Maior potência, câmbio mais rápido: linha de transmissão totalmente nova
Motor, transmissão e tração integral
O Cayenne chega com um programa de motores totalmente novo. Os motores turbo de seis e oito cilindros comemoraram a sua estreia no Panamera. Com o seu desenvolvimento, a Porsche segue o conceito de downsizing. Todos os motores unem cilindradas menores com potência e torque mais elevados do que nos modelos anteriores correspondentes. O motor básico, o processo de combustão, a troca de carga e a superalimentação da nova geração de motores são projetados visando potências mais elevadas e um aproveitamento ainda mais eficiente do combustível. No caso do Cayenne S, por exemplo: apesar da sua potência aumentada em 15 kW (20 cv), o novo motor de seis cilindros contenta-se com um consumo combinado conforme o NEDC de 9,4 a 9,2 litros de gasolina por cada 100 quilômetros. Além disso, o motorista é beneficiado através de uma capacidade de resposta ainda melhor dos novos motores.
Sob o capô do modelo básico trabalha um motor V6 com três litros de cilindrada com superalimentação turbo, uma potência de 250 kW (340 cv) e 450 Nm de torque. No Cayenne S, um motor V6 de 2,9 litros com superalimentação biturbo, 324 kW (440 cv) de potência e 550 Nm de torque é responsável pela propulsão. Por fim, o Cayenne Turbo é impulsionado por um motor de oito cilindros e quatro litros que, graças a dois turbocompressores, alcança uma potência de 404 kW (550 cv) e 770 Nm de torque. Com isso, as potências específicas dos motores a gasolina são elevadas de 83 para 110 cv/l no Cayenne, de 117 para 152 cv/l no Cayenne S e de 108 cv para 138 cv/l no Cayenne Turbo.
Isso resulta em uma melhoria significativa dos desempenhos de direção. O Cayenne acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos (em 5,9 segundos com pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade de até 245 km/h. Com uma velocidade de até 265 km/h, o Cayenne S completa o sprint um segundo ainda mais rápido, atingindo uma velocidade de 100 km/h a partir do estado parado em apenas 5,2 segundos – 0,3 segundos a menos em comparação com o modelo anterior. Graças à transmissão Tiptronic S, agora com câmbio ainda mais rápido, o sprint com pacote Sport Chrono é até mesmo melhorado em meio segundo – para 4,9 segundos ao invés de 5,4 segundos. Com 4,1 segundos (Sport Chrono: 3,9 s), o Cayenne Turbo ultrapassa neste quesito até mesmo o Cayenne Turbo S de até então. O novo modelo top de linha atinge uma velocidade máxima de 286 km/h.
Motores de seis e oito cilindros com novo layout central do turbo
Os novos motores contam com inúmeras inovações tecnológicas. Os turbocompressores de gás de escape são dispostos no interior do cilindro em V, no chamado layout central do turbo – uma disposição que permite dimensões nitidamente mais compactas. Isso possibilita uma posição de instalação mais baixa no veículo, rebaixando o centro de gravidade e, consequentemente, melhorando a dinâmica transversal. A redução dos trajetos do gás de escape entre as câmaras de combustão e os turbocompressores resulta em uma capacidade de resposta mais espontânea e um desenvolvimento de potência mais rápido. Os novos turbocompressores Twin-Scroll em contrarrotação asseguram um torque elevado em faixas de rotação baixas. Ao mesmo tempo, eles contribuem para a rápida capacidade de resposta dos motores. Particularmente no motor V8, a condução continuamente separada dos gases de escape tem como vantagem o fato de que as colunas ar de cada um dos cilindros basicamente não influenciam-se mais mutuamente. Isso resulta no aumento da eficiência.
Para os motores são empregados processos de produção e materiais inovadores. Assim, por exemplo, a fabricação do núcleo do cárter através de um processo de fundição em areia resultou em uma redução de 6,7 quilos (menos 14,6 por cento) no seu peso. Ao mesmo tempo, a rigidez foi elevada através da utilização de tampas dos rolamentos principais de máxima resistência, com quatro parafusos. As pistas de rolamento da máquina de alta potência são revestidas com uma camada de ferro aplicada por meio de um processo de pulverização atmosférica por plasma, que é praticamente livre de desgaste.
Os motores de seis cilindros também distinguem-se por soluções avançadas. Assim, o motor de 2,9 litros do Cayenne S é equipado com um coletor de escape no cabeçote do cilindro. Além da redução do peso, isso tem a vantagem de permitir que o coletor de escape seja molhado pelo líquido de arrefecimento. Isso resulta em uma combustão eficiente, particularmente também sob carga total.
Mais esportiva e mais reativa: nova transmissão Tiptronic S de oito marchas
A Porsche desenvolveu uma geração de propulsores totalmente nova para o Cayenne. Isso inclui a transmissão automática de oito marchas Tiptronic S: Seguindo a premissa do novo Cayenne, ela ficou ainda mais esportiva e confortável. A transmissão une tempos de câmbio nitidamente mais rápidos a arranques ainda mais confortáveis e suaves. A interrupção da força de tração durante os processos de troca de marchas também foi reduzida. Novos conjuntos de engrenagens solares e planetárias são acompanhadas por uma amplitude maior. Em comparação com a transmissão do modelo anterior, a passagem da primeira marcha é mais curta e a da oitava marcha é mais longa. Por um lado, isso torna o Cayenne mais potente no arranque e, por outro, mas confortável e econômico.
