O multitalento esportivo com performance e conforto ainda mais elevados
A tecnologia do novo Porsche Cayenne
O Porsche Cayenne é a síntese do SUV esportivo. Agora é introduzida a nova geração, com um leque de serviços significativamente ampliado. O Cayenne totalmente novo baseia-se ainda mais nos princípios dos carros esportivos da Porsche: construção leve inteligente, motores potentes, dinâmica de direção excepcional, assistência coerente ao motorista. Tudo isso combinado com um comportamento de direção soberano em qualquer terreno, conforto elevado e maior versatilidade, ao estilo típico do Cayenne. O conceito de um best-seller: desde o seu lançamento no mercado, em 2002, a Porsche vendeu mais de 770.000 Cayennes.
De início, são disponibilizados três modelos. Com seu motor biturbo de oito cilindros de 404 kW (550 cv) de potência e a dinâmica de direção de um carro esportivo, o Cayenne Turbo assume a posição como top de linha da nova geração do Cayenne. Traduzindo em números: aceleração de zero a 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com pacote Sport Chrono), velocidade máxima de 286 km/h. O Cayenne S é movido por um motor V6 de 2,9 litros com superalimentação biturbo e 324 kW (440 cv). A partir do estado parado, o Cayenne S atinge 100 km/h em 5,2 segundos. Quando equipado com o pacote Sport Chrono opcional, este tempo é reduzido para 4,9 segundos. A velocidade máxima é de 265 km/h. O Cayenne com motor turbo de seis cilindros e três litros de cilindrada gera 250 kW (340 cv). Com isso, mesmo o modelo básico já atinge desempenhos de direção soberanos. O Cayenne atinge uma velocidade de 100 km/h em apenas 6,2 segundos e, com pacote Sport Chrono, em meros 5,9 segundos. A velocidade máxima é de 245 km/h.
Novo desenvolvimento com tecnologias inovadoras
Todos os componentes principais do Cayenne são novos desenvolvimentos. Motores mais potentes e eficientes, aliados à nova transmissão Tiptronic S de oito marchas, concretizam de modo espontâneo os desejos do motorista em matéria de força de impulso, força de aceleração e performance “best in class”. Graças ao seu gene de carro esportivo, o chassi em construção leve totalmente novo permite uma dinâmica de direção excepcional, atípica nesta categoria. Para isso, novas tecnologias, tais como o 4D Chassis Control, o eixo traseiro direcional, a suspensão a ar com três câmaras, a estabilização de rodagem elétrica com sistema de 48 volts e o Porsche Surface Coated Brake (PSCB) revestido com carboneto de tungstênio desempenham um papel importante. Além disso, o Cayenne Turbo introduz no segmento de mercado a aerodinâmica ativa com spoiler adaptável do teto e freios pneumáticos como nova tecnologia para uma dinâmica e uma segurança de direção ainda mais esportivas. Ao mesmo tempo, estes sistemas expandem a amplitude no sentido do conforto de direção de um sedã de luxo. A utilização fora das ruas também ficou ainda mais simples para o motorista. Agora, ele pode escolher entre cinco modos de propulsão e de chassi, dependendo do tipo de terreno.
Conexão em rede digital: Porsche Advanced Cockpit e novo PCM
Com a nova geração, o Cayenne dá início a um novo capítulo da interação entre motorista e veículo. O Porsche Advanced Cockpit integra elementos de display e de comando em um conceito geral harmônico. Através do console central com Direct Touch Control e da nova tela touch de 12,3 polegadas do Porsche Communication Management (PCM), o motorista tem acesso a todas as funções do veículo. O novo Cayenne é 100 por cento conectado em rede – e isso já de série. Ele oferece: navegação on-line com informações de trânsito em tempo real, módulo telefônico LTE com cartão SIM integrado, preparação para telefone celular com interface Bluetooth, comando de voz on-line, WiFi hotspot, quatro portas USB, serviços do Porsche Connect com um período de utilização gratuita de até dois anos (na Alemanha, de doze até 24 meses, dependendo do serviço) e Apple® CarPlay.
O novo sistema de infotainment é operado de modo intuitivo e atende às exigências da crescente interligação do cliente e do veículo. Ao mesmo tempo, o novo PCM introduz o próximo estágio da personalização. Assim, é possível configurar até seis perfis. Além de inúmeras configurações para o interior, um perfil armazena especificações de iluminação, programas de direção e sistemas de assistência.