Porsche Traction Management para oferecer mais agilidade, estabilidade e tração

A tração integral mais moderna

A tração integral esportiva é uma ideia da Porsche. Concebida por Ferdinand Porsche em 1900, continuamente adotada, aprimorada e, há 30 anos, parte integrante dos equipamentos de série. Ao longo de 118 anos, foi criado um dos sistemas de tração mais eficientes do mundo – o Porsche Traction Management (PTM). A sua geração mais moderna é instalada nos modelos 911 Carrera 4, 911 Targa 4 e 911 Turbo, no Cayenne e no Macan, assim como na maioria dos modelos Panamera – sempre projetada e ajustada de acordo com as necessidades específicas.

A principal filosofia é a mesma para cada Porsche com PTM ativo: maior dinâmica de direção, mais segurança ao dirigir e mais tração, para ainda mais diversão em uma direção esportiva. Para isso, a Porsche desenvolveu o seu próprio sistema de tração integral, que há muito já se tornou uma referência em termos de velocidade, compacidade e inteligência. Ele distribui os torques de acionamento ativamente e de modo extremamente rápido entre os eixos traseiro e dianteiro. Através do monitoramento permanente do estado de direção, o PTM pode ser previamente ajustado a diferentes situações de direção: por exemplo, sensores monitoram continuamente as rotações em todas as quatro rodas, as acelerações longitudinal e lateral do veículo e o ângulo de direção.

Assim, através da análise de todos os dados dos sensores, é possível ajustar a distribuição da força de tração para o eixo dianteiro de modo otimizado e o mais rapidamente possível. Quando, por exemplo, as rodas traseiras ameaçam patinar ao acelerar, mais força de tração é dirigida para a frente. Nas curvas, as rodas dianteiras recebem sempre somente a força de tração suficiente para não afetar negativamente o controle direcional dos pneus no eixo dianteiro. A vantagem do PTM fica mais evidente na chuva e na neve: nestes casos, a capacidade de aceleração de um Porsche com PTM é simplesmente assombrosa.

Utilização ideal das leis da dinâmica

O PTM faz uso das condições físicas para otimizar a dinâmica de direção. Dependendo da situação de direção, as cargas sobre os eixos mudam. Este deslocamento dinâmico das cargas das rodas faz com que os pneus transfiram diferentes forças durante a direção, dependendo do eixo e da posição. Na direção em linha reta nas montanhas, por exemplo, as rodas traseiras são mais sobrecarregadas, sendo capazes de transferir forças mais elevadas. Neste caso, o PTM reduz o torque que é transferido para o eixo dianteiro.

Além disso, a distribuição longitudinal do torque de acionamento também permite influenciar de modo orientado o comportamento de autodireção do veículo. Exemplo de sobreviragem: De acordo com o círculo de Kamm, um pneu somente é capaz de transferir uma determinada força máxima, que deve ser dividida entre as forças longitudinal e lateral. Quanto mais forte o motorista acelerar e, com isso, desencadear forças longitudinais, tanto menor é o controle direcional que o pneu de um eixo acionado é capaz de gerar. Quando o potencial restante da força lateral transferível é esgotado, o pneu começa a derrapar, por exemplo, em uma curva, e a traseira de um veículo com tração traseira é empurrada para fora. Neste caso, quando a tração integral transfere mais torque de acionamento para o eixo dianteiro, a força longitudinal sobre as rodas traseiras é reduzida, permitindo que o pneu seja capaz de transferir respectivamente mais força lateral. O efeito: o veículo estabiliza-se.

Trabalho de equipe: sistemas de assistência auxiliam o PTM na distribuição ideal das forças

Uma vantagem decisiva do Porsche Traction Management consiste no seu funcionamento eficiente em conjunto com todos os sistemas relevantes em termos de dinâmica de direção, sendo complementado por estes para o benefício do motorista. O sistema parceiro mais importante é o Porsche Stability Management que, através das funções de controle de deslizamento (ASR) e diferencial automático de frenagem (ABD), regula a distribuição das forças sobre todas as quatro rodas de modo ainda mais individualizado. É possível um aumento adicional da dinâmica de direção da tração integral – dependendo do modelo e dos equipamentos – através do Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) opcional, que também comunica-se diretamente com o controle do PTM. O PTV Plus funciona com uma distribuição variável do torque através de intervenções individuais nos freios das rodas traseiras e com um bloqueio transversal do eixo traseiro com controle eletrônico, melhorando o comportamento e a precisão de direção.

Tecnicamente, o funcionamento básico do Porsche Traction Management é igual em todas as linhas de modelos: assim como na tração traseira clássica, a força do motor é conduzida através da transmissão diretamente para o eixo traseiro. Com isso, cada Porsche conta basicamente com o comportamento de direção facilmente controlável de um veículo com tração traseira. Um segundo desvio na saída da transmissão conduz para uma embreagem multidisco, através da qual é possível acionar a tração dianteira de modo totalmente variável. O know-how neste chamado sistema Hang-on fica excepcionalmente evidente sobretudo em duas características: no algoritmo de controle inteligente e na velocidade de resposta do sistema.

Para o Cayenne e o Macan, o PTM é ampliado com funções que asseguram ao SUV características off-road abrangentes. Aqui, o conceito de operação segue uma regra clara: é mais do que suficiente quando o percurso é difícil, pois o carro continua fácil. Todos os sistemas foram otimizados para a utilização off-road com o objetivo de melhorar a tração nesse tipo de terreno. O motorista pode acessar os recursos off-road com o toque de um botão, e no Cayenne, inclusive com diferentes níveis.

next item
Do Lohner-Porsche ao 911 Turbo
previous item
Os marcos do desenvolvimento da tração integral Porsche