O Cayenne totalmente pessoal

Infotainment e sistemas de assistência

Com a nova geração, o novo Cayenne dá um grande passo na direção de um veículo mais inteligente. Tanto internamente quanto no contato com ambiente, a conexão em rede possibilitou inúmeras novas funções e alcançou um novo nível de qualidade. A operação ficou mais fácil e intuitiva. Através do Porsche Connect, o motorista tem acesso à internet e a inúmeros serviços a qualquer momento. Ao mesmo tempo, sistemas de assistência aperfeiçoados e novos o aliviam.

Com o Porsche Advanced Cockpit, o Cayenne oferece uma nova forma de interação entre o motorista e o veículo. Ela se baseia no conceito de display e de operação dos carros esportivos, foi totalmente renovada para o Panamera e é introduzida agora também no Cayenne. O painel de instrumentos típico da Porsche é composto pelo tacômetro central e por dois displays de sete polegadas dos lados. O motorista controla todas as funções mais importantes através de três componentes principais: a tela touch Full HD do Porsche Communication Management (PCM), o volante multifuncional para a operação do computador de bordo e o Direct Touch Control sensível ao toque no console central, para a comunicação com funções selecionadas.

Novo PCM como central de comando inteligente

O display de 12,3 polegadas do PCM não se assemelha a um tablet por acaso. É possível operar o sistema de modo igualmente fácil e intuitivo e ajustá-lo de acordo com o gosto pessoal. Com a ajuda de blocos pré-definidos, é possível compor uma chamada tela inicial com as suas funções preferidas de modo fácil e rápido. A estação de rádio preferida, por exemplo, ou destinos de navegação, números de telefone favoritos ou a ativação do sistema de escape esportivo. Do lado direito da tela, é possível selecionar um widget de informações que possibilita o acesso a outros campos de funções do PCM. Assim é possível, por exemplo, visualizar a navegação na área de interação no centro da tela, ao mesmo tempo em que se utiliza a função de telefone à direita. Também é possível configurar até seis perfis individuais. Além de inúmeras configurações para o interior, um perfil armazena especificações de iluminação, programas de direção e sistemas de assistência.

Os menus são percorridos com poucos toques e movimentos de deslizar. O novo PCM reage até mesmo antes do toque: Quando uma mão se aproxima, é aberta do lado esquerdo da tela uma coluna com subfunções adicionais do menu atual. O modo de percorrer as páginas é igual ao de um smartphone ou tablet, através de movimentos simples de deslizar com a ponta do dedo. O novo PCM também domina a ampliação, a redução ou a rotação do conteúdo visualizado com dois dedos. Além disso, o display reconhece escritas à mão – é possível simplesmente escrever os destinos de navegação sobre a tela. O Cayenne e o Cayenne S são equipados de série com o sistema de alto-falantes Hifi, o Cayenne Turbo com o novo sistema de som Surround da BOSE®. O sistema de ponta é o sistema de som 3D High-End Surround da Burmester® aperfeiçoado, com o novo formato Auro 3D®. Este sistema cria uma atmosfera realista de sala de concertos no interior.

Novo: cinco modos programados para as ruas e os trajetos off-road

Agora, o novo PCM também atua como central de comando para todos os sistemas de dinâmica de direção do Cayenne. Uma das principais inovações: As diferentes configurações off-road não são mais selecionadas por meio de teclas individuais no console central, mas sim na tela, através de um menu específico. Ali, os cinco modos off-road redefinidos são apresentados de modo atraente em um cenário selecionado. Dependendo da pré-seleção, o sistema de controle condiciona o ponto morto, a estratégia de troca de marchas, a transmissão Tiptronic S, o sistema de tração integral PTM, a distribuição de torque no eixo traseiro e o programa de estabilização PSM de modo ideal em função da utilização. Além disso, com os respectivos equipamentos, os modos ajustam a suspensão a ar, incluindo o afastamento do solo, o sistema de amortecimento PASM, a estabilização de rodagem PDCC e o eixo traseiro direcional de acordo com o perfil do terreno.

