo da velocidade. Isto resulta numa aumento virtual da distância entre os eixos e uma estabilidade de condução ainda maior, por exemplo, ao mudar de faixa na autoestrada. A utilização do eixo traseiro direcional permite também ma desmultiplicação direta da direção no eixo dianteiro, proporcionando uma sensação de direção extremamente desportiva. De modo geral, o eixo traseiro direcional melhora a segurança ativa, a dinâmica de condução e o conforto.
Regulador de chassis integrado Porsche 4D Chassis Control
O Porsche 4D Chassis Control é um sistema de controlo central interligado. Analisa a situação atual de condução de forma centralizada em todas as três dimensões (dinâmica longitudinal, lateral e vertical), calcula informações ideais sobre o estado de direção e disponibiliza-as de modo uniforme e em tempo real a todos os sistemas do chassi – uma quarta dimensão do controlo do chassi. Desta forma, os sistemas reagem de forma integrada à situação de condução iminente. Por exemplo: Durante a entrada dinâmica numa curva, o controlo eletrónico da suspensão PASM, a suspensão a ar adaptável, o eixo traseiro direcional, o PTV Plus e o PDCC Sport asseguram em conjunto um comportamento da direção com maior suporte e alto grau de agilidade e estabilidade. O Porsche 4D Chassis Control transmite um impulso aos sistemas do chassis ao entrar na curva. Desta forma, os sistemas atuam atempadamente e proporcionam o máximo desempenho em curvas.
Travões de grandes dimensões para uma desaceleração de excelente qualidade
As dimensões do sistema de travagem equipado de série – pinças fixas de seis êmbolos na dianteira, pinças fixas de quatro êmbolos na traseira – foram, em grande medida, adaptados à potência dos novos modelos Panamera GTS. Os travões de ferro fundido cinzento com as pinças dos travões vermelhas proporcionam uma desaceleração de excelente qualidade. Os discos autoventilados do eixo dianteiro são de 390 x 38 milímetros e os do eixo traseiro são de 365 x 28 milímetros. A pedido, também estão disponíveis os travões de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) testados em circuito de corrida para os modelos Panamera GTS.
Ambos os modelos GTS são equipados de série com rodas pintadas de preto de 20 polegadas com o design Panamera. Os pneus de tamanho 275/40 ZR 20 na dianteira e 315/35 ZR 20 na traseira proporcionam uma aderência ideal.