Através da nova tecnologia Shift-by-wire, foi possível estruturar trocas de marcha extremamente curtas no câmbio manual e reduzir as forças de transmissão necessárias, visando uma operação ainda mais confortável. Além disso, a posição e o design da alavanca seletora proporcionam uma superfície de apoio ideal para a mão para a operação do sistema de infotainment.
O motorista beneficia-se do novo ajuste da transmissão através de modos de direção nitidamente diferenciados. No modo normal, a transmissão automática aciona as marchas mais altas de modo rápido e confortável, para economizar combustível. No modo Sport, é possível sentir a esportividade máxima da transmissão Tiptronic S do Cayenne, que permite trocas de marcha extremamente rápidas com tempos de aceleração mais curtos. Além disso, em conjunto com o pacote Sport Chrono opcional, agora é possível selecionar os modos de direção diretamente no volante através do comutador de modo – um recurso que a Porsche apresentou pela primeira vez no 918 Spyder.
Todos os modelos Cayenne atingem a velocidade máxima na sexta marcha. A sétima e a oitava marchas funcionam como a função planar, assegurando um modo de direção o mais eficiente possível e aumentando o conforto em percursos longos. A rotação mais baixa do motor reduz ainda mais o nível de ruído no interior.
A função Auto Start-Stop também foi aprimorada, desligando o motor já ao aproximar-se de um sinal. Isso aumenta o conforto e reduz o consumo. A função Auto Start-Stop é desativada nos modos de direção Sport e Sport Plus.
A nova transmissão também oferece vantagens na utilização do Cayenne como carro para reboque. Poucos veículos são capazes de puxar uma carga de reboque de até 3,5 toneladas de modo tão soberano. Através da sobreelevação do torque do conversor, a transmissão consegue transferir torques extremamente altos mesmo ao arrancar e manobrar. Além disso, em comparação com a transmissão de até então, a transferência da primeira marcha foi encurtada em aproximadamente quatro por cento. Assim, é possível conduzir o veículo de modo extremamente perceptível já a velocidades muito baixas, o que traz grandes vantagens também na utilização off-road.
Pacote Sport Chrono com PSM Sport para o Cayenne pela primeira vez
Com a introdução do pacote Sport Chrono opcional, o novo Cayenne aproxima-se um pouco mais dos carros esportivos. Tal como no 911, o motorista escolhe os programas de direção através do comutador de modo no volante. Além dos modos de direção Normal, Sport e Sport Plus, também é possível acessar o modo Individual. Neste, o motorista pode armazenar a sua configuração pessoal e selecioná-la diretamente com um giro do comutador de modo. Entre outros, o Sport Plus ativa o Performance Start para uma aceleração ideal a partir do estado parado, aciona todos os sistemas de chassi de modo orientado para performance, rebaixa a suspensão a ar para o nível baixo, dependendo do caso, e regula o ângulo de ajuste do spoiler do teto no Cayenne Turbo, de modo a assegurar um downforce ideal.
Além disso, o Sport Response Button no centro do comutador de modo oferece ao motorista a possibilidade de ajustar o Cayenne para uma capacidade de resposta particularmente rápida por 20 segundos. Assim, antes de uma ultrapassagem, o motor e a transmissão disponibilizam a performance máxima com o aperto de um botão. Agora, o Cayenne reage de modo ainda mais espontâneo a comando do acelerador, convertendo o impulso imediatamente em uma aceleração ideal. Um temporizador em execução no painel de instrumentos informa o motorista por quanto tempo a função Sport Response ainda permanecerá disponível. É possível acessar o aumento de performance tantas vezes quanto desejado. Com a função Sport Response ativada, este pode ser desativado manualmente a qualquer momento pressionando-se o botão novamente.
Assim como nos carros esportivos, o pacote Sport Chrono também inclui o modo PSM Sport comutável separadamente. Este ajuste particularmente esportivo do Porsche Stability Management (PSM) permite que o motorista ambicioso explore ainda mais os limites do Cayenne em um ambiente seguro. O PSM permanece ativo em segundo plano. O modo PSM Sport pode ser ativado independentemente do modo de direção selecionado.
Sistema ativo Porsche Traction Management (PTM) para todos os modelos
Agora, todos os novos modelos Cayenne são equipados pela Porsche com a tração integral Porsche Traction Management (PTM) com embreagem multidisco com controle eletrônico por diagrama característico. Com a sua ampla margem de distribuição de torque, a tração integral ativa Hang-on oferece grandes vantagens no que se refere à dinâmica de direção, agilidade, tração e capacidades off-road. O sistema regula a distribuição da força de propulsão entre os eixos dianteiro e traseiro de modo adaptável e variável. Além disso, o PTM monitora continuamente o estado de direção. Visando uma distribuição das forças e uma tração ideais em direções dinâmicas, a força de propulsão nas rodas dianteiras é equilibrada de tal forma nas curvas, que os pneus são capazes de desenvolver um direcionamento lateral ideal. Nos trajetos off-road, o sistema faz uso da distribuição totalmente variável das forças de propulsão entre os eixos, para assegurar a propulsão máxima a qualquer momento.