A configuração padrão é a configuração para as ruas. Quando o motorista dirige em terrenos fáceis, como por exemplo uma pista de cascalho ou um campo com grama molhada, ele seleciona o modo “Gravel”. Para trilhas lamacentas e lodosas em florestas, ou também valas profundas, “Mud” é a configuração certa. Na areia, dirige-se melhor com o modo de mesmo nome, enquanto “Rock” é programado para solos difíceis com grandes irregularidades, como terrenos rochosos. Em conjunto com o pacote opcional Off-road, o menu apresenta indicações adicionais de ângulo de direção, inclinação transversal e inclinação longitudinal, que ajudam a conduzir o veículo de modo ideal em terrenos off-road. Se o veículo for equipado com Surround View, é disponibilizada adicionalmente uma função Top View, que mostra o veículo no terreno circundante.

Assistente de estacionamento com câmera de marcha à ré e Surround View

A Porsche proporciona suporte ao motorista do novo Cayenne no trânsito diário com um sistema de ajudas para estacionamento em três níveis. O assistente de estacionamento de série na dianteira e na traseira informa o motorista através de alertas visuais e sonoros ao manobrar e estacionar. Tecnicamente, ele acessa sensores de ultrassom localizados na dianteira e na traseira do veículo. Opcionalmente, é possível complementar o assistente de estacionamento com a câmera de marcha à ré. Ela auxilia nas manobras através da visualização de uma imagem colorida da câmera na tela do PCM, que exibe linhas de ajuda dinâmicas e distâncias para potenciais obstáculos. A partir de quatro câmeras individuais, o assistente de estacionamento com Surround View calcula uma visualização em 360 graus, que ajuda no estacionamento e nas manobras. Agora, a visualização na tela do PCM conta com quase o dobro da resolução e uma imagem consideravelmente mais nítida.

Piloto automático adaptável com função Stop-and-go

Como assistência para controle de velocidade e de distância, o Cayenne oferece de série um piloto automático com função de limitador de velocidade. Ele pode ser ativado em uma faixa de velocidade entre 30 e 240 km/h. O piloto automático adaptável disponível como opcional amplia consideravelmente a gama de funções. Com a ajuda do sensor de radar, posicionado no meio da entrada de ar central, e das câmeras do veículo, o sistema monitora a distância em relação aos veículos à frente, ajustando-a automaticamente. Veículos que cortam as pistas adjacentes transversalmente também são detectados. Quando necessário, o sistema freia seguindo um veículo à frente até a parada total. Quando possível, ele também utiliza a função planar para reduzir o consumo do veículo. Com isso, o sistema proporciona maior conforto de direção e segurança, especialmente em condições de trânsito lento. O controle automático de distância do piloto automático adaptável é disponibilizado em uma faixa de velocidade de 30 a 210 km/h.

Graças à função Stop-and-go, o veículo é capaz de arrancar novamente de modo autônomo depois de uma frenagem até a parada total. Se o veículo permanecer parado por mais de três segundos, basta uma rápida pressão no acelerador ou uma retomada via alavanca da coluna de direção para o veículo arrancar novamente.

A redução da distância de frenagem também integrada ajuda a evitar colisões ou, pelo menos, a reduzir a velocidade de colisão. Primeiro, o sistema emite um alerta visual, depois um alerta sonoro e, em um nível seguinte, segue-se uma pressão no freio, quando o veículo se aproxima muito rapidamente do veículo à sua frente. Quando necessário, uma freada iniciada pelo motorista é reforçada até uma freada total. Caso o motorista não reaja, o sistema aciona uma frenagem de emergência automaticamente. Neste caso, os vidros laterais e, se for o caso, o sistema de teto panorâmico são fechados automaticamente. Além disso, os tensores dos cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são ativados. Ao mesmo tempo, quando um veículo se aproxima por trás, o sistema alerta contra uma colisão traseira através da ativação do pisca-alerta.

InnoDrive como copiloto eletrônico

O novo Porsche InnoDrive com piloto automático adaptável é particularmente prospectivo: Com base nos dados de navegação, as taxas ideais de aceleração e desaceleração para os três quilômetros seguintes são calculadas e ativadas através do motor, da transmissão Tiptronic S e do sistema de frenagem. Para isso, o copiloto eletrônico considera curvas, subidas e velocidades permitidas automaticamente. Sensores de radar e de vídeo registram a situação do trânsito no momento e adequam o ajuste de acordo. O Innodrive desenvolvido inteiramente pela Porsche melhora a eficiência. Funções do veículo, tais como a função planar, o desligamento do motor e as intervenções de frenagem, são controladas com base nos dados preditivos de navegação com maior eficiência de consumo.

