Lançamento asiático em Xangai: O Sport Turismo complementa a linha de modelos Panamera

Nova variante da carroceria do Porsche Panamera

A Porsche expande a família Panamera com uma nova variante da carroceria: Apenas algumas semanas após o seu lançamento mundial no Salão do Automóvel de Genebra, o Panamera Sport Turismo pode ser visto na Ásia pela primeira vez. Quatro versões estão disponíveis para escolha no mercado chinês: Panamera 4, Panamera 4S, Panamera 4 E-Hybrid e Panamera Turbo. Derivado do sedã esportivo de sucesso, a nova variante com um design inconfundível marca uma nova posição na categoria luxo. Ao mesmo tempo, o Sport Turismo com até 404 kW / 550 cv de potência é versátil como nenhum outro representante da sua categoria. Com tampa traseira grande, borda de carga mais baixa, maior volume do bagageiro e um conceito de bancos 4+1, o novo modelo Panamera satisfaz altos níveis de exigência em matéria de adequação ao cotidiano e versatilidade.

Em termos de tecnologia e conceito, o Sport Turismo possui todas as inovações da linha de modelos Panamera, totalmente renovada ainda no ano passado. Estas incluem o Porsche Advanced Cockpit digitalizado,  sistemas de chassi tais como um eixo traseiro direcional, a estabilização ativa de rodagem eletrônica Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) e motores potentes e eficientes. Além disso: Todos os Panamera Sport Turismo são equipados de série com o Porsche Traction Management (PTM) – uma tração integral ativa com embreagem multidisco controlada eletronicamente. A partir do 4 E-Hybrid, do modelo S e do Turbo,  é incluída nos equipamentos de série a suspensão a ar adaptável com tecnologia de três câmaras.

Design e conceito de um carro esportivo versátil

Assim como o sedã esportivo Panamera tipo Coupé, o Sport Turismo também se distingue por proporções extremamente dinâmicas – uma característica do DNA de design da Porsche. O veículo possui 5.049 milímetros de comprimento, 1.428 milímetros de altura e 1.937 milímetros de largura. Entre estes, estende-se uma grande distância entre eixos de 2.950 milímetros. Além disso, saliências concisas na carroceria e as rodas de até 21 polegadas marcam a silhueta.

A partir das colunas B, ou seja no começo das portas traseiras, o Sport Turismo distingue-se por design totalmente exclusivo. Sobre os ombros pronunciados estendem-se uma linha alongada da janela e um contorno do teto igualmente longo. O teto estende-se para trás com uma inclinação menor do que a da linha da janela. O resultado é uma coluna D marcante e inconfundível, que funde-se ao ombro tal como um coupé.

Primeiro spoiler de teto extensível adaptável da categoria

Em cima, o teto se une a um spoiler adaptável. Dependendo da situação de direção e das configurações selecionadas do veículo, o ângulo de ajuste do spoiler do teto é posicionado em três níveis, gerando um downforce adicional de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. Até uma velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico de condução do ar – componente central do sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA) – reduz a resistência do ar em posição retraída com um ângulo de sete graus negativos, contribuindo assim para a otimização do consumo.

A partir de 170 km/h, o spoiler do teto move-se automaticamente para a posição Performance e, com um ângulo de ajuste de um grau positivo, aumenta a estabilidade de direção e a dinâmica transversal. Nos modos de direção Sport e Sport Plus o spoiler do teto move-se para esta posição já a uma velocidade de 90 km/h. A partir de 90 km/h, o suporte ativo do PAA muda o ângulo de ajuste do spoiler do teto para 26 graus positivos, quando o teto solar panorâmico opcional é aberto. Neste caso, o spoiler contribui para minimizar o ruído do vento.

Três lugares no compartimento traseiro reformulado

O novo Sport Turismo é o primeiro Panamera equipado com um banco traseiro com três lugares. Uma vez que os dois lugares externos – de acordo com a premissa tanto esportiva quanto de conforto da linha de modelos – são projetados como bancos individuais, o resultado é uma configuração 2+1 no compartimento traseiro. Opcionalmente, é possível encomendar o Panamera Sport Turismo com quatro lugares, com dois bancos traseiros individuais elétricos atrás.

A linha mais alta do teto do Sport Turismo facilita a entrada e a saída no compartimento traseiro, proporcionando também um espaço nitidamente maior para a cabeça. A usabilidade do bagageiro beneficia-se da tampa traseira elétrica com abertura ampla e da borda de carga baixa com apenas 628 milímetros. Até a extremidade superior dos bancos traseiros, o Sport Turismo com até 520 litros (Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo: 425 litros) conta com 20 litros a mais de volume de armazenamento do que o sedã esportivo. Com carga até o teto e bancos traseiros rebatidos, o ganho de espaço aumenta em aproximadamente 50 litros. Os três encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente ou em conjunto (relação de 40:20:40); o desbloqueio do bagageiro é elétrico. Com os três encostos rebatidos, obtém-se uma superfície de carregamento quase plana. Neste caso, o volume de carregamento aumenta para até 1.390 litros (Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo: 1.295 litros).

Para o bagageiro do Panamera Sport Turismo é disponibilizado um gerenciamento do compartimento de carga opcional. O sistema variável para transporte seguro inclui, entre outros, dois trilhos de fixação integrados no piso do bagageiro, quatro argolas de amarração e uma rede divisora do bagageiro. Adicionalmente, é oferecida como opcional uma tomada de 230 volts no bagageiro.

next item
Potência sustentável e muito espaço: Turbo S E-Hybrid Executive
previous item
Três lançamentos do Panamera na China