Além disso, o Porsche InnoDrive proporciona vantagens evidentes no que se refere ao conforto e à dinâmica. O sistema reconhece até mesmo rotatórias e ajusta a velocidade de acordo com as circunstâncias à frente. Quando o modo Sport é ativado, o InnoDrive também muda para uma configuração mais dinâmica. Através do piloto automático adaptável integrado, os sensores de radar e de vídeo registram a distância para os veículos à frente e a ajustam continuamente.

Proteção antecipada de pedestres

Pela primeira vez, o Cayenne é equipado de série com uma proteção antecipada de pedestres. O sistema reduz significativamente o risco de colisões com pedestres, emitindo um alerta visual e sonoro quando um pedestre ou ciclista para na área de colisão. Para isso, ele avalia os sinais da câmera frontal. Caso o veículo se mova com muita rapidez na direção da pessoa, é acionada também uma pressão no freio. Então, se o motorista pisar no freio, dependendo do caso a freada é reforçada até uma freada total. Caso o motorista não reaja, o sistema aciona uma frenagem automática de emergência.

Assistente de controle de troca de pista com reconhecimento de sinalizações de trânsito

A troca de faixa de rodagem em vias de alta velocidade com várias faixas está entre as situações de risco mais frequentes. O assistente de controle de troca de pista opcional funciona com base em câmeras e reage com uma assistência da direção quando o veículo deixa a faixa de rodagem sem acionar o pisca-pisca. Sobretudo em percursos de longa distância, o sistema proporciona maior conforto e aumenta significativamente a segurança. Além da assistência de direção, é possível ativar através do PCM um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos. O sistema permanece ativo em uma faixa de velocidade entre 65 e 250 km/h.

O assistente de controle de troca de pista é combinado com um reconhecimento de sinalizações de trânsito. Este acessa a mesma câmera e reconhece limites de velocidade normais, indicações de velocidade temporárias, proibições de ultrapassagem e exigências indiretas, tais como placas de locais. O reconhecimento de sinalizações de trânsito funciona de acordo com a situação, acessando também outros sistemas do veículo. Ele considera, por exemplo, a existência de umidade através do sensor de chuva e exibe indicações de velocidade adequadas às condições do tempo.

Assistente para ponto cego com assistente de curvas na traseira

Como complemento ao assistente de controle de troca de pista, é possível utilizar o assistente para ponto cego aperfeiçoado. Através de um sensor de radar, ele registra a distância e a velocidade do tráfego que se aproxima por trás nas faixas adjacentes. Se a velocidade e a distância para o próprio veículo forem classificadas pelo sistema como muito críticas para uma troca de faixa, um alerta visual é emitido nos retrovisores esquerdo ou direito, dependendo do caso. O sistema detecta veículos a uma distância de até 70 metros e é ativado em uma faixa de velocidade entre aproximadamente 15 e 250 km/h. O assistente de curvas na traseira é uma função adicional. Em um cruzamento, ele emite um alerta visual quanto objetos se aproximam do veículo no ponto cego. Depois de arrancar com o pisca-pisca acionado, o motorista é auxiliado pelo assistente de curvas da traseira até que a velocidade de ativação do assistente para ponto cego seja atingida.

Assistente de visão noturna com câmera termográfica

Graças a uma câmera termográfica inteligente, o assistente de visão noturna identifica pessoas e animais no escuro, indicando-os para o motorista. O sistema possui um alcance de até 300 metros. O sistema eletrônico é capaz de classificar a respectiva fonte de calor e diferenciar um animal de uma motocicleta estacionada com motor quente, por exemplo. O assistente de visão noturna é desativado nas áreas construídas para evitar possíveis alarmes falsos, como cães presos na coleira sobre a calçada, por exemplo. Em conjunto com os faróis principais de LED Matrix opcionais, as pessoas ou os animais detectados são adicionalmente destacados através do acionamento orientado do farol.

Novo sistema de iluminação de LED com farol Matrix adaptável

No novo Cayenne, a Porsche emprega a mais moderna tecnologia de iluminação. Os faróis principais e as luzes traseiras de todos os modelos contam com tecnologia LED de última geração. O Cayenne e o Cayenne S são equipados de série com faróis principais de LED, enquanto o Cayenne Turbo deixa a fábrica com faróis principais de LED com Porsche Dynamic Light System. Como equipamento opcional superior, são disponibilizados os novos faróis principais de LED Matrix com Porsche Dynamic Light System Plus. Estes formam o feixe de luz por meio de 84 LEDs individuais, que funcionam em conjunto com lentes ou refletores pré-ativados. Além disso, o sistema inclui uma câmera, que identifica os veículos à frente e aqueles que se aproximam em sentido contrário. Isso permite controlar a distribuição de luz alta com tal precisão que nenhum outro participante do trânsito é ofuscado. Especialmente no caso da luz alta, o motorista do Cayenne conta sempre com a máxima iluminação da pista, sem prejudicar outros participantes do trânsito.

O complexo módulo do farol é formado por diversos componentes, os quais podem ser controlados com alto nível de variação e de modo independente entre si, com base em dados das câmeras, dados de navegação e estados do veículo. Através da distribuição inteligente da luz, é possível integrar funções adicionais que aumentam significativamente o conforto e a segurança de direção. Assim, o sistema é capaz de identificar placas de trânsito altamente refletoras e obscurecê-las seletivamente para reduzir o ofuscamento do motorista. O sistema inteligente de iluminação também é equipado com uma configuração especial para pistas de mão dupla. Com a chamada função Boost, o tráfego em sentido contrário não apenas é escurecido de modo segmentado, como a iluminação da própria faixa também é adicionalmente reforçada. Com isso, a visão do motorista é direcionada de modo orientado, o que aumenta o conforto e a segurança.

Novos apps e novos serviços do Connect Plus

O novo Cayenne é 100 por cento conectado em rede. Através do cartão SIM habilitado para LTE integrado e do novo PCM são disponibilizados para ele os serviços expandidos do Connect Plus. Os apps “Car Connect” e “PCM Connect”, até então separados, foram reunidos em um único app, cuja nova estrutura possibilita uma operação ainda mais intuitiva. Concebido especialmente para o Porsche Cayenne, o Off-road Precision App torna a experiência off-road com o Cayenne ainda mais emocionante, possibilitando o seu registro.

Entre os inúmeros novos serviços, o novo Radio Plus, por exemplo, oferece a possibilidade de se continuar ouvindo uma emissora de rádio on-line automaticamente na falta de recepção terrestre. Com a ajuda do novo Voice Pilot, o comando de voz do PCM é ampliado com um suporte on-line. Através dele, a precisão do reconhecimento de uma entrada proferida com naturalidade é aprimorada, de modo que entradas complexas também são reconhecidas e aplicadas. Nos novos modelos Cayenne, o cálculo das rotas de navegação é realizado simultaneamente tanto on-line quanto no PCM, empregando os dados mais recentes. Além disso, através de atualizações on-line, o conteúdo dos mapas para a navegação é mantido sempre atualizado. Igualmente novos são o chamado Finder, para a rápida localização de destinos de navegação através da internet, funções remotas adicionais e serviços de segurança e de emergência.

Exclusivamente para o Cayenne: Off-road Precision App

Com o novo Off-road Precision App, a Porsche dá pela primeira vez ao motorista do Cayenne a possibilidade de registrar, avaliar e aperfeiçoar as suas travessias off-road. A área “Trip” funciona de modo semelhante aos apps populares de corrida para celular. Quando o registro é ativado, todos os dados relevantes são coletados automaticamente: Motorista, veículo, trajeto, tempos, dados do GPS. Com base nestes dados são criados automaticamente perfis de trajetos e de elevações, que podem ser visualizados em um mapa posteriormente. Paralelamente, também é possível gravar todo o percurso em vídeo. Neste caso, as gravações são feitas com um smartphone ou uma câmera de ação com controle externo. Através da função “Sharing” do smartphone, é possível compartilhar os percursos off-road também nas redes sociais. No modo do app “Progresso pessoal”, os desempenhos individuais do motorista são avaliados por meio de um sistema de bônus. Além disso, através de um tutorial, o app oferece aos principiantes em off-road conhecimentos básicos sólidos sobre como se guiar o Cayenne corretamente em terrenos off-road. O tutorial é complementado com uma visão geral dos Off-road Parks, nos quais é possível adquirir as primeiras experiências em um ambiente seguro. O Off-road Precision App está disponível para iOS e Android.

next item
Resumo
previous item
Carroceria, aerodinâmica e ergonomia